Email  

Desenvolvimento

IMPERA realiza a Semana Global do Empreendedorismo

WhatsApp Image 2021 11 12 at 16.35.09 
      A Secretaria de Desenvolvimento, através da IMPERA (Incubadora de Empresas e Projetos de Base Tecnológica), promove a Semana Global do Empreendedorismo, a partir desta segunda-feira, 15 até o próximo dia 19.  Este evento contará com palestras, oficinas e mesa redonda, diárias, para capacitar, inspirar e conectar os empreendedores. Promovido em mais de 130 países durante este mês, o evento busca fortalecer a cultura empreendedora, através de atividades e abordagens de suas temáticas para capacitação. 
      Diante disto, a IMPERA reúne vários profissionais como advogados, psicólogos, gestores, designers, engenheiros, publicitários, administradores e outros que, voluntariamente, irão compartilhar conhecimentos e experiências na área. São 30 vagas para cada atividade, que será realizada, presencialmente, na sede da IMPERA, que fica na rua Major Mendonça, 1659, Cidade Nova. 
     Os interessados em participar do evento, poderão se inscrever no site da Prefeitura, pelo Programa “Caminho para o Emprego”, disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml ou diretamente pelo endereço https://linktr.ee/impera.franca .
     A Impera tem como objetivo potencializar os projetos das empresas que são recrutadas e selecionadas, semestralmente, com a intenção de inovar em qualquer fase, seja de desenvolvimento, lançamento ou consolidação no mercado. Neste período de imersão, são oferecidas consultorias, capacitações técnicas, além de apresentações a investidores, parceiros no mercado especializado e aplicação de networking. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 99974-5209

     Confira abaixo a programação da Semana do Empreendedorismo: 


Segunda-feira (15/11)
 
10h – Palestra: “A importância dos Contratos Sociais e dos Acordos de Sócios”
Convidado: Carlos Eduardo Silva Júnior  

 
18h – Mesa-Redonda: “Gestão de Pessoas: home office e modelo híbrido de trabalho”
Convidados: Karina Passos e Diego Alves
 

Terça-feira (16/11)
 
10h – Palestra: “Gestão empresarial - métodos de controle”
Convidado: Lucas Pit Ribeiro 
 
16h – Oficina: “Metaverso e Realidade Aumentada”
Convidado: Fábio Garcia -  Material necessário p/ participar: notebook com o software Blender instalado (gratuito - www.blender.org/download/).
 
18h – Mesa-Redonda: “A importância das redes sociais no e-commerce”
Convidados:  Lucas Kalango,  Rafael Lira e William Israel 

 
Quarta-feira (17/11)
 
10h – Palestra: “Inovação e empreendedorismo: como virar a chave”
Convidado: Victor Barbieratto 

16h - Oficina: “Descomplicando a impressão 3D”
Convidado: Eduardo Borges
 
18h – Mesa-Redonda: “Revolução Digital - a Tecnologia 4.0 e seus serviços”
Convidados: Guilherme Artiles e Robinson Idalgo
 

Quinta-feira (18/11)
10h – Palestra: “Você não é empreendedor se...”
Convidado: Zanone Neto 
 
18h – Mesa-Redonda: “Empreendedorismo como propósito de vida”
Convidados: Mario Arias Martinez  e Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha 
 
Sexta-feira (19/11)
 
10h – Palestra: “Negociação e Vendas: os pilares para o sucesso comercial”
Convidado: Fabiano Torres 
 
18h – Mesa-Redonda: “Branding - o poder da marca”
Convidados: Felipe Martí  e Vinícius Campos 

Prefeitura abre licitação para Expoagro 2.022

DSC 8666 
     A Prefeitura publicou na edição desta sexta-feira, 12, do Diário Oficial do Município, o edital de abertura da concorrência pública, que prevê a contratação de empresa especializada para a organização, produção, realização, administração e logística de eventos da parte artística da 51ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Franca).
     Conforme determinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, durante o período de 19 a 29 de maio de 2.022, a empresa vencedora deverá oferecer o mínimo de quatro shows artísticos, sendo um gratuito para a população e um show gospel. Os artistas escolhidos pela empresa deverão ser consagrados pela crítica especializada ou pela opinião pública, devendo a referida escolha ser aprovada pela Comissão Especial de Licitação. Como critério de aceitabilidade dos shows artísticos, se observará a projeção “internacional, nacional, local e seguimento musical das atrações contratadas”.
     As propostas das empresas participantes deverão ser entregues até às 9h, do dia 16 de dezembro, na sala 3, da Assessoria de Procedimentos Licitatórios (prédio da Prefeitura), impreterivelmente, sob pena de não participação no certame. 
     O vencedor da concorrência poderá montar palco, camarotes, arenas, arquibancadas e áreas vips para a realização dos shows artísticos, comercializar com, exclusividade, espaços publicitários com seus patrocinadores e áreas para a instalação de estandes comerciais, bares e lanchonetes, além da instalação de parque de diversões.
     O edital prevê ainda que a cobrança de ingressos para a entrada nos shows artísticos deverá ter o valor limite máximo de R$ 20,00, para a pista. "Estamos retomando a Expoagro. Uma festa tão esperada, com shows e exposição de animais, bem organizada, com preços populares para que a população possa ter lazer e levar a sua família, de forma segura e tranquila", comentou o prefeito.
     Segundo Alexandre Ferreira, uma comissão especial de licitação, nomeada pela Portaria 314, de 28 de outubro, deste ano, presidida pela secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, ficará responsável pelo acompanhamento de todo o processo licitatório para analisar, classificar e julgar as propostas apresentadas. 
     As empresas participantes deverão agendar no Parque Fernando Costa, uma visita técnica para verificar as condições locais, onde serão realizados os shows artísticos da Expoagro, permitindo aos interessados colher as informações e subsídios, que julgarem necessários para a elaboração da proposta. O telefone para o agendamento, até um dia útil anterior a abertura dos envelopes, é o (16) 3724-7080.
 
 
Exposição de Animais
     A parte técnica da 51ª Expoagro, que compreende a exposição de animais, será realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, que deverá divulgar, em breve, a programação do evento.

Banco do Povo empresta mais de meio milhão no último trimestre

22711 original 
     A equipe local do Banco do Povo Paulista (BPP), que é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franca/Secretaria de Desenvolvimento, contabilizou mais de meio milhão de reais em empréstimos no último trimestre. Os números sinalizam o reaquecimento dos negócios, a retomada das atividades e o interesse dos pequenos e micro empresários, público alvo da instituição, pelos recursos e condições em que são oferecidos,  com três opções de linhas de crédito, inclusive ao produtor rural formalizado.
     O atendimento vem sendo prestado, diariamente, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, na sede da unidade na parte térrea da Prefeitura. Entre agosto, setembro e outubro, foram assinados 42 novos contratos, sendo 19, no último mês. O montante foi de R$ 563.671,00, sendo que R$ 250,1 mil foram disponibilizados, no último mês. 
     O objetivo do Banco do Povo é oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo. Com isso, o intuito é promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades.
 
 
Opções de crédito 
     A pessoa interessada em captar recursos vai encontrar linhas de crédito, que variam de R$ 200,00 a R$ 21 mil, dependendo do porte da empresa, além de opções de cursos gratuitos para melhor gerir a empresa. A taxa de juros oferecida é um dos diferenciais, a partir de 0,35%, ao mês. As opções de crédito são:
- Linha ”Empreenda Rápido” - Pessoa Jurídica
Limite de crédito: R$ 21.000,00
Prazo máximo: 36 meses, taxa de juros 0,35% a 0,55%, ao mês para Microempreendedores Individuais (MEI’s), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP’s), EIRELI, concluintes de capacitação disponibilizada pelo SEBRAE-SP, no período de até 2 anos anteriores à solicitação, com carga horária de, pelo menos, 24 horas.
 
- Linha ”Empreenda Rápido”  - Pessoa Física
Limite de crédito: R$ 15.000,00
Prazo máximo: 24 meses
Taxa de Juros 0,8%, ao mês. Para Informal Pessoa Física, concluintes de capacitação disponibilizada pelo SEBRAE-SP, no período de até 2 anos anteriores à solicitação, com carga horária de, pelo menos, 24 horas.
 
- Linha MEI ou Produtor Rural com CNPJ
Limite: R$ 8.100,00
Prazo máximo: 24 meses (capital de giro) ou 36 meses (investimento fixo)
Juros de 0,35%, ao mês. É necessário concluir a capacitação disponibilizada pelo SEBRAE-SP, no período de até 2 anos anteriores à solicitação, com carga horária de, pelo menos, 24 horas.
 
