A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, fez um balanço das atividades realizadas nestas unidades no ano de 2019.
Dois cursos de apicultura foram ministrados em parceria com o Senar e Sindicato Rural de Franca. Com 24 alunos, um curso de 150 horas cada. Um curso de meliponicultura de 32 horas, um seminário de meliponicultura e apicultura com a presença de 150 pessoas nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2019.
Já na Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, foi finalizado um curso intensivo de meliponicultura que começou em setembro e seguiu até dezembro. Este curso é diferente de todos que ocorrem no Brasil, o aluno termina o curso com uma colônia em comodato para iniciar sua criação.
Este curso é inédito e cumpre a principal função do Meliponário Municipal que é divulgar a criação das abelhas nativas. O Meliponário Municipal da cidade é o maior meliponário público do Brasil.
A Secretaria de Desenvolvimento pretende realizar neste ano, além dos cursos, a formalização de uma associação o qual pretende formalizar os seus produtos por meio do serviço de inspeção e depois pleitear o selo Arte o qual deve ser o primeiro no Brasil.