Uma boa parte das equipes de base e representação da cidade, mantidas pela Prefeitura/FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura), estarão em ação neste final de semana, se apresentando na cidade, nos complexos Poliesportivo e Champagnat ou em outras cidades, como a jovem Maria Cláudia Lopes, destaque do atletismo que está em Aracajú-SE.
O handebol masculino, sub-16, sagrou-se campeão estadual dos Jogos Escolares. O público local, que gosta de prestigiar os jovens talentos em formação, poderá assistir os jogos programados para os ginásios ‘Pedrocão’ e ‘Amauri Destro’, ambos no Complexo Poliesportivo e no ginásio ‘Demétrio Soares’, no Champagnat.
Para este sábado, 12, no ‘Pedrocão, a partir das 15h, tem basquete feminino, válido pelo Campeonato Paulista, sub-16 e 18. O primeiro confronto será o sub-16, contra Taubaté e logo depois, às 17h, o sub-18, contra o Ituano. Trata-se da segunda rodada do segundo turno, onde o objetivo do grupo é buscar a classificação para os playoffs, segundo o corpo técnico formado por Alexandre Borges, Aldo Rocha e Taís Fernandes.
Hand no ‘Amauri Destro’
No ginásio ‘Amauri Destro’, também no Poliesportivo, a partir das 11h, tem handebol masculino, categoria Cadete, pela Liga Brasil de Handebol. A equipe francana estará enfrentando o time de Santa Adélia, onde tenta manter sua invencibilidade no campeonato. A entrada, a exemplo dos jogos do basquete, será gratuita.
Vôlei masculino no Champagnat
Para o ginásio ‘Demétrio Soares’, no Champagnat, está programado a partir das 18h, o confronto de vôlei masculino, sub-16 (infantil), entre Franca e Lençóis Paulista. A competição é válida pela Liga Regional da Associação Pró-Voleibol (APV). A equipe francana tem a direção do técnico Nelson Kazuo, com assistência de Fabrício Vilela Borges. Trata-se da quarta partida desta fase classificatória, que, além das duas equipes, conta com São José do Rio Preto e Monte Alto.
Destaque do atletismo de Franca em Aracajú
A atleta bolsista da Prefeitura/FEAC, Maria Cláudia Lopes de Oliveira, acompanhada da técnica, Angélica Pimenta David, se encontra em Aracajú, capital de Sergipe, onde disputa entre os mais de 600 melhores atletas do Brasil, o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa sub-18. A competição acontece na UNIT (Universidade Tiradentes), desta sexta-feira até domingo. Maria Cláudia estará participando das provas no sábado e domingo, entre os 643 melhores do país que estão inscritos em sua faixa de idade. Esse Brasileiro Interclube é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). A jovem francana estará participando das provas dos 100 e 200 metros.
Conquista estadual do Handebol
As equipes de handebol sub-16 feminino e masculino da FEAC/Franca, que fazem parte do Projeto Centro de Formação Esportiva de Handebol do Estado de São Paulo, obtiveram expressivas conquistas ao participarem dos JEESP (Jogos Escolares Estaduais do Estado), representando a escola parceira “Dr. João Marciano de Almeida’ .As meninas ficaram entre as 6 melhores escolas estaduais do Estado de São Paulo, enquanto os jovens foram além, conquistando o título de campeões entre as escolas públicas do Estado de São Paulo e vice-campeão entre as escolas públicas e particulares.
O Projeto Centro de Formação Esportiva de Handebol do Estado de São Paulo é realizado no Ginásio do Tiro de Guerra e nas escolas parceiras. Atualmente, Franca conta com mais de 300 atletas, com idade entre 6 e 18 anos.
Futsal vence na Copa Cássia
Jogando durante a semana, a equipe masculina de futsal de Franca, sub-21 (adulto), obteve bom resultado, frente ao Vila Júnior de Cássia. O time orientado por Wílson Geron venceu o adversário por 2 x 1, mantendo as chances de buscar a classificação para a etapa seguinte do campeonato.
Enxadrista francana é campeã estadual no Litoral
Participando no começo deste mês, em Praia Grande, no litoral Sul de São Paulo, a jovem bolsista da FEAC, Larissa Xavier Castro, conquistou o título de campeã dos Jogos Escolares de 2023, em Xadrez, categoria sub-17, etapa I. A disputa foi das mais acirradas, onde a francana se superou, obtendo o título máximo da etapa das Escolas Estaduais no ritmo clássico. Agora, a jovem está no aguardo da vencedora da etapa das Escolas Particulares, quando haverá o confronto para definição da campeã geral dos Jogos Escolares do Estado.
Larissa Xavier é estudante do 3° ano da ETEC ‘Dr. Júlio Cardoso’ e esteve representando a escola e a cidade. Antes, a jovem foi campeã da modalidade ‘Blitz’ no começo da semana, em um torneio disputado com ritmo de 5 minutos.