 
Atendimento 
     Para melhor atender os empreendedores interessados em solicitar o crédito, o Banco do Povo de Franca disponibiliza várias formas de atendimento, uma delas, presencialmente na Sala do Empreendedor, na sede da Prefeitura. Também estão disponíveis, os canais digitais, sendo o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os telefones (16) 3723-8233 (Whatsapp) / 3711-9837 / 3711-9838 
     Podem pleitear crédito no Banco do Povo Paulista, os empreendedores formais ou informais, produtores rurais, cooperativas e associações produtivas formalmente constituídas. Dentre os requisitos para se tornar elegível ao crédito estão, desenvolver atividade produtiva nos municípios contemplados pelo Banco do Povo, se a pessoa física, residir ou possuir um empreendimento há mais de dois anos no município, não possuir restrições cadastrais no SERASA e/ou CADIN Estadual, quando motofretista: ter concluído o curso de 30 horas, comprovando por meio de certificado, quando mototaxista ter concluído o curso de 30 horas, comprovando por meio de certificado; possuir licença para condução de mototáxi, expedida pela prefeitura.  Além disso, é obrigatória a apresentação do Certificado da Linha Empreenda Rápido do Sebrae.      Veja e escolha um dos cursos on-line e gratuitos disponibilizados no link: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/empreendarapido/jatenhoempresa/
 

Curso “Faça e Venda para o Natal” segue com inscrições abertas

pexels pixabay 66234 
     A Secretaria de Desenvolvimento informa que ainda há vagas para os cursos “Faça e Venda para o Natal”, do Projeto Delícias de Chocolate, realizado em parceria com a empresa Chokdoce. 
     Podem participar, pessoas acima de 16 anos, realizando a inscrição no site da Prefeitura, pelo Programa “Caminho para o Emprego”, através do link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml . 
     As aulas das próximas turmas terão início nesta quinta-feira, 11, se estendendo nos dias 12,16,19, 29 e 30, deste mês e início de dezembro. Os cursos são gratuitos e serão oferecidos em diferentes bairros da cidade, em entidades e instituições parceiras.  
     A primeira etapa do projeto foi iniciada nos dias 4 e 5, deste mês, com aplicação do primeiro módulo de ensino, atendendo a 50 pessoas. Os interessados aprenderão receitas de chocolate recheado e decorado, Pinheiro de Natal no cone de sorvete, pão de mel recheado, pavê no pote e bombom, em prol das comemorações de final de ano. Os participantes poderão optar pelos módulos 1 e 2, de acordo com os dias e horários disponíveis. 
     Confira abaixo a relação dos locais e horários para os cursos: 
 
Módulo I
11/11 - Quinta-feira - tarde - presencial
Igreja Evangélica do Jardim Palma
Rua Antônio Marcos (final da rua, sem número)
 
 
12/11 - Sexta-feira - tarde - presencial
Casa de Oração
Av. Alagoas, 1173 - esquina com a Rua São Paulo - Jd Paulista
 
 
16/11- Terça-feira- noite- presencial 
Cozinha de Referência
Rua Alameda Vicente Leporace, 4800- Parque dos Pinhais 
 
 
19/11- Sexta-feira- noite- presencial
Igreja Evangélica do Vera Cruz
Rua Raquel Jacinto de Mesquita, 760- Vera Cruz  
 
 
 
Módulo II 
 
29/11 - Manhã - presencial
Cozinha de Referência
Rua Alameda Vicente Leporace, 4800- Parque dos Pinhais 
 
 
29/11 - Tarde - presencial
Chokdoce
Av Voluntários da Franca, 1311 - Centro
 
 
30/11 - Tarde - presencial
Casa de Oração
Av. Alagoas, 1173 - esquina com a Rua São Paulo - Jd Paulista
 
 
01/12- Noite- presencial 
Cozinha de Referência
Rua Alameda Vicente Leporace, 4800- Parque dos Pinhais 
 
 
02/12 - Tarde - presencial
Igreja Evangélica do Jardim Palma
Rua Antônio Marcos (final da rua, sem número)
 
 
03/12- Noite- presencial 
Igreja Evangélica do Vera Cruz
Rua Raquel Jacinto de Mesquita, 760- Vera Cruz  
 
 
Cursos Fussol
     O Fundo Social de Solidariedade também está com vagas abertas para o curso de Jardinagem e Cultivo de Orquídeas. Os dois serão ministrados no Jardim Zoobotânico e terão início nos próximos dias 16 e 18, deste mês. São 15 vagas para Jardinagem, onde serão abordados assuntos sobre manutenção, segurança, plantio e controle de pragas e 21 vagas para Cultivo de Orquídeas, aprendendo como plantar e replantar e técnicas de floração, adubação e rega das espécies, ambos terão duração até abril de 2.022.
     Poderão se inscrever, pessoas acima de 18 anos, diretamente no site da Prefeitura, pelo Programa “Caminho para o Emprego”, através do link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml .
     Além destes, o Fussol tem oferecido à população, capacitações na área da beleza, com os cursos de Manicure e Pedicure, Auxiliar de Cabeleireiro, Depilação e Designer de Sobrancelhas. 
 

