Email  

Ação Social

Franca sedia Encontro Regional Cidades Antirracistas neste sábado

 Secretaria de Educacao original

           Será realizado neste sábado, 15, o Encontro Regional de Cidades Antirracistas, a partir da 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação. O evento será promovido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (COMDECON), em conjunto com o Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Coordenação de Políticas para a População Negra (CPPN), órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o Ministério Público de São Paulo, COMAM (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), OAB - Subseção de Franca e conta com o apoio da Secretaria de Ação Social e FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade).
 As inscrições para o encontro, gratuito e aberto à população, podem ser feitas até esta sexta-feira, 14, pelo endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOrS7cNYl4LNMICHGWkwuLgjv6TFFgJKly8bMcPGPmpBOiQA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0 .
          Esta ação integra a programação do Projeto Cidades Antirracistas, com direcionamento à afro cidadania, que é parte do reconhecimento positivo da identidade racial das pessoas negras e do seu protagonismo na construção de uma sociedade onde caibam todos e todas, especialmente, os negros.
         O Encontro Regional de Cidades Antirracistas terá início às 8 horas com o credenciamento, seguido da apresentação do vídeo Passeio Literário Afro Franca, a composição da mesa e saudação do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Gil Marcos Clarindo dos Santos, Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o coordenador estadual de Políticas para População Negra, Robson Ferreira, representante da Comissão da Igualdade da OAB de Franca, Antônio Carlos da Silva Barros, consultor especialista em Relações Étnico-raciais do Instituto Piraporiando de Educação Antirracista e ex-coordenador de Políticas da População Negra e Indígena da SJC - período 2021/2022, além da representante do Grupo Mulheres do Brasil - Igualdade Racial, professora Marley.
          Também está prevista a assinatura da carta São Paulo do Pacto Coletivo Cidades Antirracistas pelos municípios presentes e a participação do procurador do Ministério Público da Comarca Peruíbe, Danilo Keiti Goto. O evento irá se estender até às 13 horas.

Serviço:
Encontro Regional Cidades Antirracistas
Dia: 15 de junho, sábado
Horário: 8 às 13 horas
Auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco Paulo Quintanilha Ribeiro, 550 - Parque Francal)

Ação Social e Núcleo Reconhecer realizam a formação “Masculinidades em Diálogo”

 Formacao Acao Social original

        Será realizada no próximo dia 24 a formação "Masculinidades em Diálogo", que terá como convidado e mediador o pesquisador e especialista no assunto, coautor do livro 'Diálogos Contemporâneos sobre Homens Negros e Masculidades', Caio César.

         O evento, que é gratuito e promovido pela Secretaria de Ação Social e o Núcleo Reconhecer, que tem a gestão da Associação PROREAVI, será realizado em dois períodos, no Pádua Faria Hall (avenida São Vicente, 5811, Jardim Noêmia). Pela manhã, das 8h30 às 11h30, voltado aos trabalhadores e trabalhadoras da rede do Sistema Único de Assistência Social e à tarde, no horário das 13h30 às 16h30, para os homens acompanhados pelos serviços, programas, projetos e benefícios da Política de Assistência Social.

         Para participar é necessário fazer inscrição antecipada pelos links https://forms.gle/ehDXAa7LKzvYrUz6A para o público da manhã e neste endereço https://forms.gle/j2BrRhQFMmoKk5M49 para os participantes da tarde.

      Segundo a Secretaria de Ação Social, a formação tem o objetivo de reafirmar o compromisso da Prefeitura no enfrentamento às violências contra as mulheres, disponibilizando espaço de reflexão sobre as formas sociais de construção das masculinidades, com recortes de raça e classe, para que se possibilite desconstruir as bases que sustentam as agressões e, no seu extremo, os feminicídios, realidade também vivenciada na cidade.

        Mais informações poderão ser obtidas no Núcleo Reconhecer pelo telefone (16) 4101-5107.

CAPS Renascer fará atividades sobre o Dia da Luta Antimanicomial

 CAPS original

        O CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas) Renascer, unidade da Prefeitura, que tem a gestão da Fundação Allan Kardec, realiza a partir desta segunda-feira, 13 até o próximo sábado, 18, uma semana de atividades voltadas ao Dia da Luta Antimanicomial.
      Este ano, o Centro de Atenção Psicossocial Renascer adotou o tema "Tratar sem trancar", enfatizando a abordagem da reforma psiquiátrica e a importância de tratamentos em liberdade para pessoas com transtornos mentais e dependência em álcool e drogas.
      A semana contará com uma série de eventos, incluindo apresentações teatrais realizadas pelos próprios pacientes, oficinas, atividades artísticas, rodas de música e conversa, além de momentos de integração e esclarecimentos sobre os tratamentos oferecidos pela unidade para pacientes e suas famílias.
      De acordo com o psicólogo e coordenador do CAPS Renascer, Fernando Miguel, esta é uma semana muito importante onde será discutida a reformulação do tratamento das pessoas com transtornos mentais e dependência em álcool e drogas. “É o segundo ano que realizamos este evento. O tema que escolhemos, ´Tratar sem Trancar´, foi definido justamente porque muitas pessoas ainda pensam que o dependente químico só pode ser tratado com internação, e não é bem assim. O que o CAPS e nós, profissionais defendemos, é justamente o contrário disso”, falou.
 
CAPS AD III Renascer
      É um serviço da área de saúde mental que atende pessoas com transtornos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. O funcionamento é 24 horas por dia e tem demanda espontânea, ou seja, não precisa de encaminhamento ou agendamento prévio. A unidade é mantida pela Prefeitura de Franca e administrada pela Fundação Espírita Allan Kardec.
      Mais informações pelo telefone (16) 3703-7780.
 
      Confira a programação da semana:
 
13/05 - 9 horas
Bate-papo sobre Tratamento em Liberdade
 
14/05 - 10 horas
Roda de Música Voz e Liberdade
 
15/05 - 13 horas
Atividade Artística Expressando Emoções
 
16/05 - 9 horas
 Apresentações: Teatro "Porões da Loucura", Vídeo "O Manicômio", Oficina "Grito de Liberdade" e Almoço Especial de Integração
 
17/05 - 9 horas
 Roda de Conversa - Reflexão e Partilha
 
18/05 - 9 horas
Apresentação do trabalho realizado pelo CAPS para os familiares e Café Especial de Integração
 
      As atividades serão realizadas no CAPS AD III Renascer - Álcool e Drogas, localizado na rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont.
 

Ação Social prepara Rodadas de Conversas sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 CREAS original

   
      O mês de ‘Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ está na pauta da Secretaria de Ação Social, que prepara um Ciclo de Rodada de Conversas com este público, a partir do próximo dia 13.
      As atividades ocorrerão até o dia 24 de maio, a partir das seis unidades dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) nas  Regiões Norte, Nordeste, Leste, Oeste, Centro e Sul e será mediada por profissionais dos CRAS, CREAS e Serviço Especializado de Abordagem Social.
      A programação contará com Rodadas de Conversas com crianças e adolescentes atendidos pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social) do município. No dia 18 de maio é celebrada a 'Data Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes'.
      Números da secretaria apontam que durante o ano passado, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), houve o registro em torno de 80 situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para acompanhamento.
      Com esta mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Ação Social busca atrair o máximo de participantes hoje cadastrados nos serviços sociais oferecidos pelo município. E, com isso, esclarecer dúvidas e contribuir para evitar estas práticas. O entendimento é que este público deve contar com espaços reflexivos de orientação, escuta e vínculo no período da fase peculiar de desenvolvimento.
      As denúncias podem ser realizadas através do Disk 100, Conselhos Tutelares e Delegacias. O cronograma com as datas, locais e horários das primeiras Rodadas de Conversa serão divulgados até esta sexta-feira pela Secretaria de Ação Social.
 
 

CRAS Nordeste é inaugurado e deve atender cerca de 20 bairros

 Inauguracao CRAS original

        A Secretaria de Ação Social inaugurou nesta sexta-feira, 3, o novo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da Região Nordeste, localizado na avenida Dr. William Azzuz, entre as vilas Gosuen e Santa Terezinha. A nova unidade contemplará cerca de 20 bairros.
         Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o prefeito Alexandre Ferreira, vereadores, a secretária de Ação Social, Gislaine Liporoni Peres, representantes do Governo do Estado de São Paulo e moradores da região.
Gislaine disse que a região merecia e aguardava um centro de referência. “Era um desejo e uma proposta no início do governo que conquistamos agora. Sempre foi uma demanda da comunidade que organizássemos uma outra unidade. Agora, além do CRAS Leporace, temos o CRAS Nordeste”, disse.
        A unidade foi construída em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que destinou recursos financeiros para compra de equipamentos como mesas e computadores.
       O novo Centro de Referência em Assistência Social oferecerá para a população serviços de proteção e atendimento integral às pessoas em situação de vulnerabilidade, acolhida coletiva e individualizada, oficinas com famílias e ações comunitárias. Dez funcionários, incluindo psicólogos, vão atender na nova unidade.
       O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, através de encaminhamentos de diversos órgãos e setores.
       Confira os endereços e contatos dos CRAS em Franca:

CRAS Centro
Av. Chico Júlio, 2726 – Vila Chico Júlio – Telefone: (16) 3721-0209
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Leste
Rua Porto Velho, 1871 Brasilândia – Telefone: (16) 3725-2001
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Norte
Rua Ilton Barbosa Da Silva, 745 Leporace I – Telefone: (16) 3704-8515 | (16) 3703-7449
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Oeste
Avenida Nelson Nogueira, 2730, Jardim Paulo Arquetti – Telefone: (16) 3720-7119
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Sul
Rua Zeferino José Dos Prazeres, 750 Jardim Aeroporto I – Telefone: 16 3701-7109
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CRAS Nordeste
Avenida Dr. William Azzuz, 5999, entre as vilas Gosuen e Santa Terezinha

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais