Email  

Prefeitura anuncia Programa Dignidade para atendimento a moradores de rua

Tamanho da letra:
DIP 1986 copiar 
     A Prefeitura anunciou nesta quarta-feira, 19, o início das atividades do Programa Dignidade destinado às pessoas em situação de rua na cidade.  A iniciativa coordenada pela Secretaria de Ação Social contempla três frentes de atendimento, sendo o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Serviço Especializado de Abordagem Social e o Serviço de Acolhimento Institucional para População em Situação de Rua.
    De acordo com o levantamento feito pela secretaria, em 2013, na primeira gestão do prefeito Alexandre Ferreira, a cidade tinha cerca de 200 pessoas em situação rua. Hoje, este número saltou para 504 pessoas, que vivem em condições de vulnerabilidade.
    Entraram em operação a partir desta quarta-feira, dois atendimentos sendo o Serviço Especializado de Abordagem Social, que faz a identificação das pessoas em situação de rua, possibilitando atenção especializada a esse segmento iniciada no próprio contexto da rua, viabilizando intervenções voltadas ao atendimento de necessidades mais imediatas e à vinculação gradativa aos serviços da rede de proteção socioassistencial e intersetorial. A equipe é composta por educadores e assistentes sociais, que têm a função de abordar esses munícipes para a oferta dos serviços prestados. 
    Após a abordagem, as pessoas são encaminhadas para o Espaço Dignidade, que é uma unidade para o convívio e desenvolvimento de relações de solidariedade e respeito, especializados para estimular a autonomia e reinserção dos participantes para o convívio social.
    No Espaço Dignidade, além da alimentação, os participantes recebem atendimento com assistentes sociais e psicólogos, participam das atividades de higienização física e de roupas, oficinas de artesanato, preparação para a inserção no mercado de trabalho e elaboração de currículos, emissão de documentos, dentre outros. Este serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.
    Já o Serviço de Acolhimento Institucional para População em Situação de Rua - Pernoite tem previsão de início das atividades para o começo de junho, no Espaço Dignidade.
    Segundo a Secretaria de Ação Social, os Serviços de Abordagem Social e o de Acolhimento Institucional são executados em parceria com organizações da socidedade civil, que foram classificadas após a análise de projetos apresentados, por meio de chamamentos públicos. "É um problema que precisa da atenção de todos nós, para que as pessoas não sofram e possam receber cuidados com dignidade, podendo ser reinseridas no convívio da sociedade e terem uma nova oportunidade de mudar de vida",  disse o prefeito Alexandre Ferreira.
    O Serviço de Abordagem Social conta com o telefone 99965-6571 para informações relacionadas aos moradores em situação de rua. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais