A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural, realizou entre o final da última semana e o começo dessa, o primeiro módulo do curso de apicultura. Ao todo, são 12 alunos participando da oficina e que terão atividades nos próximos 4 meses, com ações práticas e teóricas.
O primeiro módulo, que além de teoria, já levou os alunos ao campo para visitarem os apiários, serviu também para que os inscritos tivessem um abrangência geral do conteúdo que ainda será transmitido. As aulas aconteceram na parte da manhã e da tarde.
A grade de estudos do curso abrange aulas práticas e teóricas sobre o manejo das abelhas e produção de mel, focado na gestão de negócios. Dividido em cinco módulos, uma vez por mês, o curso ensinará sobre a implantação do apiário, colheita de mel e aproveitamento de polén, cera, produção de rainha e geleia real, própolis e a formação do custo de produção.
O segundo módulo está marcado para acontecer entre os dias 1 e 4 de abril.
Curso Meliponicultura
O 2º curso intensivo de abelhas sem ferrão, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, também já começou. As aulas acontecem semanalmente no Jardim Zoobotânico, e seguirão até o final de junho. Nesse curso os alunos são introduzidos ao universo da meliponicultura, na qual aprendem tudo sobre as abelhas sem ferrão, bem como a riqueza nutritiva do que mel que elas produzem e seus derivados.