Notícias
Saúde inicia inscrições para o Programa Residência Médica
Obras na rotatória do São Joaquim em andamento
As obras na rotatória do bairro São Joaquim/ Distrito Industrial continuam nesta semana, sendo executadas pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca).
Até o momento, já foram feitas as demolições e guias do trecho da avenida Santos Dumont, sentido avenida Rio Branco, do lado direito e esquerdo. Está sendo preparado para o asfaltamento desse trecho, com o alargamento da pista, com uma faixa adicional de rolamento, o que vai facilitar o fluxo de tráfego.
Também já foram instaladas as guias na esquina da avenida Santos Dumont e a poda de algumas árvores na avenida Rio Amazonas. Em um dos trechos da Rio Amazonas, está prevista a demolição e a construção das novas guias, a partir da próxima semana, com a preparação para receber pavimentação.
As demais intervenções, envolvendo mudanças nos sentidos de ruas do São Joaquim, serão feitas após a conclusão dos serviços. Entre elas, está a Avenida Elias Abrão, que seguirá com o mesmo sentido dos dois lados, rumo ao bairro, e mudanças na rua Carmen Ortiz, entre outras.
A Secretaria de Segurança orienta aos motoristas que fiquem atentos às obras e procurem rotas alternativas.
Pista de skate da Praça da Juventude passa por revitalização
A Praça da Juventude, localizada no Jardim Redentor, recebeu mais um investimento nesta semana. Está sendo realizada a revitalização da pista de skate para que os usuários possam executar suas manobras com segurança e em uma estrutura totalmente reformada.
As obras estão sendo feitas pela Liga de Chacrobol, entidade que toma conta do espaço após chamamento e monitoradas pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). Esta manutenção termina na sexta-feira e a pista já será liberada para o público neste sábado, 16.
A ação faz parte de uma série de melhorias promovidas pela FEAC em espaços públicos, onde ocorre a prática de esportes. Uma das próximas pistas de skate que deverá receber os mesmos reparos nos próximos dias é a do Complexo Poliesportivo. Posteriormente, será seguido um cronograma de execução de obra e melhorias.
Outros espaços
Além da pista de skate da Praça da Juventude, a FEAC está fazendo a troca de redes, melhoria na iluminação e pintura das quadras do Complexo Poliesportivo. No final de semana, nos dias 16 e 17 de dezembro, ocorrerá o Projeto Graffiti nos vestiários do espaço, proporcionando arte e cultura.
Festival de Natal leva público ao Centro; veja a programação
A primeira noite do Festival de Natal, realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) em parceria com a Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), levou grande público à praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.
Os presentes puderam assistir a uma apresentação do DuoVox, do projeto ‘Música ao Alcance de Todos’, parceria da FEAC com o Instituto Três Colinas. Depois, o público conferiu a Cantata de Natal, com viola e violão. O entorno da Concha Acústica ficou lotado e cadeiras foram colocadas para que o público pudesse assistir as apresentações.
Nesta quinta, 14, o ‘Música ao Alcance de Todos’ traz a dupla Vítor e Eduardo ao festival, a partir das 18 horas. O projeto Pindorama começa às 19 horas e, por último, às 20 horas, um tributo à banda Beatles será feito pela Orquestra Experimental do Colégio Pessoa.
A sexta-feira, último dia de evento, contará com o Projeto ‘Brincando com a Música’, às 18h30, e Thiago Bertoloni, também do ‘Música ao Alcance de Todos’. “É uma forma de prestigiar os artistas e os alunos das escolas da nossa cidade. Acredito que este festival entrou para o calendário da cidade. Estamos muito felizes e já preparando várias atrações culturais para a comemoração dos 200 anos de Franca também”, disse Mateus Caetano, presidente da FEAC.
Para assistir às atrações do Festival de Natal, basta chegar à praça central nos horários indicados. A entrada é gratuita.
UAB abre inscrições para curso de Técnico em Administração
A UAB (Universidade Aberta do Brasil) está com inscrições abertas para o curso de Técnico Subsequente em Administração, na modalidade à distância. São 25 vagas para o polo de Franca, que fica no Colégio Champagnat.
Para participar, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio e realizar a inscrição pelo link https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/institucional-geral/6100-processo-seletivo-2024-1-semestre-ead-ok até o dia 26 de janeiro. A adesão é gratuita.
Após este prazo, ocorrerá a seleção dos alunos. O critério de escolha será por sorteio, no dia 31 de janeiro, às 10 horas, e o resultado será divulgado no mesmo dia a partir das 14 horas. O edital, na íntegra, está disponível no link https://portal.ifsuldeminas.edu.br/attachments/article/6111/Edital%20251_2023%20-%20T%C3%A9cnico%20Subsequente%20EaD%202024_1.pdf.
Os candidatos que tiverem dúvidas podem procurar atendimento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do telefone (35) 3449-6189.
Formatura do PROERD é marcada por música e entrega de certificados
A EMEB Frei Lauro de Carvalho Borges realizou na última quarta-feira, mais uma cerimônia de formatura dos alunos que fizeram o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Uni-facef. Contabilizando terça e quarta-feira, 104 alunos receberam seus diplomas e tiveram apresentação musical.
Esta formatura faz parte de um trabalho realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar. Cerca de 360 alunos estão recebendo certificados e participando das cerimônias.
Além dos alunos da EMEB Frei Lauro, houve entrega dos diplomas na última terça-feira, na EMEB César Augusto de Oliveira. Participaram 77 estudantes que assistiram a uma apresentação musical.
As formaturas serão encerradas nos dias 18 e 19 de dezembro, com a entrega de diplomas a 180 alunos da EMEB Sueli Contini Marques.
PROERD
O programa tem como objetivo atuar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes, desenvolvendo nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade; além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões que podem incentivar o uso de entorpecentes, através de palestras e aulas de conscientização.