As tradicionais Cavalhadas de Franca terão a sua próxima edição na primeira semana de agosto, entre os dias 5 e 6, tendo com local o recinto do Parque de Exposições Fernando Costa. Com organização a cargo do Clube das Cavalhadas de Franca, a promoção conta com o respaldo da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento. A entrada é gratuita nos dois dias do evento.
De acordo com os organizadores, no sábado 5, as atividades terão início às 19h30, com a Cerimônia dos Encamisados. No domingo 6, o evento começa à partir das 14h, com provas hipícas e outras disputas que fazem parte da programação. O presidente do Clube das Cavalhadas, Marcus Vinícius Palermo Faleiros, observou que a expectativa é grande em torno do evento e os protagonistas diretos, em torno de 70 cavaleiros e amazonas, vêm realizando ensaios pelo menos duas vezes por semana - na noite da quarta-feira 19, na Pista do Parque Fernando Costa haverá mais um ensaio.
Contando as equipes de apoio, mais de 120 pessoas estarão envolvidas com o evento. A princesa escolhida para a edição das Cavalhadas é a jovem Sofia Lemos.
Como é tradição nas Cavalhadas de Franca, o Parque Fernando Costa receberá cuidados especiais nas instalações e toda a representação teatral, nos dois dias do evento, terá narrativa através do serviço de som, para melhor compreensão do público presente.
O que são as Cavalhadas
Tratam-se de celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista (expulsão dos Mouros da Península Ibérica). Era também um torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras e onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galantaria.
Recriam os torneios medievais e as batalhas entre cristãos e mouros, algumas vezes com enredo baseado no livro Carlos Magno e Os Doze Pares da França, uma coletânea de histórias fantásticas sobre esse rei. No Brasil, registram-se desde o século XVII.