Email  

Notícias

Com 6 equipes, Emdef intensifica tapa-buracos

 Trabalho EMDEF original

       Com um ritmo de trabalho mais intenso em todas as regiões da cidade, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) segue com suas equipes atuando na manutenção das ruas e avenidas com o remendo asfáltico. Junto com esses reparos, que são feitos permanentemente, também são realizadas manutenções na sinalização, com pintura nos cruzamentos das vias, substituição de placas e outras medidas que assegurem orientação e mais proteção aos pedestres e motoristas.
      O Tapezap (99999-8480), disponibilizado pela Emdef, continua sendo um dos canais que mais auxiliam no atendimento das demandas. Basta que a pessoa envie a mensagem, indicando o endereço completo para que seja incluído na programação. Em média de 10 a 15 solicitações diárias, tem sido registradas por esse meio, enquanto os técnicos em seus deslocamentos fazem as anotações e incluem para os reparos.
      Neste começo de semana, com 6 equipes distribuídas, a Emdef está trabalhando com o tapa-buracos em ruas do Parque Leporace I, no Recreio Campo Belo, outra equipe do Jardim Aeroporto I, no Jardim Noêmia, Vila Hípica e Parque Castelo. Outro grupo segue trabalhando na Vila Industrial e prolongamento, bem como no Jardim Petráglia, ruas do Jardim Anita, Estação e Vila Chico Júlio.

Festivais de Escolinhas Esportivas movimentam final de semana em Franca

 Circuito SESI original

         O final de semana, em Franca, foi marcado por uma série de atividades esportivas, que retratam um pouco do trabalho de base que é feito em diversas modalidades, em diferentes pontos da cidade. Foram realizados os festivais das ‘Escolinhas de Esportes’, que acolhem, gratuitamente, crianças e adolescentes. Tendo a frente a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), que coordena essas ações, uma programação especial foi elaborada e iniciada na noite de sexta-feira seguindo até o domingo.
      Quem pode comparecer ao ginásio ‘Pedrocão’, no Poliesportivo, no Champagnat, no Parque Caxambu, na Vila Santos Dumont, no Clube do Internacional, na Estação, assistiu as apresentações, começando pelas Ginásticas Rítmica e Artística, em que os alunos mostraram suas habilidades nesses meses de treinamento, além da Natação, Judô, Taekwondo, Tênis de Mesa e Handebol.
      No ‘Pedrocão’, a  programação foi iniciada por volta das 19h30, de sexta-feira, com o Festival “A Ginástica Artística no Cinema”, com a presença de muitos familiares, tendo como tema “Era uma Vez”. Se apresentaram as alunas das Escolinhas de Esportes da FEAC, na faixa de 4 a 14 anos, de Ginástica Rítmica com diversos temas dos filmes Disney.
      No mesmo local, sábado e domingo, o Festival começou às 18h30, com ‘uma viagem no tempo’, trazendo histórias dos filmes que marcaram época. Mais de mil alunos das escolinhas, até a idade adulta, participaram do show com várias coreografias de dança e movimentos da Ginástica Artística. As exibições aconteceram ao som de trilhas sonoras de filmes, que marcaram época entre eles Titanic, Caça Fantasmas, Footloose e Top Gun.
      O prefeito Alexandre Ferreira esteve presente e cumprimentou os organizadores pela beleza dos espetáculos, bem como os professores pela dedicação, os alunos e alunas pelo empenho e os pais e familiares pelo apoio e incentivo. Destacou os esforços da Prefeitura, em criar opções para a formação e desenvolvimento dos jovens e seus potenciais.
 
