Email  

Ação Social

Dia Mundial de Conscientização Violência Contra a Pessoa Idosa

    No sábado último, 15 de junho, comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para combater a violência contra idosos e disseminar o entendimento de que a violência é uma violação aos direitos humanos. A data ainda visa a criar uma consciência mundial, social e política de que os casos de maus tratos à Pessoa Idosa existem e devem ser combatidos.

    Assim como ocorre no Brasil, em Franca, a população passa por mudanças visíveis em suas características demográficas, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos - em especial do subgrupo de mais de 80 anos. A Secretaria Municipal de Ação Social, articulada com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e outros programas municipais, trabalha incessantemente buscando acompanhar essa transformação.

    Cerca de 20 milhões de pessoas idosas no país representam 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil. E, com isso, aumenta a necessidade de mais serviços e estrutura de ocupação para esse público.

    No Município, os Centros de Convivência são espaços ativos que acolhem e possibilitam vivências e compartilhamentos de experiências importantes, com atividades didático-culturais, físicas e outras.

 

A violência

     A violência contra idosos é considerada um fenômeno mundial e também presente em nosso meio. Não são raros casos de idosos agredidos por quem deveria cuidá-los. Essas violações acontecem, geralmente, com idosos dependentes de cuidados especiais, que não têm mobilidade, que estão enfermos ou perderam suas forças para lutar.

   Mas a violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas à agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos.

    Os casos de abusos e violência devem ser denunciados no Ministério Público e através da internet no endereço http://www.disque100.gov.br e através nos telefones 100 ou 181.

    Em Franca, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), são as portas para o recebimento de queixas e denúncias de maus tratos a pessoa idosa.

   O Conselho Municipal (Comupi) tem suas reuniões mensais em toda última sexta-feira de cada mês, às 8h30 na Av. Champagnat, 1.750, Centro, onde, além de se informarem mais a respeito, as pessoas podem participar levando sugestões e reclamações.

 

Conselho da Criança conclui capacitação com candidatos

      Está previsto para essa sexta-feira, 14, o encerramento da capacitação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, para os mais de 60 candidatos que pleiteiam uma das 10 vagas de conselheiro tutelar em Franca na eleição prevista para outubro. Conforme constou da programação divulgada em Edital, sob a responsabilidade da Comissão Eleitoral foi iniciado na segunda-feira, da semana passada, o curso teórico sobre questões práticas de legislação, língua portuguesa e redação, em que era obrigatório 75% de participação dos inscritos nas aulas.

     De acordo com informações preliminares, divulgadas nessa quinta-feira, pelos menos seis candidatos ao que consta não cumpriram esse percentual, número que pode ser elevado até o encerramento com o último dia de aula. Isso por representar a desclassificação pura e simples, independente da avaliação final. Nessa sexta-feira os candidatos participarão de três provas no período de três horas e meia com questões de português, conhecimentos específicos de legislação e produção de uma redação.

    Os resultados serão conhecidos oportunamente, depois de análise da Comissão Eleitoral e divulgados por meio da imprensa oficial do município. As aulas estão acontecendo das 19 h às 22 h, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, na rua Francisco Barbosa, 1480, Cidade Nova.

 

Conselho da Condição Feminina toma posse nesta sexta-feira

 

    Os novos membros do Conselho Municipal da Condição Feminina tomarão posse nesta sexta-feira, 14. O colegiado terá renovação de um terço das representações, os quais terão que cumprir um mandato de dois anos. A cerimônia está marcada para às 8h30 na Secretaria de Ação Social, situada na avenida Champagnat, 1750, centro.

    As nomeadas exercerão as suas funções de acordo com o disposto na Lei de criação do Conselho Municipal da Condição Feminina e suas atualizações.

 

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

 

Representantes do Prefeito:

Titular: Neuza Maria Pereira dos Santos;

Suplente: Marli Borges.

Representantes da Unidade Municipal de Desenvolvimento Humano e Ação Social:

Titular: Priscila Aparecida de Castro Miras;

Suplente: Sílvia Cristina Orlando Navarro de Andrade.

 

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

 

Representantes dos Clubes de Serviços de Franca:

Titular: Clarice Ferreira Capriccio Andrade;

Suplente: Lara Borges Simões Taveira.

 

Representantes dos Movimentos Sociais e Populares de Franca:

Titular: Elaine Aparecida Aprile Pires;

Suplente: Débora Fernandes Galhardo.

 

Representantes das Associações e Sindicatos de Trabalhadores de Franca:

Titular: Rosa Maria Mota de Jesus;

Suplente: Elaine Cristina dos Santos.

 

Representantes das Associações de Pessoas com Deficiência de Franca:

Titular: Márcia Tomie Nakao;

Suplente: Genecy Maria Dias.

 

 

 

 

 

 

 

Posse no Conselho da Condição Feminina

       Está confirmado para a próxima sexta-feira, 14, em ato programado para às 8h30 na sede da Secretaria de Ação Social (Avenida Champagnat, 1750, centro), a posse dos novos membros que passarão a compor o Conselho Municipal da Condição Feminina. O colegiado terá renovação de um terço das representações, conforme as indicações prévias.

     O mandato dos novos membros será por dois anos, passando a ser constituído pelos seguintes membros, conforme Portaria nº 537, publicada recentemente pela Prefeitura no Diário Oficial: representantes do poder público (Prefeitura), titular: Neuza Maria Pereira dos Santos e suplente, Marli Borges e Unidade Municipal de Desenvolvimento Humano e Ação Social, titular, Priscila Aparecida de Castro Miras e suplente, Sílvia Cristina Orlando Navarro de Andrade. Representantes da sociedade civil: Clubes de Serviços de Franca, titular Clarice Ferreira Capríccio Andrade e suplente, Lara Borges Simões Taveira; Movimentos Sociais e Populares de Franca, titular, Elaine Aparecida Aprile Pires e suplente, Débora Fernandes Galhardo.

    Representantes das Associações e Sindicatos de Trabalhadores de Franca, titular: Rosa Maria Mota de Jesus e suplente; Elaine Cristina dos Santos; representantes das Associações de Pessoas com Deficiência de Franca, titular, Márcia Tomie Nakao e suplente, Genecy Maria Dias.

    As cidadãs então nomeada, exercerão as suas funções de acordo com o disposto na Lei de criação do Conselho Municipal da Condição Feminina e suas atualizações.

 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais