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Desenvolvimento

Prefeito acompanha ações do "Programa Minha Chance Jovem"

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     O prefeito Alexandre Ferreira acompanhou na tarde desta segunda-feira, 25, na sede da Fatec (Faculdade de Tecnologia), as aulas do primeiro curso de capacitação destinadas aos 29 adolescentes, com idade a partir de 16 anos, atendidos pelo Programa "Minha Chance Jovem". 
     Os cursos, que serão realizados em parceria com a Fatec, vão abordar os temas 'Mídias Digitais', 'Marketing Pessoal' e 'Informática Atendimento Pessoal', com aulas de segunda a quinta-feira, das 14 às 17h, até o dia 10 de dezembro, onde os jovens irão receber o vale-transporte, lanche no horário de aula, material do curso, reforço escolar e atividades de esportes e lazer. Além desses benefícios, os alunos terão direito a um auxílio de R$ 300,00, por um período de até quatro meses, que será pago, mediante a frequência do jovem à escola e no curso de qualificação e aprendizagem.
     O Programa "Minha Chance Jovem" foi criado pela Prefeitura, após o Serviço de Abordagem Social, identificar 195 situações de exploração de trabalho infantil, principalmente, nos semáforos de avenidas da cidade e consiste num conjunto de ações para o enfrentamento a essa situação, envolvendo as secretarias de Ação Social, Educação, Saúde, Desenvolvimento, Esporte e Cultura. 
     Durante a visita, o prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que o trabalho infantil não é apenas uma questão social e de responsabilidade só da Prefeitura. É preciso ter a participação da sociedade e de outros órgãos. "O que compete à prefeitura está sendo feito. Estamos buscando soluções para oferecer a esses adolescentes, educação de qualidade, capacitação e treinamento para que eles possam ser direcionados ao mercado de trabalho no momento certo, além da melhoria da qualidade de vida para todos e suas famílias", comentou. 
     Ferreira também destacou o Programa "Primeira Chance", que está atendendo a 70 pessoas, na faixa etária de 14 a 22 anos, com jornada de trabalho de 20 a 30 horas semanais nas repartições municipais, cumprida paralela a realização do curso de Auxiliar Administrativo, ministrado pelo CIEE, responsável pela formação técnico-profissional durante o contrato dos aprendizes, por um período de até dois anos. A remuneração será de meio salário mínimo, o que equivale a R$ 550,00, acrescida dos vales alimentação e transporte.

Boletim econômico registra criação de mais de 9.300 empregos e 1.360 novas empresas neste ano

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       A 7ª edição do Boletim Econômico divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento, referente ao mês de setembro, apontou o saldo positivo de 1.724 pessoas trabalhando com carteira assinada, atingindo o saldo acumulado de 9.304 francanos com registro em carteira, desde janeiro deste ano, puxados pela indústria com 5.326 postos abertos, sendo 4.313 vagas para o setor calçadista, o que representou um crescimento de 26,66%. Na sequência, aparecem a construção civil, que apontou uma evolução de 19,62%, além dos setores do comércio e serviços, com um aumento próximo a 6%, áreas que foram beneficiadas pela retomada econômica, identificada nos últimos meses, em razão do avanço da vacinação e redução de casos e mortes na cidade, por Covid-19 e em todo país.
      Os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostraram que Franca alcançou a marca de 92.941 trabalhadores ativos com carteira assinada, neste ano.
      O levantamento apresentou ainda que, segundo dados da Jucesp Franca (Junta Comercial do Estado de São Paulo), neste ano, foram abertas 1.363 novas empresas, sendo que em setembro, foram formalizadas 19 delas, acumulando um saldo positivo de 297 empresas ativas, em 2021, sem considerar o saldo dos Empreendedores Individuais. Analisando as aberturas pelo MEI (Empreendedor Individual), são mais 300 novas empresas, em média, por mês, que atualmente representam em torno de 50% de todas empresas ativas no município. Até o final de setembro, os empreendedores individuais ativos, em Franca, somam 28.967.
      Em 2021, mesmo com a recuperação do setor industrial calçadista nas exportações, que já supera todo o valor de 2.020, o café permanece à frente entre os itens mais exportados pelo município. Resultado que mostra a força do agronegócio cafeeiro na cidade e toda região.  Outros produtos da indústria local e agronegócio, que se destacaram nesses últimos três anos, superando o valor de US$ 1 milhão em exportações foram cosméticos, vestuário e soja. 
      A sétima edição do Boletim Econômico, disponível para acesso pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=9607:boletim-economico-outubro , apresenta ainda os principais indicadores relacionados às questões macroeconômicas, que interferem diretamente nas medidas adotadas pelo gestor público e do empreendedor local que, consequentemente, impactará diretamente a análise e apresentação de indicadores de projeções futuras de emprego, renda e arrecadação municipal, principalmente, em momento de retomada econômica pós-pandemia.
      A Secretaria de Desenvolvimento disponibiliza a Sala do Empreendedor com atendimento especial voltado às orientações para a formalização de microempreendedores individuais, suporte para a obtenção de inscrição municipal e a emissão de notas fiscais de serviços eletrônica.  O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, no térreo do prédio da Prefeitura.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9831 e 9832.

Convocados pelo programa Bolsa Trabalho começam a validar o benefício

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     O programa Bolsa Trabalho, lançado em agosto, deste ano, pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, disponibilizou para a população francana, 80 vagas para as pessoas acima de 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os beneficiados, além da participação em cursos de capacitação profissional gratuitos, através da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 535,00, por um período de cinco meses, condicionado a frequência, desempenhando atividades de trabalho, nos órgãos públicos municipais por 4 horas diárias e 5 dias por semana.
     A convocação dos 80 contemplados foi realizada no mês de setembro, onde compareceram, 50 pessoas para validarem o benefício.  
     A partir de segunda-feira, os beneficiados iniciarão as atividades de trabalho em várias secretarias municipais e dentre as funções exercidas, estão as de serviços gerais ou administrativas, escolhidas pelos próprios beneficiários, através do preenchimento de um formulário. 
     Em média, os beneficiários do programa apresentam a faixa etária entre 20 e 50 anos de idade e poderão, durante este período, acessar os cursos disponíveis pelo Estado. 
     O Programa Bolsa Trabalho tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional  e renda aos cidadãos, em situação de vulnerabilidade social, além de conhecimento e especialização nas áreas de  atuação de trabalho. 

RetomaSP disponibiliza vários serviços e atendimento ao público

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     A quarta edição do Retoma SP acontece nesta terça-feira,5, das 8 às 16h, na Praça Central Nossa Senhora da Conceição. Este é um evento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Governo do Estado de São Paulo, que conta com o apoio da InvestSP, Agência Estadual de Promoção de Investimentos e Competitividade, em parceria com a Prefeitura de Franca.
     Neste mutirão, serão prestados diversos tipos de atendimento e serviços de qualificação, investimentos, emprego e renda para trabalhadores, desempregados, estudantes e pequenos empreendedores, que necessitam de auxilio, principalmente, neste momento de retomada da economia. 
     Para suporte a estas pessoas que necessitam dos serviços, estarão reunidos unidades estaduais como o Poupatempo (serviços digitais),  Mutirão do Emprego (com apoio do PAT), Banco do Povo, Empreenda Rápido (incluindo Empreenda Mulher), Cursos Novotec e Via Rápida, Bolsa do Povo (incluindo Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, SP Acolhe e Vale Gás), serviços da JUCESP, SEBRAE-SP,  Produtos Técnicos FDE, encaminhamento profissional para PCDs (Pessoas com Deficiência) com Meu Emprego - Trabalho Inclusivo,  crédito no DesenvolveSP, orientação e ofertas InvestSP, além de universidades, como Unesp e Univesp. 
     Além destes, estarão presentes no evento o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia e Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, participando do cerimonial de abertura, previsto para às 9h30. 
     Para os interessados em prestigiar o evento, será necessário o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com o uso de máscara de proteção durante o período de permanência no local, distanciamento social e aferição da temperatura. Será necessário a apresentação do cartão de vacinação, físico ou digital, com acesso pelos aplicativos do Poupatempo ou ConecteSUS. 

Curso de Auxiliar Administrativo para PCD começa nesta terça-feira

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     A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo, inicia nesta terça-feira, 5, o curso on-line e gratuito de auxiliar administrativo para a capacitação profissional dos PCDs (Pessoa com Deficiência), que foi oferecido em todo o Estado, principalmente, para os que estejam desempregados ou tenham baixa renda. Ao todo, em Franca, foram selecionadas 11 pessoas, que terão acesso a este curso profissionalizante. 
     Esta ação faz parte do Programa de Empregabilidade de São Paulo “Meu Emprego Inclusivo”, cuja a intenção é incluir as pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Este curso irá capacitar o aluno para realizar atividades de rotina administrativas, organização de documentos e apoio logístico no ambiente de trabalho da empresa, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade. 
     Com duração de 12 dias, de segunda a sexta-feira, as turmas foram divididas em horários que atendam as necessidades especiais de cada aluno para melhor aproveitamento do curso, sendo no período da manhã, das 9h às 13h10 para os deficientes visuais, obtendo acessibilidade, por meio de áudio descrição dos conteúdos. À tarde, no horário das 13h às 17h10, serão os deficientes intelectuais, onde se sugere o auxilio de algum responsável para acompanhamento das aulas. O período noturno será das 18h às 22h10 para os deficientes auditivos, tendo um intérprete de libras além, de uma turma extra para os deficientes físicos. O certificado de conclusão de curso será disponibilizado para os que obtiverem acima da frequência mínima de 75% nas aulas.
     Os francanos selecionados receberão através do e-mail cadastrado, o link para acesso remoto das aulas, que será dentro da plataforma Google Classroom. 
 

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