Filho do casal de educadores físicos da Prefeitura, Valmer e Aparecida Helena de Souza, João Marcelo de Souza é um jovem de 16 anos que pratica natação, desde os primeiros anos de vida, espelhando-se na vivência dos pais. Na data de seu aniversário, comemorado nesta segunda-feira, 19, ele resolveu, depois de conversas e apoio de familiares, realizar o desafio de nadar 16 km e atrair pessoas amigas e conhecidas a doarem alimentos, que serão repassados para famílias carentes da cidade.
Revelado nas categorias iniciantes de Franca, João é hoje um atleta de alto rendimento e defende Franca, através das equipes da FEAC, nas competições oficiais (Jogos Regionais, Abertos, Estaduais), escolares e outros. Segundo o jovem e seus familiares, sua mais recente marca foi nadar 400 metros. A prova foi organizada na piscina onde realiza seus treinamentos, em um edifício residencial próximo ao Poliesportivo.
A previsão é que nadasse por 6h, com pequenos intervalos para se alimentar e as pessoas que puderem contribuir com doações, poderão ligar para o número (tel. 99152-1029), que os alimentos serão recolhidos e repassados ao Fundo Social de Solidariedade/Ação Social para destinação às famílias cadastradas. Os 16 mil metros previstos correspondem a 695 piscinas de 23 metros de extensão.
Especialista em nado borboleta e craw, João Marcelo decidiu fazer esse desafio apoiado por colegas e incentivadores. A escolha desse local para a realização da prova ocorreu por questões de segurança e observação aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.