A Secretaria de Ação Social acaba de compor uma nova turma com 48 anos do curso de informática no Centro de Inclusão Digital instalado no Terminal Rodoviário ‘Antônio Pereira Lima’, no Jardim América. Mas a grande novidade é que a procura está sendo grande, muito além da capacidade de atendimento da sala digital composta por oito computadores.
Os 48 alunos selecionados para essa nova turma estão distribuídos em aulas de uma hora e meia de segunda a sexta-feira. De segunda a quinta-feira eles assistem aulas a partir das 8 h, nos dois períodos e na sexta-feira a sala e o monitor ficam liberados para aulas de reforço. Segundo o secretário de Ação Social, Vanderlei Martins Tristão, este é um projeto de libertação de muitas pessoas que chegavam ao Centro Digital muitas vezes sem saber ligar o computador.
O secretário salienta que junto com o Centro de Inclusão, a Prefeitura colocou em funcionamento e vem cumprindo a finalidade no mesmo Terminal, o Centro de Apoio ao Migrante, um local com equipes prontas para receber e orientar aquelas pessoas que desembarcam na Rodoviária sem saber para onde ir. Geralmente são mantidos contatos no Abrigo Provisório e agora na Casa de Passagem e essas pessoas orientadas e levadas até esses locais.
Sobre a Inclusão Digital, uma nova turma já está sendo selecionada para começar as aulas tão logo esse grupo que está frequentando o curso conclua seu aprendizado.