Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Prefeitura intensifica limpeza de bocas de lobo

 Bocas de Lobo original

         O serviço de manutenção e limpeza das bocas de lobo foi intensificado neste período de chuvas pela Secretaria de Meio Ambiente. Realizado, diariamente e até aos finais de semana, a ação conta com duas equipes que limpam cerca de 15 bocas de lobo, por dia, na cidade e também realizam a manutenção dos três principais córregos, dos Bagres, Cubatão e Espraiado. Além disso, alguns trechos, chamados de pontos baixos, são vistoriados diariamente, no Jardim Palma, Paulista, Santa Bárbara, Boa Vista, entre outros.
      Por dia, o serviço recolhe quase meia tonelada de lixo, onde são encontrados diversos materiais, que causam o entupimento das galerias, como garrafas pets, cabos de vassouras, calçados e até partes de móveis.
       A orientação da Secretaria de Meio Ambiente é não descartar estes materiais em terrenos baldios ou locais inadequados, tendo em vista que neste período de chuvas, eles são carregados para os bueiros, causando entupimentos.
Denúncias  
      Moradores, que observarem as bocas de lobo obstruídas, poderão entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (16) 3711-9440, onde uma equipe fará vistoria no local e a inclusão dos serviços na programação.

Prefeitura revitaliza quadras de esportes na São Sebastião e Vila Europa

 

           A Prefeitura iniciou nesta semana, as obras de revitalização em duas quadras esportivas, uma na Vila São Sebastião, na Região Oeste e outra na Vila Europa, Setor Sul.
      Na Vila São Sebastião, os serviços englobam junto com a quadra de esportes, destinada para a prática de vôlei, basquete e futsal, também a Praça ‘Presbítero Olintho Pinto Coelho’, localizada na rua Amélio Borges Campos, imediações do Centro Comunitário e de uma Escola Municipal, que a Prefeitura está construindo no bairro. Serão feitas adequações nos acessos, execução de novo piso de concreto da quadra, instalação de novo alambrado, bem como novos equipamentos esportivos, como traves, tabela de basquete e plantio de grama nos jardins.
FEAC na Vila Europa
      Na Vila Europa, a quadra esportiva em fase de revitalização feita por equipes da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), fica na rua Joviano Soares, próxima a uma escola estadual. No local, está sendo feita uma reestruturação das instalações, com reparos e pintura do piso, troca de alambrados e instalação de novas traves, tabelas e redes.
      A exemplo do que está sendo executado na Vila São Sebastião, com as melhorias em andamento, o objetivo é garantir condições adequadas de uso aos moradores para suas atividades esportivas, nas modalidades de basquete, vôlei, futsal.

Membros do Conselho Municipal de Saúde são empossados

 Membros Conselho Saude original

        Em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Saúde, na noite da última terça-feira, membros do Conselho Municipal de Saúde tomaram posse para o biênio 2024-2026.
      A secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, conduziu a cerimônia e parabenizou os 54 novos conselheiros, sendo 27 titulares e 27 suplentes, de 17 segmentos.
      Com caráter deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo, o Conselho de Saúde atua na formulação de estratégias e controle da execução da política municipal de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), interagindo com os setores público e privado.
      O órgão é composto por representantes do governo municipal, prestadores de serviços, profissionais e gestores da saúde, membros dos trabalhadores da saúde eleitos em plenárias, conselhos gestores, representantes de usuários dos movimentos sociais, sindicais, portadores de deficiência, além de entidades de usuários das Regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro.
      Logo após a cerimônia de posse, foi realizada a reunião ordinária do conselho, em que ficou estabelecida a mesa diretora com os seguintes membros: Clóves Plácido Barbosa (presidente, representando Entidades de Idosos), Marivânia Gonçalves da Silva (vice-presidente, Trabalhadores na Saúde), Hezilmara Aparecida de Menezes Mendonça (1ª secretária, Trabalhadores na Saúde) e Kaylla Aparecida Pires Benedito (2ª secretária, representando as Entidades de Portadores de Deficiência).

Meio Ambiente e Zoobotânico recebem peças artesanais

 Pecas Artesanais original

          Com o reaproveitamento de material das podas e cortes feitos em alguns locais da área urbana, bem como doações recebidas da Policia Ambiental, profissionais da Secretaria de Meio Ambiente produziram bancos, placas e outros materiais de madeira, que foram instalados na sede da secretaria e no Jardim Zoobotânico.
      Um dos jardins da entrada da secretaria recebeu proteção de madeira e um banco personalizado. Já no Jardim Zoobotânico, foram instaladas placas de madeira para a identificação do Bosque Pau Brasil, dentre outros.
      O material foi produzido pelos servidores Ricardo Luiz Gonçalves, Eliseu Cipriano da Silva e Charles Roberto Fazio.
      O Zoobotânico fica na Avenida São Francisco de Assis, 1000, bairro City Petrópolis. Para visitação e solicitação de mudas, de segunda a sexta-feira, está aberto das 7h às 16h30. Aos finais de semana, para visitas e trilhas, sempre das 7h às 16h, contando o espaço com vigilância monitorada 24h.
      Os agendamentos de visitas podem ser feitos no telefone: (16) 3727-0560 e também no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Saúde registra mais de 100 mil atendimentos nas urgências em 50 dias

 Fachada Alvaro Azzuz original

          A rede municipal de Saúde realizou do dia 1º de janeiro a 19 de fevereiro deste ano, 105.780 atendimentos nas unidades de urgência e emergência. O número representa 12% do total de atendimentos contabilizados em todo o ano de 2023, quando a Secretaria de Saúde prestou o total de 876.057 nas quatro unidades de urgência e emergência (Prontos-Socorros Adulto e Infantil e nas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardim Aeroporto e Anita.
      Somente no Pronto-Socorro Adulto “Dr. Álvaro Azzuz”, foram registrados 46.870 atendimentos nos 50 dias de 2024. Em janeiro, a média de atendimento diário foi de 2.234 pessoas. Em fevereiro, este número saltou para 2.496 procedimentos.
      Até o dia 19, deste mês, foram realizados 25.952 atendimentos na UPA do Jardim Aeroporto e 20.608 na unidade do Anita. A outra parcela é de crianças, que receberam atendimento no PS Infantil “Dr Magid Bachur Filho”, com 12.314.
      De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, esse aumento se deve à procura dos pacientes com sintomas de dengue, uma vez que os casos aumentaram desde o início do ano em todo o país. “Esse aumento indica também que cada vez mais, a população tem recorrido às unidades públicas de saúde para consultas e exames. Por conta da pandemia da COVID-19, muitas pessoas migraram dos planos particulares para o Sistema Único de Saúde (SUS), o que acabou refletindo diretamente nos atendimentos nos serviços públicos”, disse.
      Durante a semana, a segunda-feira continua sendo o dia em que as pessoas mais procuram atendimento médico, seja nos prontos-socorros ou nas unidades de pronto-atendimento.
      Waléria orienta que a população utilize a Atenção Primária, ou seja, as Unidades Básicas de Saúde, onde é possível fazer consultas médicas e check-ups, que auxiliam na prevenção de doenças. “Quando o paciente procura essas unidades com sintomas de doenças sem caráter de emergência, sobrecarrega o sistema”, explicou.
      Como houve um aumento nos atendimentos nas últimas semanas justamente por conta de pacientes com sintomas de dengue, cabe ressaltar que nas unidades de urgência e emergência, a Classificação de Risco é que determina o tempo limite para que o atendimento seja prestado. Após passar por uma triagem, o paciente com sintomas mais graves tem prioridade.

Prefeitura amplia serviços e ações de combate à dengue

 Intensificacao Dengue original

           A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando as ações de combate à dengue, tendo em vista o aumento no número de casos em Franca e em todo o país.
      Dentre as ações, está a ampliação do horário de trabalho dos agentes de controle de vetores, que estenderam a carga horária após às 17 horas, para encontrar mais moradores em suas casas. Já foi realizado o primeiro “fumacê” nos bairros Vila Scarabucci e Jardim Ângela Rosa e o cronograma das novas nebulizações será cumprido assim que as chuvas diminuírem.
      A Secretaria de Saúde também passou orientações aos funcionários das unidades de urgência, incluindo os Prontos-Socorros e UPAs para que identifiquem os pacientes com sintomas de dengue, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
      Além disso, neste sábado, 24, a Vigilância fará o segundo 'Arrastão da Dengue'. Desta vez, será em bairros da Região Leste, como Jardim Brasilândia, Paulistano e Residencial Flamboyant. Serão recolhidos materiais que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença, como vasilhas, latas, garrafas, pneus, entre outros.
      A Prefeitura solicita a colaboração e o apoio da população para o combate à doença. Cada morador precisa fazer sua parte e para retirar vasilhas, vasos de plantas, ralos e calhas para eliminar os criadouros.
Números
      Nesta terça-feira, 20, a Vigilância confirmou que há 582 casos positivos da doença. Também foi registrado o primeiro óbito por dengue no município. Trata-se de um homem de 44 anos, que residia na Região Norte. O paciente, que apresentava comorbidades e fazia uso de medicamento contínuo, passou por atendimento no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz” e no dia 26 de janeiro, evoluiu a óbito. O Instituto Adolfo Lutz analisou as amostras de material do paciente e confirmou a morte por dengue.

Conselho do Meio Ambiente destina equipamentos para Polícia Ambiental

 Equipamentos Policia Ambiental original

          O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico de Franca (COMDEMA), juntamente com a Secretaria de Segurança, entregaram 3 computadores e 3 monitores para Polícia Ambiental, adquiridos com recursos do Comdema.
      Os equipamentos serão utilizados para compilar dados de autos de infração, planilhas e outros trabalhos desenvolvidos pela Polícia Ambiental, que requerem programas específicos para o cruzamento de dados dos mapas e imagens de alta precisão.
      De acordo com o comandante da Polícia Ambiental de Franca, Deivid Gabriel de Melo, essa doação é muito importante e vai tornar as ações da corporação mais produtivas. “Isso mostra também uma preocupação do município em auxiliar o trabalho da policial, uma vez que atuamos com muitos dados, planilhas, autos de infração, dados pesados e isso exige um computador bom”, disse.
      O presidente do conselho, Kaique Souza Pedaes, ressaltou a importância do fortalecimento e financiamento dos órgãos de fiscalização ambiental do município. “A fiscalização ambiental, feita pela Polícia Ambiental, feita também pela Guarda Civil Municipal é muito importante para fortalecer essas ações na nossa cidade. Dentre os objetivos do Comdema, um deles é financiar projetos de fiscalização ambiental”.
      Recentemente o conselho financiou equipamentos de comunicação digital para a Guarda Civil, que irão auxiliar no trabalho entre os agentes que estão nas ruas com a central, dando mais agilidade as ações.
Comdema
      É um órgão colegiado consultivo, deliberativo e controlador da política ambiental, encarregado de assessorar o poder público em assuntos referentes à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente para um desenvolvimento sustentável no município.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais