A Prefeitura disponibilizou na última semana, as informações retratando o panorama da economia no âmbito local e nacional e seus impactos, com indicadores positivos no tocante ao emprego e abertura de novas empresas.
A 10ª edição do Boletim Econômico, que pode ser consultada pelo site da Prefeitura (https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=9898:boletim-economico-dezembro), apresenta de uma forma simples e objetiva, os principais indicadores relacionados às questões macroeconômicas, que interferem diretamente na tomada de decisão do gestor público e do empreendedor local que, consequentemente, impactará diretamente a análise e apresentação de indicadores de projeções futuras de emprego, renda e arrecadação municipal. Todos os dados foram pesquisados em fontes oficiais, com análise e considerações voltadas ao perfil econômico local.
A situação do desemprego apresentou um considerável recuo, de 12,6% no período, que correspondeu ao terceiro semestre deste ano, baseado em dados do IBGE.
Ainda a nível nacional, as informações atualizadas até outubro, mostram que o país registrou um saldo de 253 mil novos postos de trabalho, alcançando 2,65 milhões de saldo em 2021. Em nosso município, com sua economia baseada na indústria calçadista, essa situação se repete, registrando um sensível aumento no saldo de empregos em 2021, chegando a 11.331 novos postos de trabalho. Existe no entanto, a previsão de queda no PIB (Produto Interno Bruto), com base nos últimos relatórios da Focus, para 4,65.
A produção industrial de outubro, em todo o país, permaneceu abaixo do período pré-pandemia (02/2020). Na comparação com outubro de 2020, a queda chega a 7,8%. Apesar disso, a indústria acumula alta na produção de 5,7%, no ano e no período de 12 meses, de acordo com relatórios do Banco Central do Brasil.
Mais empresas e empregos
Franca contabilizou em novembro, um saldo positivo de abertura de 29 empresas, com base em informações da Jucesp (Junta Comercial), acumulando um saldo positivo de 340 empresas ao longo do ano, sem considerar os casos de Empreendedores Individuais. Analisando as aberturas pelo MEI (Empreendedor Individual), são mais 300 novos MEIs em média por mês, que atualmente representam em torno de 50% de todas empresas ativas no município.
Isso impacta também na geração de empregos, segundo o CAGED, com mais de 11 mil novas oportunidades criadas. No tocante aos empreendedores individuais ativos, em Franca, eles chegam a 29.595. O saldo de admissões e demissões de empregos na cidade, dados de outubro último, foi positivo de 974 contratações, chegando a um estoque total até aquele mês, de 93.129 trabalhadores ativos na cidade e com carteira assinada. Isso resultou em um saldo total acumulado chegando a 11.331 trabalhadores contratados.