Um levantamento apresentado pela Secretaria de Ação Social apontou que, durante o primeiro semestre deste ano, 416 pessoas, em situação de rua e vulnerabilidade social, foram encaminhadas de Franca para as suas cidades de origem.
Foram investidos R$ 31.812,77 para a aquisição de passagens rodoviárias, com destinos para diversas cidades, com a maior demanda para São Paulo e municípios de Minas Gerais.
Segundo a Secretaria de Ação Social, as equipes do Espaço Dignidade e Casa de Passagem, responsáveis pelo serviço, realizam um estudo e o levantamento social, com o objetivo de verificar e confirmar se as pessoas estão buscando realmente retornar para as suas cidades de origem, se contam com familiares e parentes para recebê-los, se os mesmos possuem condições para o acolhimento ou se o município indicado possui uma rede de unidades de atendimento.
Atualmente, segundo a secretaria, as pessoas em situação de rua recebem atenção e atendimento da rede de serviços municipais, composta pela Abordagem Social, Acolhimento Noturno, Unidade de Atendimento Dia, Espaço Dignidade, Abrigo Provisório e Casa de Passagem. Cerca de 590 pessoas estão cadastradas e são atendidas, diariamente, em média, 350 pessoas.
Outro destaque é o projeto de enfrentamento à pobreza “Moradia Primeiro”, que está acolhendo, atualmente, 90 pessoas em processo de saída das ruas, onde a Prefeitura é responsável pelo pagamento do aluguel de imóvel, pelo período de 6 meses, para que a pessoa tenha condições de buscar melhor qualidade de vida.