Foi inaugurado, nesta terça-feira, o espaço cultural e de entretenimento denominado de Ludoteca no Cras
Foi inaugurado, nesta terça-feira, o espaço cultural e de entretenimento denominado de Ludoteca no Cras
A Secretaria Municipal de Ação Social prepara para o próximo dia 17, a posse dos novos membros eleitos para o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPDC), em sua reunião de trabalho que ocorrerá no auditório da própria pasta, na Avenida Champagnat, 1750. Eles cumprirão mandato pelos próximos dois anos, até setembro de 2021.
Serão empossados os membros titulares e respectivos suplentes representantes do Poder Público e Sociedade Civil, sendo nove de cada segmento, que desempenham suas funções voluntariamente, sem remuneração. A solenidade está marcada para às 8h30, oportunidade que depois de empossados os presentes se reúnem e devem eleger a nova diretoria executiva. Atualmente o Conselho tem a sua frente Viviane Cristina Vaz Ribeiro.
O Conselho é uma instância da comunidade de caráter deliberativo, cuja função é acompanhar, participar e propor ao Poder Público medidas no sentido de melhorar o atendimento proporcionado ao segmento das pessoas com deficiência, nos termos do que dispõe a Lei Municipal de 2016, quando foi constituído.
Foram empossados 3 representantes titulares e 3 suplentes das Entidades e Organizações de Assistência Social ou dos serviços, programas e projetos socioassistenciais
A Prefeitura, em parceria com o Instituto Sabin e Secretaria de Ação Social, inaugurá na próxima terça-feira, 10, às 11 horas, a ‘Ludoteca’ no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que fica na rua General Carneiro, 1937, no Centro.
A Ludoteca é um espaço composto por um conjunto de materiais lúdicos preparados para atender diferentes etapas do desenvolvimento infantil. Visa oportunizar o afloramento das múltiplas inteligências da criança e do enriquecimento das interações sociais.
O objetivo do projeto é proporcionar uma melhoria nos atendimentos realizados na rede pública, direcionados a crianças e adolescentes vítimas de violência e maus-tratos. Cerca de 150 crianças e adolescentes são atendidos por ano, pelo Creas. O projeto prevê ainda a oferta de cursos de capacitação pelo Instituto Sabin, aos profissionais que utilizam a Ludoteca.
Com a coordenação e acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e a Comissão Eleitoral composta para essa finalidade, está nas ruas a campanha para eleição dos 10 conselheiros tutelares de Franca, que cumprirão mandato a partir de janeiro de 2020. O pleito, conforme já divulgado, está marcado para o dia 6 de outubro, das 9 às 17 horas no Centro Universitário Uni-Facef, unidade II, localizado na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso.
O processo de escolha é feito através do voto popular e qualquer cidadão, desde que esteja em dia com os direitos políticos e resida em Franca, pode votar. Para tanto, é preciso apresentar o título de eleitor e um documento com foto. Ao todo, 43 candidatos estão habilitados ao pleito após participarem de um curso preparatório e uma prova de conhecimentos gerais e legislação.
Através do Conselho dos Direitos da Criança está sendo produzido e será disponibilizado nos próximos dias, um cartaz amplo com a relação e fotografias dos 43 pretendentes regularmente inscritos, que deverão ser fixados nos principais pontos de aglomeração das pessoas. Segundo o presidente do Conselho dos Direitos da Criança, Eurípedes Palhares, todos os postulantes estão cientes e bem orientados do que podem e não podem fazer durante este período e esses cartazes serão um instrumento a mais de apoio e publicidade, contando, para tanto, com o apoio dos veículos de comunicação na divulgação.
O presidente do Conselho ressalta o papel fundamental que tem o conselheiro tutelar na defesa e proteção dos direitos da criança e adolescente, portanto é imprescindível que a população esteja informada e ciente do seu papel nesse processo. A Prefeitura na edição dessa semana da sua Revista Eletrônica ‘Prefeitura em Notícias” (link. https://www.franca.sp.gov.br/noticias/gabinete/blog) reservou uma página com a relação dos 43 postulantes e as informações complementares quanto ao local e data. Serão eleitos no dia 6 de outubro 10 titulares e seus respectivos suplentes.