Os números são expressivos e servem para atestar a credibilidade que a população credita ao Procon/Franca, órgão de defesa do consumidor que mantém duas unidades na cidade e sempre prontas para acolher as queixas e dar os encaminhamentos na forma da lei, sempre em defesa do interesse do consumidor. Os números divulgados no final da semana passada, mostraram um crescimento de mais de 2 mil atendimentos em 2019 se comparado com o ano anterior.
No ano passado, foram registrados 17,6 mil atendimentos pela equipe do Procon. O diretor da repartição, advogado João Vicente Miguel, pontua que em 2018 foram prestados 15,4 mil atendimentos. Desse total de registros, na unidade do Parque dos Pinhais e do centro (rua Ouvidor Freire, cruzamento com a rua General Carneiro), foram realizadas 1.439 audiências, com a presenças das partes, uma média de quase 120 feitas em cada mês.
Outra informação interessante retrata que das audiências com as partes presentes, 873 casos foram resolvidos, o que representou 61% de resolutividade. Do remanescente que haviam sido formalizadas, 566 reclamações (39%), foram encaminhadas para o Poder Judiciário.
Enquanto isso nesses primeiros dias do ano, tanto no Parque dos Pinhais como na unidade do Centro cresceu a busca por atendimentos, especialmente envolvendo reclamações de produtos e orientações sobre trocas de compras feitas no final de ano.