A Semana da Árvore em Franca foi aberta no domingo, 15, com plantio de árvores em uma área deteriorada por ações de terceiros que insistiam em atirar lixo e resíduos em geral de maneira indevida. A Prefeitura fez uma limpeza geral e um grupo de moradores, aliado com estudantes, promoveu a revitalização inicial do espaço utilizando mudas diversas que foram plantadas no próprio domingo. Mas a atividade foi inserida na programação que oficialmente foi aberta na segunda-feira com ações nas escolas municipais focadas em trabalhos pedagógicos com a temática versando sobre a importância da arborização urbana para uma melhor qualidade de vida.
Durante esses próximos dias a movimentação será intensa nos estabelecimentos de ensino do município, acrescido das visitas monitoradas previstas a partir dessa terça-feira a locais como o Jardim Zoobotânico, onde conhecerão o espaço do Núcleo de Educação Ambiental e todo o processo de produção de mudas de árvores, desde a semeadura até o plantio, visando a conscientização sobre o que representa a arborização na cidade. Também até o dia 20, estão previstas sensibilizações com a temática ‘Natureza e Artes: Uma Pausa para Reflexões’, no Centro Uni-Facef, Unidade II, na av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, nos intervalos das aulas.
No AME (Ambulatório Médico de Especialidades), dia 20, estão previstas duas palestras focadas na temática “Arborização Urbana”, às 10 horas e 15 horas, ministradas pelo engenheiro agrônomo Márcio Fernando Silveira Rodrigues, da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente.
Diversos plantios monitorados estão previstos para os próximos dias, envolvendo áreas comuns nos bairros City Petrópolis, Miramontes, Jardim Redentor, Jardim Paraty, Moema e no Caps III Florescer, numa ação integrada com o grupo Mulheres do Brasil/Verdejar, no Jardim Milena, região Norte. Este último evento ocorrerá no domingo a partir das 8h30.