Está programado para a tarde dessa quinta-feira, um primeiro contato de um profissional especialista no restauro de patrimônios históricos ao Relógio de Sol de Franca, danificado a partir de uma queda de árvore ao final de dezembro último. Trata-se do arquiteto Marcello Pucci, sugerido a Prefeitura pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, depois dos contatos feitos pelas Divisões de Turismo e de Cultura do município.
O incidente com a queda da árvore deu-se no dia 27 de dezembro. As peças foram recolhidas e estão sob a guarda da Divisão de Cultura. Considerando que o Relógio do Sol é tombado pelo Condephaat Estadual, daí essa precaução das equipes municipais em recorrer ao órgão e solicitar o suporte. Uma outra boa notícia transmitida pela diretora de Turismo, Rosana Branquinho, é que já existe uma empresa parceira naa cidade, que se manifestou seu interesse pelo assunto, e mais que isso, antecipou que estaria disposta a patrocinar a recuperação do Relógio.
Arquiteto conservador, Marcello Pucci, é da empresa VEC Engenharia e Gestão, responsável pela restauração entre outras, da Catedral de Ribeirão Preto e Museu Portinari. O profissional será recepcionado por uma equipe da Prefeitura e fará todo levantamento necessário para elaborar um diagnóstico da situação e apresentar a proposta de restauro. Num segundo instante será acionado outro especialista, também já contatado e que deverá oferecer sua colaboração. Trata-se do professor de astronomia da USP, Dr. Ramachrisna Teixeira, cuja visita a cidade deverá ocorrer em data a ser marcada logo após o carnaval.
Maiores informações, tel. 3711-9482.