Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Prefeitura inaugura ‘Cozinhalimento’ no Parque dos Pinhais

Tamanho da letra:

cozinha original 

    A Prefeitura de Franca inaugura nesta sexta-feira, 17, a partir das 14h30, o Banco de Alimentos e o Projeto 'Cozinhalimento', em espaço anexo ao Parque dos Trabalhadores, com entrada pela Alameda Vicente Leporace, 4655. A unidade foi estruturada, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura  e Fundo Social de São Paulo (Fussp), com a participações no âmbito local, da Secretaria de Ação Social e Fundo Social de Solidariedade.
    Os dois programas compõem a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A implantação do 'Cozinhalimento' é resultado de um convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, que proporcionou a compra dos equipamentos para a montagem da unidade, oferecendo orientações e cursos sistemáticos para o preparo de alimentos, com foco na alimentação saudável e nutritiva.
    Já o Banco de Alimentos terá a finalidade de adquirir e fornecer alimentos de toda a cadeia alimentar, incluindo frutas, verduras, legumes, tubérculos entre outros, para a população em situação de insegurança alimentar.  Trata-se de uma política intersetorial, que envolve o Fundo Social de Solidariedade, Secretarias de Ação Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico. Está apto também, a receber doações, cabendo a ele organizar a logística de distribuição para as pessoas mais vulneráveis.
 
Estrutura
    Com a inauguração desse espaço, a Prefeitura objetiva incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis, bem como a promoção da educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas. Junto com o Banco de Alimentos, um outro programa está atrelado ao projeto, referente a Horta Comunitária Urbana (cultivada em área próxima à Vila Gosuen), onde um grupo de moradores das imediações foi definido pela equipe de serviço social e participa do cultivo, com orientação técnica da Casa da Agricultura. Parte da produção obtida, além das pessoas diretamente envolvidas com, acompanhamento de assistentes sociais, está sendo direcionada para outras pessoas carentes cadastradas nos serviços sociais.
    A Cozinha e o Banco de Alimentos funcionarão em um espaço integrado, onde acontecerão periodicamente cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos, visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos. A Secretaria de Agricultura oferecerá uma capacitação de agentes para o trabalho.
 
Parceria de resultados
    O prefeito Alexandre Ferreira observa que a 'Cozinhalimento' e o Banco de Alimentos são duas conquistas importantes, no sentido de ampliar o leque de suporte das pessoas que mais precisam, acolhidas por meio da rede de assistência, formadas pelos CRAS e CREAS. Além de receber essa ajuda com suprimentos da Cozinha, a estrutura montada vai estimular o desenvolvimento delas, com ofertas gratuitas de cursos e palestras de conteúdo focados na qualificação, gestão dos negócios e geração de renda.
     A sintonia de ações entre a Prefeitura e o Governo do Estado também foi realçada pelo prefeito, pois o equipamento é resultado do convênio que permitiu o repasse dos equipamentos. Coube ao município realizar os investimentos na estrutura do espaço, com reforma geral do prédio, instalação de pisos antiderrapantes, azulejos, climatização e adequações gerais, de acordo com as legislação sanitária.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais