Os moradores dos jardins Vera Cruz e Luiza, na Região Norte, assistiram nesta quarta-feira, 6, um desfile organizado pelas EMEBs ‘Prof. Florestan Fernandes’ e ‘Profª. Maria Brizabela Bruxellas Zinader’, com apresentações dos estudantes do período da manhã e às 13h30, com os da tarde.
O desfile da escola Florestan Fernandes contou com a participação de 500 estudantes e acompanhamento de uma fanfarra da própria escola, formada por 35 integrantes, passando por ruas do bairro.
O projeto da Fanfarra objetiva desenvolver nos alunos dos 4ºs e 5ºs anos, a corresponsabilidade e pertencimento em relação à escola, através da musicalização rítmica, além de ajudar na diminuição das situações de indisciplina, fomentando a cultura musical e a valorização do ensino pela Educação Pública. Somando-se a essas vantagens, a constituição da fanfarra busca incrementar a conjunto rítmico, coordenação motora, aprimorando a sensibilidade auditiva para a música; versatilidade para tocar, compor ritmos e melodias de diferentes estilos e na medida do possível, deixar os alunos aptos a participação nos eventos promovidos pela Secretaria de Educação.
A escola Brizabela Bruxellas Zinader trouxe um desfile que abordou eixos temáticos que corroboram com o currículo oficial, dentre eles a fauna e flora brasileira, tecnologia e inovação, cultura afro-brasileira e civismo.
Desfile na Presidente Vargas
Para esta quinta-feira, 7 de Setembro, o desfile cívico preparado pela Secretaria de Educação terá início às 8 horas, na Avenida Presidente Vargas, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Franca, pelas autoridades.
Ao todo, 36 instituições deverão se apresentar, entre corporações militares, civis, escolas, clubes de serviços, entidades, empresas, dentre outras, tendo à frente o Corpo de Bombeiros, a partir do cruzamento com a rua Major Mendonça, com término na rua Afonso Pena.
Em virtude desta programação, o trânsito sofrerá alterações na pista sentido bairro-centro da Avenida Presidente Vargas, que será desviado no Jardim Paulista, altura da rua José do Patrocínio. O tráfego será remanejado para a rua Prudente de Morais, cujas vias transversais que terminam na Avenida Presidente Vargas serão fechadas nesta última quadra.