Franca alcança mais de 10,5 mil empregos gerados neste ano

DSC 0693 
     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou na tarde desta segunda-feira, 8, durante entrevista coletiva no Gabinete, que Franca alcançou na última semana, a quantidade de 10.515 mil postos de trabalho positivos neste ano. Os números são oficiais divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O evento contou com a presença da secretária de Desenvolvimento, Lucimara Prado, Tarciso Botto, presidente da Acif, Vinícius Nóbrega, gerente regional do Sebrae e vereadores. 
     Durante seu pronunciamento, Ferreira comemorou os dados alcançados nestes primeiros dez meses do ano e ressaltou os programas e ações desenvolvidas pela Prefeitura para que os resultados fossem atingidos, possibilitando o fortalecimento da economia da cidade.
     Neste período, principalmente, no primeiro semestre, foram criados vários programas para oferecer o suporte e auxílio aos francanos, desde a qualificação profissional até o encaminhamento para o trabalho. O prefeito destacou a reativação do Programa "Caminho para o Emprego", que já capacitou mais de 1,5 mil pessoas, em vários cursos gratuitos, nas áreas de gastronomia, beleza, construção civil e administrativa. Já o "Emprega Franca", instituído para a captação e divulgação de vagas de trabalho, ampliou as oportunidades à população e apoio às empresas. As vagas abertas pelas empresas ficam disponíveis no Portal Emprega Franca, no site da Prefeitura. Já foram ofertadas 1.718 vagas, desde a criação do programa. 
     O Workshop da Empregabilidade, realizado em parceria com a ACIF, SEBRAE e empresas recrutadoras de vagas de trabalho, ofereceu aos francanos, orientações e informações importantes desde a elaboração de um currículo, inteligência emocional e técnicas de preparação para o mercado de trabalho on-line, por meio de palestras e atividades virtuais.
     De acordo com Ferreira, enquanto as unidades do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que funcionam mediante parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e Prefeituras,  Franca implantou um cadastro virtual, facilitando a intermediação de mão-de-obra, garantindo assim a continuidade dos serviços para a população. Neste ano, o PAT passou a funcionar no Parque Fernando Costa, sede da Secretaria de Desenvolvimento.
     Outro programa lançado e que já apresenta resultados importantes é o "Exporta Franca", com ações de incentivo e apoio as empresas da cidade para as exportações.
Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, a cidade conta com 300 novos MEIs (Microempreendedor Individual), em média por mês. Atualmente, 28.967 MEIs estão ativos na cidade. Sem contar, a oferta de R$ 5,9 milhões em linhas especiais pelo Banco do Povo e a reestruturação da Sala do Empreendedor, que funciona na parte térrea do prédio da Prefeitura. Para esta semana, será realizada a terceira fase do Programa Exporta Franca, que contempla a Rodada de Negócios Internacionais (FBR-Franca Business Round), nos dias 10 e 11, com a presença de mais de 20 importadores do Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai, que estarão na cidade para a realização de negócios, com 30 fábricas locais de calçados. O evento conta com a parceria da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), InvestSP e Sebrae-SP. As duas etapas iniciais do Exporta Franca serviram para a sensibilização e capacitação dos empresários para o fomento a exportação.
     Para os vendedores informais foi criado, recentemente, o Projeto "Venda Legal", que está em andamento para a formalização do mercado popular urbano, com a oferta de oportunidades para o crescimento desse trabalho. 
     Por fim, o chefe do Executivo falou sobre a expectativa da geração de até 3 mil empregos, neste final de ano, com a Campanha "Natal da Esperança", que será desenvolvida, em parceria com a ACIF, contemplando a decoração natalina em todas as regiões da cidade, com a previsão de atingir cerca de R$ 40 milhões para a economia. 
     Além das áreas da indústria e comércio, o setor de prestação de serviços também está sendo impulsionado, por meio da construção civil, com a aprovação de 7.945 projetos até setembro, entre residenciais e comerciais, pedidos de Habite-se ou carta de ocupação.
     Alexandre Ferreira também comentou sobre a criação de programas na área de assistência social para o auxílio de milhares de famílias francanas, como o Renda Franca, Minha Chance Jovem e o Primeira Chance, destinados para jovens aprendizes, que estão atuando na Prefeitura. "Essas mais de 10,5 mil vagas de empregos geradas são frutos do nosso trabalho frente a Prefeitura e as parcerias que firmamos com entidades e empresas, que estão nos ajudando neste processo de retomada das atividades, buscando o fortalecimento da nossa economia, após os momentos críticos da pandemia", disse o prefeito. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais