A Secretaria Municipal de Ação Social intensificou o trabalho para garantir que as pessoas em situação de rua aceitem acolhimento nos dias de registro de baixas temperaturas. Nos últimos dias, as equipes do Serviço de Abordagem aumentaram as buscas ativas nas vias da cidade e o número de vagas de pernoite dobraram no Abrigo Provisório, que fica na Vila Gosuen, e no Acolhimento Noturno, no Espaço Dignidade.
Em 2021, Franca contava com 88 vagas. Esse número foi ampliado para 225 vagas de acolhimento, diariamente. Agora, durante os meses de junho, julho e agosto, serão disponilbilizadas 400 pernoites por mês. Para isso, a Ação Social contará com recurso financeiro extraordinário de R$ 70 mil, em ações de enfrentamento ao frio. Essa iniciativa está vigente até agosto deste ano.
Os efeitos da baixa temperatura foram sentidos já na noite da última quinta-feira. Além dos usuários habituais dos serviços de Abrigo, Casa de Passagem, Acolhimento Noturno e Unidade de Atendimento Dia, a Ação Social recebeu 20 pessoas a mais no Espaço Dignidade. Elas buscaram abrigo, conforto e alimentação para se protegerem do frio. Também foram distribuídos cobertores e alimentação a quem insistiu em permanecer nas ruas.
Avistando uma pessoa em situação de rua, a população pode ajudar. Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, orienta que entre em contato com a equipe do Serviço de Abordagem Social, de segunda a sexta-feira, por 12 horas ou aos sábados, por 6 horas, através do telefone (16) 99965-6571. Fora deste horário, as ligações devem ser direcionadas à Guarda Municipal pelo 153.