A cerimônia de abertura da Semana da Pátria realizada na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro, na Concha Acústica, Praça Nossa Senhora da Conceição, reuniu centenas de pessoas, entre autoridades, representantes da Guarda Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra, estudantes da rede municipal e familiares.
Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira hasteou a Bandeira Nacional, ao som do Hino Nacional, interpretado pelo Coral Infantil Municipal, com a presença da guarda bandeira do Tiro de Guerra (TG 02-013).
A cerimônia contou ainda com apresentações musicais dos alunos das escolas municipais, que interpretaram grandes sucessos da MPB, como 'Disparada', 'Maria Fumaça', 'Cozinha da Sinhá', 'Paisagem da Janela' e 'Casinha Branca', num convite para o resgate da cultura brasileira, relembrando origens e reconhecendo nela a paz e as belezas da vida simples e tranquila do interior.
Desfile
Para o próximo dia 7, está programado o Desfile Cívico, na avenida Presidente Vargas entre o cruzamento das ruas Major Mendonça e Afonso Pena, na Cidade Nova, na pista sentido bairro – centro, às 8h, com o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de São Paulo e Franca. Às 8h20, terá início o desfile com a participação de 37 instituições, entre corporações militares, civis, escolas, clubes de serviços, entidades, empresas, dentre outras. O Corpo de Bombeiros abrirá o evento, passando pelos atiradores do Tiro de Guerra e o Clube de Automóveis Antigos fará o encerramento.
A concentração dos participantes será na altura da rua Espírito Santo, a partir das 7h30. O trânsito será desviado na Av. Presidente Vargas, próximo a rua José do Patrocínio e direcionado para a rua Prudente de Morais, cujas vias transversais até a rua Afonso Pena terão o acesso bloqueado entre a Prudente de Morais e a faixa da avenida, em que ocorrerá o desfile, com previsão de término por volta das 10h.
A expectativa é que, em torno, de 15 mil pessoas participem da apresentação cívica.