 
Outras modalidades
      Ainda no sábado, outras cinco modalidades esportivas tiveram festivais. O Ginásio Champagnat recebeu das 9 às 13 horas, os Festivais de Judô e Taekwondo, na quadra 1.  No local, diversos atletas participaram de exibições, demonstrando suas habilidades e o que aprenderam  nas duas artes marciais.
      No Clube Internacional, no bairro da Estação, ocorreu também a Mostra de Habilidades de Natação para os alunos de diversas faixas etárias, que são atendidos pela FEAC. As atividades foram no período matinal, das 8 às 12 horas.
      Também no sábado, das 8 às 14 horas, a quadra do Tiro de Guerra recebeu o Festival de Handebol de crianças, jovens e adultos. Já no Centro de Treinamento do Parque Caxambú, que fica na rua Francisco Társia, Vila Santos Dumont, ocorreu o Torneio Interno de Tênis de Mesa, envolvendo os alunos dos diversos núcleos mantidos na cidade desta modalidade. Em torno de 40 alunos participaram, divididos em duas categorias (intermediário e iniciação). Houve a participação dos núcleos do Caxambú, Escolas Maria Cintra Nunes Rocha, do Cambuí, Pedro Nunes Rocha, da Vila Europa, Ana Maria Junqueira, da Vila Raycos e Sudário Ferreira, do Leporace.
 
Corrida rumo aos 200 anos
      Um outro evento importante é a realização da primeira etapa do ‘Circuito de Corrida Rumo aos 200 anos de Franca’, comemorados em 2024, que a FEAC promoverá no dia 26, deste mês. As inscrições para os primeiros 400 participantes, abertas na última semana, foram encerradas. Essas pessoas terão direito ao chip e medalhas de participação. As demais pessoas, independente de inscrição, poderão participar da corrida, porém sem direito ao material a ser oferecido aos 400 primeiros que se inscreverem.
      Esta etapa é a primeira de outras, que serão realizadas até o ano que vem, tendo como local os Parques Fernando Costa e dos Trabalhadores, localizados na Vila Exposição e no Residencial São Tomás.
      A segunda etapa está programada para o dia 3 de março e a terceira em 30 de junho de 2024.

Domingo tem ‘Circuito Sesc de Artes’

 PHOTO 2023 11 14 10 22 05 original

         Contando com o apoio da Prefeitura e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) está confirmada em Franca, no próximo domingo, 19, a realização do ‘Circuito Sesc de Artes’, com uma série de apresentações culturais. Esse é um projeto que está percorrendo 123 municípios do Estado de São Paulo, levando arte em suas múltiplas formas, gratuitamente, à população.
      Em Franca, as seis apresentações previstas começarão às 15h e vão até às 19h, tendo como local, a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade. O evento conta com novidades de artes visuais e novas tecnologias, cinema, teatro, circo, apresentações de danças, música, literatura e teatro, com nomes e grupos com seus trabalhos reconhecidos nacionalmente.
 
As atrações
      Dentre os atrativos previstos, está a presença do DJ Shareid, do Coletivo Tutu (SP), que apresenta o resultado de mais de 20 anos de pesquisas musicais em uma seleção combinando sons brasileiros, soul e funk, em meio a muita influência de ritmos latinos.
      'Semeando Histórias Indígenas – Povo Guarani’ é outro quadro, com as presenças de Anélita Núñez, Jeff Nefferkturu e Gabriela Núñez, com mediação de leitura, incluindo narrativas do povo guarani, aliado a histórias sobre o surgimento de brincadeiras e jogos populares. Buscam a interação com o público, fazendo desenho e, com isso, expandindo as referências sobre os povos originários e conscientização contra o racismo.
      A Festa das Flores, com Cosmic Dance Brasil (SP), é uma encenação  retratando a história do povo das flores, interpretada por atores que rumam em direção ao ‘centro da terra’ para fortificar as raízes e revitalizar sua seiva com descontração, movimentos e música ao vivo. Na mesma programação, a arte circense também poderá ser contemplada com ‘Circo Secreto, da Cia. Mevitevendo, um quadro com música, máscara e bonecos, onde os atores Cleber Laguna e Márcia Fernandes prestam homenagem ao universo do circo. Apresentam também, uma intervenção ambulante sem palavras, inspirada na atmosfera dos sonhos.
      O avanço da tecnologia estará no Circuito, com Dá Jogo! Jogos Digitais e Analógicos, Game Arte e Máquina Tudo. Trata-se de um diálogo entre jogos físicos e digitais, onde a atividade combina desafios criados por dois coletivos, apresentando narrativas afrofuturistas que percorrem memórias negras ancestrais. Uma das vivências do Máquina Tudo propõe disputas que requerem velocidade, estratégia e precisão.
      Fechando o roteiro do Circuito das Artes de domingo, o público terá música com ‘Maiador’, da Cia Delá Praká (RJ), com baião e samba de roda embalando as acrobacias, números de equilíbrio e movimentos de capoeira, entre outros atrativos inspirados na cultura regional brasileiras. Em duplas, as sequências exibem sincronia e evocam a atmosfera de acolhimento, típica do ‘Maiador’, um lugar de amparo e descanso para o gado na zona rural do Nordeste, especialmente, na Bahia.

