O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, esteve em Franca, na última quinta-feira, com o objetivo de conhecer alguns programas desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, especialmente, voltados às pessoas em situação de rua e famílias acolhedoras. Recebido pela secretária da pasta, Gislaine Liporoni Peres e equipe, acompanhou um resumo das práticas adotadas no município e os resultados que estão sendo alcançados.
Entre as ações apresentadas, Gislaine Liporoni pontuou alguns programas como o de Acolhimento, que envolve o Abrigo Provisório, Casa de Passagem, Acolhimento Noturno, Centro Dignidade, Serviços de Abordagem Social, Família Acolhedora e o Moradia Primeiro, aliados a rede de Centros de Referência em Assistência, formado por 7 unidades, sendo 5 CRAS e 2 CREAS.
Nesta visita, o secretário estadual afirmou ter ficado impressionado e cumprimentou a administração, pela forma como vem trabalhando com a assistência social e que a ideia é incrementar algumas das práticas aqui aplicadas a nível de Estado. Também destacou a possibilidade de ampliar as parcerias envolvendo não apenas Franca, como outros municípios, no sentido de estender essa assistência e realizar os ajustes que forem necessários, respeitando as peculiaridades de cada local ou região.
O Programa Moradia Primeiro, atualmente, acolhe 110 famílias, com o acompanhamento permanente das equipes de assistentes sociais da Secretaria de Ação Social.
O Família Acolhedora conta hoje com 30 participantes. É um serviço socioassistencial com a finalidade de oferecer acolhimento provisório a crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar, por meio de medida protetiva, em famílias acolhedoras.