O Centro de Integração da Terceira Idade do Lions Sobral comemorou 10 anos de atividades com uma festiva recepção
O Centro de Integração da Terceira Idade do Lions Sobral comemorou 10 anos de atividades com uma festiva recepção
A XI Conferência de Assistência Social reuniu um grande público no auditório do Centro Uni-Facef
O assunto Assistência Social estará em pauta na XI Conferência Municipal de Assistência Social que a Prefeitura de Franca realiza nesta quarta e quinta-feira no Centro Universitário Uni-Facef no bairro São José. A abertura dos trabalhos está programada para a noite dessa quarta-feira começando às 18h30 com a recepção dos participantes inscritos e seguindo até por volta das 22 horas. O encontro continua na quinta-feira, 8, a partir das 8 horas.
A temática escolhida para essa edição do evento é ‘Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS no Estado de São Paulo’. Estão pautados três eixos a serem discutidos seguindo diretrizes da Conferência Estadual:
1 - Financiamento do Sistema Único de Assistência Social;
2 – Gestão dos Serviços, Programas e Benefícios;
3 - Participação e Controle Social do SUAS.
Dentre os objetivos da Conferência estão avaliar a Polícia de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do SUAS; mobilizar e estimular o envolvimento da população, trabalhadores e gestão para participarem do evento buscando o aprimoramento da Política de Assistência Social no município e também fortalecer a participação efetiva da população nos espaços específicos de discussão, reflexão e proposituras acerca da Política de Assistência.
É voltada a população como um todo, sendo que os delegados é que terão direito a voz e voto, titulares e suplentes, representantes governamentais, sociedade civil, usuários e organizações de usuários, universidades e demais poderes constituídos. Os trabalhos serão iniciados nesta quarta-feira com pronunciamentos das autoridades e leitura do regimento interno, seguido de palestras e uma mesa de debates com Andreia Liporoni e Patrícia Mustafá, ambas da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Na quinta-feira no mesmo local as atividades serão retomadas às 7h30 e seguirão até às 17h30, com a recepção, apresentação cultural logo às 8 h, orientações gerais sobre a programação do dia, contextualização da Assistência Social no município e seus desafios, trabalhos em grupo e no período da tarde, a apresentação das sínteses dos grupos e deliberação das propostas com a eleição dos delegados/leitura e aprovação das moções.
Mais informações pelo telefone: 3711-9310 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Está confirmada para a noite dessa terça-feira, 6, começando às 19 horas, a reunião foi convocada pela Comissão Eleitoral para orientações e esclarecimentos sobre todo o processo e eleição para o Conselho Tutelar deste ano, cuja campanha estará liberada a partir do dia 10 de agosto. A reunião será realizada no mesmo local onde foram ministradas as aulas preparatórias da fase inicial no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Prefeitura, na rua Francisco Barbosa, 1480, Cidade Nova, destinada aos 43 candidatos habilitados a participar.
A eleição para escolha dos dez candidatos e seus respectivos suplentes, que ocuparão os cargos no 1º e 2º Conselhos, está marcada para o dia 6 de outubro e segue diretrizes da legislação federal, com acompanhamento do Ministério Público. Os eleitos serão aqueles que obtiverem o maior número de votos, que pode ser dado por qualquer pessoa com domicílio eleitoral na cidade e em condições de exercer esse direito.
O processo está sendo todo conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e sua Comissão Eleitoral, constituída para essa finalidade. A eleição na data citada será realizada no Centro Universitário Uni-Facef, mediante regras que constam do Edital próprio já publicado e do conhecimento de todos os candidatos. Mas o intuito da Comissão com esse encontro é reforçar particularidades importantes que todo candidato precisará observar, especialmente no tocante aos limites da divulgação, seja nas redes sociais e outros canais até no dia da realização do pleito.
Mais informações pelos telefones: 3721-4918 ou 3711-9559, com Jerônimo Sérgio.
A Secretaria de Ação Social promoverá nesta quarta e quinta-feira a XI Conferência Municipal de Assistência Social no Uni-Facef. O tema do encontro será “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS no Estado de São Paulo”. O encontro será promovido no Uni-Facef tendo como público-alvo conselheiros municipais de assistência social, titulares e suplentes, representantes governamentais e também da sociedade civil.
Durante o encontro, os participantes terão oportunidade de promover uma avaliação das políticas de Assistência Social desenvolvidas atualmente e ainda definir diretrizes para promover melhorias do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Os organizadores esperam ainda envolver a população nas discussões com o intuito de aprimorar a política de Assistência Social em Franca.
Programação
Objetivos Gerais:
- Avaliar a Politica de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do SUAS;
- Mobilizar e estimular o envolvimento da população, trabalhadores (as) e Gestão para participarem da Conferência Municipal de Assistência Social visando o aprimoramento da Política de Assistência Social em Franca.
- Fortalecer a participação democrática e efetiva da população nos espaços específicos de discussão, reflexão e proposituras acerca da Política de Assistência Social com deliberações para os três entes federados.
Data: 07 de agosto de 2019 (Horário: 18h30 - 22h)
18h30 – Recepção e credenciamento
19h00 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
19h30 – Apresentação Cultural (música/solo – conselheira Kelly)
19h45 – Composição da Mesa/Abertura oficial da Conferência
20h00 – Mesa de Debates sobre os eixos da Conferência
Professora Doutora – Patricia Soraya Mustafa
Professora do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP/Franca. Pós Doutorado pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa/Portugal, realizado em 2012-2013. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociais (GEPPS), pesquisadora do grupo:Teoria Social de Marx e Serviço Social, ambos registrados no CNPQ.
Professora Doutora - Andreia Aparecida Reis de Carvalho Liporoni
Docente do curso de graduação em Serviço Social e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/campus de Franca. Realizou Pós Doutorado na Universidad Pablo de Olavide - Espanha. É líder do GEPAPOS (Grupo de Estudos ePesquisa sobre Participação nas Políticas Sociais) e membro de outros.
21h30 – Debate
Data: 08 de agosto de 2019 (Horário: 7h30 - 17h30)
7h30 – Recepção e Credenciamento/Café
8h00 – Apresentação Cultural (Centro POP)
8h15 –Abertura – Orientação sobre trabalhos do dia
8h30 – Contextualização e Desafios da Assistência Social no município de Franca-SP Órgão Gestor – Carmen Silvia Mendes – Assistente Social da Secretaria de Ação Social, Administradora da Proteção Social Básica e Lisandra Aguiar Amorim Ferreira– Assistente Social da Secretaria de Ação Social, Administradora da Proteção Social Especial.
CMAS – Lucineia Silva Sartori Coelho – Presidente do CMAS, poder público, representante da Unidade Municipal de Assistência Social e Assistente Social da Equipe de Monitoramento da Secretaria de Ação Social).
9h30 – Trabalhos em grupos
11h30 – Almoço
13h00 – Apresentação das Sínteses dos Grupos e Deliberação das Propostas
15h45 – Eleição de Delegados
16h – Leitura e Aprovação de Moções
17h – Encerramento