Prefeitura divulgou, nesta terça-feira, a lista com os nomes das crianças contempladas com uma vaga em creche
Prefeitura divulgou, nesta terça-feira, a lista com os nomes das crianças contempladas com uma vaga em creche
Equipes da Emdef trabalham no remendo asfáltico nesta terça-feira nas regiões dos Jardins Brasilândia, Paulistano, Palma e do Éden
A Superliga B, segunda divisão do voleibol brasileiro, começa a temporada 2020 neste final de semana, 25, com a realização de 4 partidas. Presente nesse certamente pelo segundo ano consecutivo, o time da Feac/Franca, com cerca de 15 atletas em plena preparação (fará um jogo treino contra Valinhos à noite), terá sua estreia no sábado em São José dos Pinhais, na grande Curitiba.
Muitas emoções estão no aguardo dos apreciadores do vôlei, onde estará em jogo a disputa pelo título e pelo acesso à elite nacional da modalidade. Das oito equipes participantes que jogarão entre si as duas primeiras ganharão o direito ao acesso e as duas últimas cairão para a série C. Das sete partidas previstas em turno único a Feac/Franca fará 3 em casa e 4 fora, realizando seu primeiro jogo no Champagnat dia 1º de fevereiro contra o Itajaí Vôlei. A terceira exibição será novamente fora de casa, contra a Chapecoense, também de Santa Catarina.
Marcando essa primeira rodada, além de São José dos Pinhais x Franca/Feac/AFV, que jogarão às 18 horas, os demais jogos no dia 25 envolverão:
- Bradesco Esportes (SP) x Sport (PE), no ginásio do Bradesco Esportes, em Osasco (SP), às 16h30
- Itajaí Vôlei (SC) x ACV/PMC/Chape/Uno (SC), no Ivo Silveira, em Itajaí (SC), às 18h30
- Brasília Vôlei (DF) x Agee (SP), no Sesi Taguatinga, em Brasília (DF), às 19h30
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro. A agremiação local realiza seus treinamentos no Champagnat e tem o patrocínio da Prefeitura, através da Feac e o projeto Bolsa Atleta que garante o suporte para presença das meninas reveladas e formadas em sua maioria nas categorias de base.
A competição
A Superliga B começou em 2012, quando apenas a versão masculina foi realizada. As mulheres entraram em ação a partir de 2014. Em 2020, na nona edição masculina e sétima feminina, serão oito times em cada naipe movimentando ginásios em sete estados brasileiros.
A Superliga B feminina contará com oito participantes entre velhos conhecidos como o Bradesco Esportes (SP), que chega à quarta participação, o ACV/PMC/Chape/Uno (SC), que vem da Superliga C, mas já participou da B em outras duas temporadas, o São José dos Pinhais (PR), clube com maior número de edições, que esteve presente em cinco, a Feac/Franca/APV, que aparece na Superliga pelo segundo ano. Entre os estreantes estão clubes que desceram da elite, como o Brasília Vôlei (DF), e o Itajaí Vôlei (SC). Além destes, participarão ainda outros dois clubes vindos da Superliga C: o AGEE (SP) e o Sport Club (PE).
A Prefeitura voltou a realizar o monitoramento diário durante o expediente comercial na região central da cidade, a partir de uma base móvel instalada na Praça Nossa Senhora da Conceição, ao lado da Fonte Luminosa. Esse trabalho objetiva melhorar as condições de segurança dos pedestres e comerciantes nesse setor da cidade, servindo também como ponto de apoio para orientações e esclarecimentos daquelas pessoas que buscam informações sobre repartições e serviços em geral.
Essa não é a primeira vez que essa base móvel fica no centro da cidade. Desde o final do ano passado, quando teve todos seus equipamentos recuperados, passou a ser utilizada, fato que se repetiu durante algumas semanas no mês de dezembro. A viatura é dotada de uma torre com mais de 7 metros de altura, dotada de microcâmaras que permitem monitorar num amplo raio, de onde os quatro guardas-civis no interior do veículo acompanham em detalhes qualquer movimento estranho e entram em ação.
Os agentes além dessa vigilância o tempo todo nos monitores, observando situações de práticas infracionais, de pessoas com os pés nos bancos, adolescentes circulando de bicicletas no meio da praça ou corredores, entram em ação e fazem advertência. Em situações mais extremas sempre contam com o suporte e apoio da Polícia Militar.
A Secretaria de Segurança e Cidadania, unidade a quem está vinculada essa base operacional, lembra que o propósito do trabalho é estar próxima das pessoas e proporcionar a elas uma sensação de mais segurança. Momentaneamente atuam nesse trabalho os guardas-civis Alves, Duarte, Brandão e Araújo.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico (Comdema) tem reunião de trabalho para fins de indicação de membros para compor o colegiado para o próximo biênio, na tarde dessa quarta-feira, a partir das 14 horas, no auditório do Parque Fernando Costa (Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição). Esse chamamento público está sendo feito pela direção do Conselho de Desenvolvimento sustentável, em Assembleia Geral para escolha de representantes das entidades Ambientalistas, dos Sindicatos dos Trabalhadores e Patronais relacionados à área Ambiental, dos Clubes de Serviços e dos Movimentos Sociais e Populares de Franca para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico para o biênio 2020-2021.
Nos termos que dispõe a legislação em vigor, a citada assembleia que será aberta ao público ocorrerá nesta quarta-feira, 22, às 14 horas no Auditório Fábio de Salles Meirelles do Parque de Exposições “Fernando Costa”, situado na av. Dr. Flávio Rocha, 500. Na ocasião, após os esclarecimentos gerais aos participantes deverão ser indicados os seguintes representantes da sociedade civil e seus suplentes: 3 representantes de entidades ambientalistas; 2 representantes de Sindicatos dos Trabalhadores relacionados à área ambiental; 2 representantes de Sindicatos Patronais relacionados à área ambiental; 2 representantes dos Clubes de Serviços; 1 representante dos movimentos sociais e populares.
Atualmente o Conselho de Desenvolvimento tem na sua presidência o biólogo e professor Célio Augusto Pereira Rodrigues.
A escolha da Corte do Carnaval será no dia 9 de fevereiro no Castelinho. A festa terá início às 16 horas sendo o ingresso um quilo de alimento não perecível para a campanha Franca Solidária promovida pelo Fundo Social de Solidariedade. A organização é da Liga das Escolas de Samba em parceria com a Prefeitura e Feac.
Serão escolhidas a Rainha, 1ª e 2ª princesas, Rei Momo e ainda Rainha Mirim e Rei Momo Mirim. A corte é responsável por abrir o desfile de todas as escolas de samba, que neste ano, acontecerá no final de fevereiro.
A indicação dos candidatos é feita pelas próprias escolas de samba. Já a escolha é feita por um corpo de jurados. Além da apresentação dos candidatos, terá apresentação musical e presença de integrantes das escolas principalmente as baterias.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Esporte, Arte, Cultura e Lazer, está realizando a campanha de arrecadação de livros literários com o intuito de montar a terceira Biblioteca Municipal do município. O local ainda será definido, podendo ser no Leporace.
As doações serão recebidas até o dia 14 de fevereiro na Casa da Cultura e do Artista Francano, localizada na rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Os livros precisam estar em bom estado de conservação, podendo ser para qualquer idade. A participação da população é de grande importância para que o projeto se concretize, pois a quantidade de livros necessária para a abertura de uma biblioteca é de no mínimo 3 mil unidades.
Mais informações pelo telefone: 3721-8692.