Estão abertas na Prefeitura, através da Central de Cursos e Capacitação, as inscrições gratuitas para dois cursos que serão ministrados no final de janeiro e começo de fevereiro de 2018: de certificação de café e classificação, com 10 vagas em cada um, tendo como público-alvo cafeicultores, produtores rurais em geral e seus familiares, bastando que tenham acima de 16 anos.
As aulas serão ministradas durante quatro dias, a partir do dia 29 de janeiro, no próprio Parque Fernando Costa, com dois dias reservados para cada um. A iniciativa faz parte da política da secretaria de Desenvolvimento, de impulsionar o turismo e valorizar o interesse pela cultura cafeeira, qualificando os profissionais participantes que sairão habilitados a conhecer os mais diferentes tipos de café, através da metodologia de análise dos grãos e outras particularidades da bebida.
O curso de certificação é voltado ao atendimento das normas estabelecidas de selo de origem, o que identifica a procedência e garante qualidade, agregando valor aos produtos. Para se inscrever os pretendentes devem se dirigir ao Parque Fernando Costa, na Vila Exposição, munidos com o xerox da documentação pessoal, RG, CPF e CNPJ ou CCIR do imóvel rural a que são vinculados. O curso é oferecido em parceria com o Sindicato Rural, Senar e Sebrae.