Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF), acompanhados pela chefe do Departamento de Comunicação Social, a professora Fúlvia Nassif Jorge Facury, foram recebidos nesta quinta-feira, pelo prefeito Alexandre Ferreira, onde apresentaram a proposta de uma campanha publicitária a ser desenvolvida, visando a divulgação do aplicativo premiado pelo evento Hackathon, deste ano, que visa conscientizar a população e também facilitar a participação em denúncias de crimes ambientais.
Fúlvia Nassif informou que foi uma experiência marcada pela superação e trabalho em equipe, entre os estudantes que tiveram que se reinventar e deu tudo certo.
A estudante Giovana Alves Campanaro, que está no último ano do curso, afirmou ter sido uma experiência diferente, que jamais havia vivenciado na universidade. "Foi gratificante ver o resultado e a possibilidade de ajudar muitas pessoas e o nosso meio ambiente", declarou.
Vitor Miguel de Lima Norinho, aluno da turma, comentou ter sido algo único o que foi proporcionado pela maratona, algo que não se encontraria em nenhuma outra faculdade. "Apesar das dificuldades, do tempo muito curto, com o comprometimento e a dedicação do grupo, foi possível conciliar as mil e uma atividades do último ano de curso e produzir algo que encheu a todos de orgulho", disse.
Tanto para Vitor como para Giovana, a premiação com o primeiro lugar foi um reconhecimento que deixou a todos muito satisfeitos, convictos de que o APP desenvolvido, será uma ferramenta de extrema utilidade. "É algo simples, prático, identificado com a linguagem e tendências da tecnologia, cada vez mais utilizada pelas pessoas. Vai, portanto, facilitar o acesso da população aos serviços e podendo fazer suas manifestações a partir da palma da mão, ajudando a conservar e resgatar o ambiente tão desrespeitado", comentaram os universitários.
O prefeito Alexandre Ferreira cumprimentou os estudantes pelo trabalho desenvolvido, ressaltando a qualidade e o comprometimento dos profissionais que, logo, estarão no mercado de trabalho.
O evento
O Hackathon é um programa do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que ressalta o desenvolvimento de tecnologia, empreendedorismo e inovação. A edição deste ano contou com o apoio da Prefeitura, Ministério Público e Sabesp.
Para a criação do aplicativo, participaram os estudantes do quarto ano de Engenharia de Software, que mesmo com um tempo exíguo, conseguiram se superar e numa verdadeira maratona, desenvolveram um trabalho que servirá de contribuição para os órgãos competentes.
A proposta era desenvolver um aplicativo para facilitar as denúncias de crimes e infrações nas áreas ambiental, habitação e urbanismo. E o resultado está pronto, conforme o material apresentado, recentemente, ao prefeito Alexandre Ferreira, que cumprimentou os estudantes pela criatividade, bem como os coordenadores pela orientação.
O Hackathon, que além da inovação, foca também o empreendedorismo, viveu este ano sua quinta edição, porém foi a primeira de forma remota, em razão da pandemia.