A Prefeitura de Franca inaugura neste sábado, 23, às 9 horas, a nova unidade da Casa de Passagem que levará o nome de ‘Geralda Cândida Ferreira’, instalada em um prédio próprio entre as Vilas Santa Terezinha e Vila Gosuen, região Norte. Esse é um equipamento de assistência social e acolhimento, voltado para oferecer amparo especialmente aquelas pessoas oriundas de outras cidades, por curta duração. A entrega chegou a ser marcada para quinta-feira, 21, mas para facilitar a presença de familiares da homenageada que em sua maioria foram em São Paulo, foi transferida para sábado.
Através de um chamamento público a Prefeitura credenciou uma instituição de apoio que está fazendo a gestão, proporcionando atendimento 24 h, inclusive nos finais de semana. As pessoas sem lugar para ficar, comprovadamente que sejam de outros municípios, podem ser encaminhadas ao local pelo Centro Pop, através das equipes do Busca Ativa e mesmo do Abrigo Provisório, cuja finalidade é um pouco diferenciada, onde os usuários acabam ficando por mais tempo.
A Casa de Passagem fica na Av. Dr. Willian Azzuz, 4560 e terá condições de acolher até 40 pessoas, onde recebem alimentação, acompanhamento em saúde, apoio para fins de regularização de documentos, auxílio para elaboração de currículo e ajuda para encontrar trabalho, entre outras formas de ajuda, inclusive para se reatarem as relações com a família.
A inauguração oficial, com entrega do equipamento à comunidade, com famílias de ‘Dona Geralda Cândida’, que foi uma benemérita da assistência social, atuando na comunidade da Capelinha, está marcada para as 9 h no próprio local. O prédio ganhou novos dormitórios e hoje conta com 32 pessoas, porém tem capacidade para 40. Tem na sua coordenação a sra. Richeli Alves e a presidente da ProReavi, entidade que administra o local é Talita Mendes.