Administração publica convocação para provas dos concursos 06 e 07

 Concursos chamamento original

          A Secretaria de Administração e Recursos Humanos publicou nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial, os editais de convocação para as provas objetivas e dissertativa dos Concursos Públicos 06 e 07/23. As publicações, incluindo a lista de candidatos inscritos, poderão ser conferidas no site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2403-10112023.pdf . A coordenação dos concursos é de responsabilidade do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal).
      As avaliações estão marcadas para o dia 19 de novembro, a partir das 8 horas.
      As provas objetivas do Concurso 06/23, que conta com 965 inscritos para os empregos de Agente de Defesa Civil, Auxiliar de Saúde Bucal, Orientador Educacional, Servente Merendeira, cujos candidatos tenham os nomes iniciados com as letras: V, W, X, Y e Z, Técnico em Saúde Bucal serão aplicadas na Escola Estadual Ângelo Scarabucci, na Vila Scarabucci. Já as pessoas que se inscreveram para Servente Merendeira, com as iniciais A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T e U, farão o exame na Escola Estadual David Carneiro Ewbank (CEDE), na Vila Santos Dumont. As avaliações serão compostas por 30 questões para os empregos, exceto para o cargo de Orientador Educacional, que terá 40 perguntas, com avaliação dissertativa. A duração será de três horas e meia para este cargo e para os demais, três horas.
      Para o Concurso 07/23, destinado às funções de Motorista Substituto, Professor Substituto PEB I - Educação Especial e Musical, os 132 inscritos também farão as provas na Escola Estadual Ângelo Scarabucci, na Vila Scarabucci.
      Os candidatos deverão comparecer no dia do exame, munidos de caneta esferográfica preta ou azul, lápis preto e borracha, com antecedência mínima de 30 minutos do horário estabelecido. Os portões serão abertos às 8h e fechados, às 08h30. Deverão apresentar documento original de identidade, sendo: RG, Carteira Expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, OAB, CRC, CRM etc.); Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação com foto ou Passaporte. No caso de documento digital, somente será admitido o candidato que apresentar a CNH e/ou RG por aplicativos oficiais em smartphone. Não será admitido, em nenhuma hipótese, o acesso do candidato no local da prova, após o horário definido para fechamento dos portões.
      A pessoa poderá consultar a sala e local, onde realizará a prova, através das listas, que serão afixadas nos locais de aplicação ou pelo site do IBAM, https://www.ibamsp-concursos.org.br/site/concursos/areadocandidato/768 .
Serviço:
Provas Objetivas dos Concursos Públicos
19/11/23
8h
Locais: EE ÂNGELO SCARABUCCI (Rua Rosa Del Monte, 2941 - Vila Scarabucci)
EE DAVID CARNEIRO EWBANK (Rua Alberto de Azevedo, 1279 -Entrada pela Rua Francisco Társia, s/nº - Vila Santos Dumont).

Inscrições para vagas em creches começam na segunda-feira

 Creches inscricao original

          As inscrições para as vagas nas 85 creches municipais, começam na próxima segunda-feira, 13, alerta a Secretaria de Educação. Pais ou responsáveis devem se atentar ao prazo, que vai até 15 de dezembro, para concorrer a uma vaga para a criança.  
      O horário de atendimento será de 8 às 17h30, na Central de Vagas, que fica na sede da Secretaria de Educação ou pelo WhatsApp (16) 3711-9211.
      É necessário enviar pelo WhatsApp ou comparecer à Central de Vagas, com as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança que será inscrita; comprovante de residência (com CEP) em nome de um membro que compõe a família e que reside no mesmo endereço da criança (talão de energia elétrica da CPFL e outros); RG e CPF dos responsáveis legais; comprovante de renda dos moradores (comprovação de emprego e salário de todos que residem na casa acima de 16 anos); cartão do programa Bolsa Família ou outros programas sociais, caso a família seja beneficiária - comprovante de recebimento do benefício; comprovante de aluguel, financiamento (recibo e contrato) da moradia ou declaração do proprietário acompanhada da cópia do RG do mesmo e carteirinha de vacinação atualizada.
      As creches municipais contemplam alunos com idades entre 4 meses a 5 anos e 11 meses, divididos na Educação Infantil, Fase I e Fase II. De acordo com a Secretaria de Educação, as crianças que já estão inscritas continuam concorrendo às vagas.
      Para esclarecimento de dúvidas, é possível entrar em contato pelo WhatsApp: (16) 3711-9211.

Prefeitura convoca CPFL para discutir plano de contingência e ações no sistema elétrico

 Reunicao CPFL original

        Abastecimento de energia elétrica, ações para o futuro e plano de contingência em situações de temporais extremos foram alguns dos assuntos abordados em reunião, no Gabinete do prefeito Alexandre Ferreira, que recebeu vereadores e diretores da CPFL, responsável pelo sistema elétrico de Franca.
      Apesar de a fiscalização sobre atuação da CPFL na cidade ser de responsabilidade de um órgão federal, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a reunião aconteceu a convite do prefeito, como forma de preparar a cidade em caso do registro de temporais, como o verificado recentemente na Capital. O presidente da companhia, Roberto Sartori, apresentou ações preventivas que possam melhorar a segurança do fornecimento da energia elétrica para Franca.
      Ainda durante o encontro, foi sugerida a criação de um comitê de crise com Defesa Civil, CPFL, Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), Prefeitura e bombeiros. O prefeito Alexandre Ferreira classificou a reunião como produtiva. “Conversamos sobre como esses agentes podem se unir para que a gente possa ter uma segurança de que, se acontecer alguma coisa como aconteceu em São Paulo, a gente tenha a condição de reagir rapidamente e devolver a energia elétrica o mais rápido possível para que a nossa cidade não sofra, inclusive com um plano de contingência em relação a hospitais, unidades de saúde e escolas”, disse.
      O presidente da CPFL seguiu a mesma linha de raciocínio. “Temos pontos aqui para dar continuidade ao nosso trabalho, como a questão da urbanização, dos cabos telefônicos e conversões também. Foi muito importante esta reunião.”
      Prefeitura e CPFL vão formalizar, nos próximos dias, um termo de cooperação para que árvores que ofereçam riscos à rede elétrica, após análise técnica apresentada pela companhia, sejam substituídas.
      Como parte do Plano de Contingência, a companhia informou que conta com cinco subestações de geração de energia e plano de construção para mais uma na saída para Ibiraci (MG), para manter o abastecimento em Franca. Também há subestações móveis que permitem o abastecimento no caso da perda de uma subestação e estruturas de torres de emergência para recompor a cidade no caso de queda de linha de transmissão.

Auditório da Educação recebe Encontro Intersetorial

 Encontro Inter original

           A sede da Secretaria de Educação recebeu nesta sexta-feira, a 3ª edição do Encontro Intersetorial, que reuniu psicólogos e assistentes sociais das Secretarias da Saúde, Ação Social e Educação.
      O evento contou com cerca de 170 profissionais e houve compartilhamento de informações das ações intersetoriais, promovidas pelas equipes multidisciplinares nas cinco regiões de Franca.
      Durante o encontro, foi realizada a socialização das ações comunitárias realizadas por estes profissionais desde 2022, a partir das demandas levantadas em cada região.       
      O prefeito Alexandre Ferreira, ao lado dos secretários Petersson Faciroli, Gislaine Liporoni, Márcia Gatti e Leziane Vilela, respectivamente, de Administração, Ação Social, Educação e representante da Saúde, participou da abertura e afirmou que a reunião foi essencial para o compartilhamento de ações, que visam melhorar o trabalho diário dos profissionais.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, falou sobre a importância do encontro. “O ser humano é integral, então ele precisa do olhar tanto da questão social, como das questões de saúde e educacional. Estes profissionais fazem essa interlocução”, disse.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais