Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Ação conjunta fiscaliza ferros velhos, sucatas e recicláveis

 WhatsApp Image 2021 12 01 at 08.41.57
     Dando continuidade ao trabalho preventivo, que objetiva identificar produtos de furtos comercializados de forma irregular, mais uma vez, foi realizada uma operação conjunta nesta terça-feira, envolvendo equipes da Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária, com o suporte da Polícia Militar. Percorreram diversos locais, vistoriando e fiscalização instalações de ferros velhos, sucatas e recicláveis da cidade.
     As equipes foram divididas em duas frentes e fiscalizaram 12 locais em bairros das regiões  Norte, Oeste, Noroeste.
     Num dos locais visitados, na av. Alberto Pulicano, Distrito Industrial, houve a apreensão de 50 metros de fios de telefonia. As partes foram conduzidas à Polícia Judiciária, por apreensão e os responsáveis responderão medidas pertinentes na Justiça. Foram lavradas duas multas, sendo uma pela Guarda Civil e outra pela Vigilância Sanitária. Na mesma região Oeste, na rua Almirante Barroso, Jardim Dermínio, foi feita uma notificação da Vigilância Sanitária para  fins de regularização.
     Nas ruas Major Moura Mattos, na Vila Rezende e na Joaquim Neves, Chácaras São Paulo, a Vigilância formalizou dois TACs (Termos de Ajustamento de Conduta), concedendo um prazo para que os responsáveis providenciem a regularização, diante da documentação apresentada. 
     Já em abordagem na rua Paulo Archeti, Chácaras São Paulo, foram lavradas multas pela Vigilância e Guarda Civil, já que o responsável não tinha qualquer documentação. 
     Ainda nas Chácaras São Paulo, na rua Cláudio Poppi, foi constatada a invasão de uma área, porém o morador não foi encontrado no local e a Vigilância fará nova diligência.
     No Jardim Tropical, na rua Moacir Falaguasta, a Vigilância formalizou um Termo de Ajuste, concedendo prazo para regularização. No mesmo bairro, na av. Margarida Fornazier Cardoso, o depósito de sucata foi interditado pela Vigilância Sanitária, com aplicação de duas multas, uma da Vigilância Sanitária e outra na Guarda Civil Municipal.
     Outras três vistorias foram feitas, sem constatação de irregularidades, nos Jardins Portinari e Jardim Vera Cruz. Na mesma região, na av. José Lopes Ribeiro, Jardim Luíza,  um depósito de recicláveis foi interditado pela Vigilância, com aplicação de duas multas. 

Torneio de Basquete Master homenageia Robertão

WhatsApp Image 2021 11 30 at 13.07.53 
     O ex-pivô do Franca Basquete, Roberto José Corrêa, falecido em setembro, será homenageado neste sábado, 4 de dezembro, com o Torneio de Basquetebol Master denominado ‘Robertão Eterno’, idealizado pela FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura). O evento terá como local o ginásio Pedrocão, com início às 8h e previsão de término às 13h.
     De acordo com os organizadores, estão sendo disponibilizadas 35 vagas para quem desejar se inscrever, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até às 23h59 desta quinta-feira, dia 2.  Será uma oportunidade única de reverenciar um atleta, que fez história com a camisa do Franca Basquete, no período em que defendeu a equipe da cidade.

FEAC realiza último Passeio Ciclístico Noturno do ano

 DIP 9613 copiar
      A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) promove nesta quarta-feira, a 13ª e última edição do Passeio Ciclístico de 2.021, com saída do Complexo Poliesportivo, às 19h. Serão percorridos 16 km, passando pela rua Alfredo Tosi; avenidas José Moraes Pereira e Carlos Roberto Haddad, após o pontilhão da rodovia, onde os ciclistas entrarão nas avenidas Emílio Paludeto e São Vicente, até o final do bairro Residencial Zanetti. Depois farão o retorno para o Poliesportivo.  
      Aos participantes, a orientação é para que utilizem máscara e procurem manter o distanciamento físico, especialmente, durante a concentração, às 19h. Além disso, é importante que os ciclistas procurem transitar sempre do lado direito, observando as áreas de segurança e indicações das equipes de apoio para maior segurança de todos os participantes.
     Este foi um projeto iniciado pela FEAC, em parceria com a Prefeitura, onde o objetivo é incentivar a prática esportiva a todos os participantes e interessados. Em média, são 200 pessoas participando, frequentemente, dos passeios semanais. Após esta pausa, devido ao recesso de fim de ano, as atividades retornarão em janeiro de 2.022. 
 

Prefeito apresenta projetos para regularização de construções

 DSC 1232
     O prefeito Alexandre Ferreira apresentou no final da manhã desta segunda-feira, 29, durante cerimônia no Gabinete, que contou com a presença de vereadores e secretários municipais, o projeto de lei para a regularização de construções, como instrumento de outorga onerosa. 
     A proposta assinada pelo prefeito, que foi protocolada na Câmara Municipal para apreciação dos vereadores, permite a regularização de construções, que estão em desconformidade com os limites urbanísticos estabelecidos na legislação vigente.  Atualmente, não é possível adequar as “ampliações não aprovadas” e a legislação, em vigor, determina demolir os imóveis nestes casos. 
Ferreira explicou que são consideradas pela legislação atual, construções irregulares, àquelas cuja licença foi expedida pela Prefeitura, porém executada total ou parcialmente, em desacordo com o projeto aprovado e as clandestinas, com as obras realizadas sem a licença do município. 
     Pela nova proposta, poderão ser regularizadas, exclusivamente, as construções irregulares ou clandestinas concluídas ou iniciadas até o dia 31 de dezembro de 2.020 e que tenham infringido os parâmetros urbanísticos de recuos, afastamentos, taxa de ocupação e número de pavimentos. 
     O prefeito ressaltou ainda que para as construções de até 140 m², o projeto de lei prevê a isenção dos custos da Outorga Onerosa para a regularização dos imóveis. A estimativa é atender a cerca de 20 mil construções, cujos proprietários não tenham condições de arcar com os valores para a regularização de seus imóveis. "São pessoas que lutaram para ter sua casa ou para aumentarem um cômodo, por exemplo, mas que não seguiram projetos técnicos ou fizeram as obras com autorização da Prefeitura. E, quando tentam vender ou receber o imóvel, como herança, por exemplo, enfrentam dificuldades por não terem a documentação necessária", disse.
     A outorga onerosa para efeito de regularização de edificação será calculada, tendo como base a UFMF (Unidade Fiscal do Município de Franca), que este ano tem o valor de R$ 64,78. Desta forma, a tabela prevê a isenção da cobrança para construções até 140m2, acima de 140 a 200 metros quadrados - 1UFMF por metro quadrado e, assim por diante, de acordo com o tamanho do imóvel, atingindo até 10 UFMF por m2, para construções acima de 500 m2.  Os interessados na regularização de suas construções, deverão protocolar o pedido até 360 dias, após a publicação desta lei, exceto para as construções de até 140 m2, que poderão fazer a solicitação a qualquer tempo. 
     A nova proposta determina também que, nos casos de afastamentos lateral ou de fundos, quando possuírem aberturas a distâncias inferiores a 1,50 m, o proprietário deverá apresentar, por escrito, a anuência dos vizinhos lindeiros titulares do imóvel, manifestando concordância com a regularização.
 
 
Outros projetos
     Durante a cerimônia, o prefeito Alexandre Ferreira destacou também que o projeto, que institui o Novo Código de Edificações, terá a primeira votação pelo Legislativo nesta terça-feira e, aprovado, em segunda votação, nos próximos dias, irá modernizar a legislação, que completou 53 anos e possibilitar agilidade na aprovação de projetos e Habite-se. Dentre as inovações, destaques para a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários. A observação da Infraestrutura estará mais afeta aos itens de bem comum, como recuo das construções, áreas de drenagem e acessibilidade. "Por meio do Novo Código de Edificações, teremos uma facilidade maior na aprovação dos projetos e vai possibilitar que o munícipe construa a sua casa do jeito que deseja", comentou.  
     Segundo o prefeito, são várias medidas e projetos para agilizar a aprovação de projetos da construção civil, gerando emprego e renda, fortalecendo a economia da cidade. Outro projeto destacado por Alexandre Ferreira é o Programa "Aprova Digital", que trata da instalação do sistema informatizado para a apresentação de projetos na Secretaria de Infraestrutura, permitindo o acesso on-line aos interessados. Um treinamento com a equipe da secretaria foi iniciado nesta segunda-feira para a operacionalização do sistema. 
     O chefe do Executivo destacou também a importância dos profissionais responsáveis técnicos, sejam engenheiros e arquitetos, desenvolverem os projetos, de acordo com o que determina a legislação e as normas técnicas, evitando a reprovação e a devolução dos mesmos para correção. Como exemplo, Ferreira informou que, no período de 1º de janeiro a 30 de setembro, foram protocolados na Prefeitura, 7.945 projetos, com uma média de 209 projetos por semana, entre construções e pedidos de Habite-se ou carta de ocupação. Desta quantidade, 60,38% dos projetos foram devolvidos para adequações, sendo 6, a cada 10 propostas apresentadas. Além disso, o Aprova Digital vai permitir que o proprietário do imóvel possa ser informado, on-line, sobre o estágio de seu projeto, se foi aprovado ou apresenta pendências, facilitando que o profissional técnico ofereça um serviço de mais qualidade e transparência para o seu cliente.
     O prefeito Alexandre Ferreira também comentou sobre o Programa de REURB (Regularização Fundiária Urbana)  do Parque Vicente Leporace, instituído pelo decreto municipal 11.359, de 23 de novembro de 2.021, que vai permitir a regularização do conjunto habitacional do Leporace.  "São projetos importantes que vão impactar, diretamente, na vida das pessoas, principalmente, as que mais precisam, melhorando a qualidade de vida delas", ressaltou Ferreira.

Saúde prossegue com imunização contra a Covid em UBS

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19, da Secretaria de Saúde, prevê para esta terça-feira, 30, a aplicação da primeira dose para as pessoas, na faixa etária de 12 a 17 anos, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, das 07h30 às 16h.
     A Secretaria de Saúde informa que os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19, além de um documento de identidade com foto. 
 
 
1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
     A primeira dose para as pessoas, que tenham 18 anos ou mais, estará disponível, nesta terça-feira, na UBS Progresso, das 07h30 às 16h.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
    Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta terça-feira, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta terça-feira, nas UBS Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Horto, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, na UBS Progresso.
 
 
3ª Dose 
     Para esta terça-feira, 30, as pessoas que tenham 18 anos ou mais (que tenham intervalo de 5 meses da segunda dose) e imunossuprimidos com 18 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose com 28 dias) poderão receber a terceira dose, nas UBSs Santa Clara, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto 3, Estação, Guanabara e Luíza, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a apresentação de um documento de identidade com foto, o cartão para comprovação do recebimento das duas doses, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2021 11 29 at 15.43.42
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Para terça-feira, 30, estarão disponíveis as UBS São Sebastião, Aeroporto 1, Santa Terezinha, Planalto, Paulistano, Leporace e Paulista, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Venda Legal, prazo para ambulantes irregulares é estendido até fim de dezembro

 WhatsApp Image 2021 11 30 at 09.06.46
     Atento as solicitações apresentadas por 13 comerciantes informais, que atuam no Mercado Popular Urbano (MPU), na Praça Dom Pedro I, em frente à Santa Casa, o prefeito Alexandre Ferreira anunciou nesta segunda-feira, a ampliação até o dia 31 de dezembro deste ano, do prazo para que continuem trabalhando. Mesmo com todas as oportunidades oferecidas pela Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, dos 116 comerciantes cadastrados estes 13 não conseguiram atender as exigências da legislação e deveriam desocupar seus espaços até o final desta semana.
     Com essa decisão adotada, onde o prefeito levou em consideração as solicitações de cada família que, ao longo do ano, foram impactadas pela pandemia, possiblitará a ampliação do prazo para a autorização de suas atuações até o dia 31 de dezembro, para que continuem trabalhando e aproveitando o movimento de final de ano. A partir dessa data, não haverá mais prorrogação de prazos, onde deverão retirar os seus pertences, liberando os espaços.
     Àqueles que conseguirem se formalizar dentro do que estabelece a legislação, continuarão tendo o suporte da Prefeitura, com cursos, capacitações e até recursos, por meio do Banco do Povo Paulista.  As benfeitorias de acessibilidade, na praça e adjacências, com a instalação de sanitários, troca de piso, também foram transferidas para o começo de janeiro, a partir do dia 5. A ideia é revitalizar, urbanisticamente, esses espaços garantindo um ambiente mais acolhedor à população. A comercialização nos calçadões não será permitida e a Vigilância Sanitária já notificou as pessoas, que trabalham nesse formato.
 
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais