A unidade do Bom Prato será reinaugurada nesta terça-feira às 10h30
A unidade do Bom Prato será reinaugurada nesta terça-feira às 10h30
O número de participantes surpreendeu a Comissão Eleitoral e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças, com 9.468 votantes
Ocorre neste próximo domingo, dia 6, em todo o território nacional a eleição para escolha dos conselheiros tutelares que a partir de janeiro deverão assumir suas funções, com mandato de 4 anos. Em Franca, onde existem dois Conselhos, serão eleitos 10 titulares e os respectivos suplentes, cujo processo segue as regras comuns das eleições conduzidas pela Justiça Eleitoral, podendo votar toda pessoa a partir de 16 anos com os seus direitos eleitorais em dia.
O pleito ocorrerá das 9 às 17 horas, no prédio da Unidade II do Centro Universitário Uni-Facef (Av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José), onde foram disponibilizadas 25 salas com as respectivas urnas e dois computadores. Isso permitirá uma agilidade maior que na eleição anterior, esperam os membros da Comissão Eleitoral que estiveram reunidos na noite de quarta-feira no Champagnat, acertando os últimos detalhes.
A utilização das urnas eletrônicas não foi autorizada pela Justiça Eleitoral do Estado, daí a utilização do processo manual, onde o eleitor deverá preencher na cédula com o nome ou número do candidato. Oficialmente participam do pleito segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, 43 candidatos, pois ninguém formalizou pedido de desistência. O resultado da eleição será conhecido ainda na noite de domingo, já que a Comissão Eleitoral trabalha com o planejamento de começar a apuração logo após às 17 horas, com o fechamento dos portões e os últimos votantes.
Todas aquelas pessoas que estiverem dentro do prédio da Facef até as 17 horas, poderão exercer o seu direito. A Prefeitura está oferecendo toda a estrutura, inclusive com a cessão de servidores para auxiliar nos serviços. No domingo de manhã, às 7h30, haverá uma reunião geral com esses agentes, mesários e demais envolvidos para as orientações finais. Para as pessoas idosas, gestantes com crianças de colo e pessoas com deficiência, além da entrada principal foi definido um acesso alternativo pelos fundos da Facef, com o objetivo de facilitar o atendimento daqueles que tenham alguma limitação.
Para votar é preciso apresentar o título de eleitor e um documento com foto. Na ausência da foto, a Comissão Eleitoral deliberou na reunião de quarta-feira, que o eleitor poderá apresentar o comprovante de voto da última eleição que será confrontado com a listagem da Justiça Eleitoral e será autorizado a exercer o seu direito.
O tradicional Baile da Amizade fecha na tarde dessa sexta-feira, 27, a programação de mais uma Semana de Valorização do Idoso, organizada pela Prefeitura, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Secretaria de Ação Social, Câmara de Vereadores e pelos Centros de Convivência. Desde a segunda-feira, a movimentação foi intensa, só prejudicada na quarta-feira em razão das chuvas, quando boa parte das atividades estavam previstas para a Praça Nossa Senhora da Conceição ao ar livre.
Neste quinta-feira, a empolgação voltou a tomar conta dos diversos grupos que estiveram no Lions Sobral, no Jardim Redentor, onde assistiram inicialmente apresentações da Orquestra de Cordas, Folia de Reis e Canto Coral. Depois uma equipe da Polícia Militar palestrou falando sobre cuidados no trânsito, uso da faixa de pedestres e atenção redobrada para a pessoa idosa ao atravessar uma rua ou avenida, pois naturalmente ela é mais lenta e por isso deve cercar-se de toda atenção.
Ao agendar esse tipo de conversa com os idosos os organizadores quiseram aproveitar o clima da Campanha Nacional de Trânsito, levando o assunto para esse segmento que tem sido alvo de constantes acidentes. E muitas ocorrências acabam sendo motivadas pela falta de atenção e imprudência nas travessias. No período da tarde, os idosos estiveram na Sociedade São Vicente de Paula, no Jardim Consolação, acompanhando outras ações preparadas especialmente com dança circular e o Chá da Tarde Integrativo e Inclusivo.
Baile da Amizade
Para essa sexta-feira de manhã, começando às 8h30, no auditório da secretaria de Ação Social (Av. Champagnat, 1750, centro), tem apresentação cultural da Coreografia ‘O Negro Gato’, com a organização do Lar Dona Leonor. Ainda pela manhã acontece a reunião ordinária do Conselho da Pessoa Idosa e a partir das 10 horas a segunda apresentação, dessa vez com o Coral CI Alegria de Viver.
Na parte da tarde, começando às 13 horas, acontece o Baile da Amizade no Salão Fábrica de Eventos, na rua Distrito Federal, ao lado da Igreja Capelinha. A organização é de todos os participantes e profissionais do CCI e da SCFV das regiões Centro e Leste.
Mais informações, tel. 3711-9318, com Mariângela Mendes.
Após uma quarta-feira com a programação comprometida em razão das chuvas (as atividades estavam previstas para o ar livre, na praça Nossa Senhora da Conceição), a movimentação em torno da Semana do Idoso prometem agitar a comunidade da terceira idade nesta quinta-feira, 26, começando cedo no CCI Lions Sobral, no Jardim Redentor. Palco de memoráveis encontros diários reunindo as pessoas ali assistidas, para esta quinta-feira começando às 8h30, estão previstas apresentações de Orquestra de Cordas, Folia de Reis e Canto Coral, entre outras atrações que a organização prefere revelar apenas alguns minutos antes.
O CCI do Jardim Redentor fica localizado na Av. Moacir Vieira Coelho, 3320. Depois dessa preliminar cultural os participantes ouvirão palestras com o tema ‘Trânsito Seguro’, onde uma convidada do grupo Mulheres do Brasil/Mulheres no Trânsito, compartilhará informações e orientações gerais. O evento começou na última segunda-feira, 23, com uma sessão solene e tem na organização o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com a secretaria de Ação Social e os próprios Centros de Convivência.
Para o período da tarde, independente das condições climáticas, está previsto a partir das 14 horas, um Chá da Tarde Interativo e Inclusivo, no salão Paulo VI, do Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Consolação, ao lado do Cemitério da Saudade. Ainda no mesmo local, depois dessa convivência haverá dança circular nas cadeiras, a partir das 15 horas. A programação de encerramento será na sexta-feira, 27, começando pela manhã na sede do Comupi, na Av. Champagnat e culminando com o Baile da Amizade a partir das 14 horas no salão Fábrica de Eventos, ao lado da Igreja Capelinha.