Educação

Educação firma parceria para projeto de incentivo à leitura

Cantinho da Leitura original
 
      A Secretaria de Educação está com um novo projeto de incentivo à leitura, proporcionando aos alunos um ambiente acolhedor e estimulante que reforça a importância dos livros e do hábito de ler. Trata-se do ‘Cantinho da Leitura’, implementado com alunos da EMEB “Profª. Dorotea Paulino Ferro”, no Jardim Paulo Archetti.
      O projeto é em parceria com o Instituto Algar. Ao todo, 678 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental foram beneficiados com a atividade, que traz uma formação de relação positiva com os livros, estimulando a imaginação, a criatividade e o raciocínio crítico dos estudantes.
      Para tornar o ‘Cantinho da Leitura’ realidade, foi realizada uma obra em parte da EMEB “Profª. Dorotea Paulino Ferro”. Desde a semana passada, os estudantes têm acesso ao espaço com o professor de sala de aula, dependendo do seu planejamento, e podem utilizá-lo também no momento da Sala de Leitura.
      A importância da leitura vai além do simples ato de decifrar palavras. É, para Márcia Gatti, secretária de Educação, uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. “Espaços como o Cantinho da Leitura proporcionam momentos de prazer, descobertas e convivência com o universo literário, contribuindo para a formação de leitores críticos e apaixonados pelos livros”, ressaltou.
      A diretora da escola, Vanessa Vilela Castro Andrade, contou que os alunos aprovaram o espaço e estão usufruindo. “Vivemos uma época em que os livros têm sido trocados pela tecnologia, então sentimos a necessidade de resgatar o gosto pela leitura, e sabemos que o ambiente influencia neste processo.”
      Além do ‘Cantinho da Leitura’, a Prefeitura tem outros projetos que estimulam os alunos com os livros, como o ‘Estúdio Literário’, que funciona na sede da Secretaria de Educação. O ambiente tem equipamentos para gravação, com câmera profissional de alta resolução, microfone condensador, kit de iluminação, painel de fundo 3D portátil, projetor multimídia, tela de projeção e notebook, sendo utilizado para a gravação de vídeos, envolvendo os conteúdos de leitura, procedimentos, capacidades e comportamento de leitor, que são fundamentais para o desenvolvimento da competência leitora, além de milhares de livros.

Franca conquista selo por ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

selo Educacao 1 original
 
      A Secretaria de Educação obteve mais uma conquista relacionada ao ensino em salas de aula e nas formações de profissionais. Na semana passada, Franca recebeu o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais.
      Esta certificação é voltada para os municípios, cujas secretarias de Educação se destacam por políticas, programas ou ações voltadas à formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que prevê o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.
      O Selo Petronilha é mais uma demonstração de que Franca é referência. Mais de 130 profissionais de educação, entre orientadores educacionais, psicólogos, assistentes sociais, professores de Arte, profissionais da secretaria municipal e professores de Educação Básica participaram do curso História da África e Afro-brasileira, o que possibilitou que 16.438 crianças das EMEBs e EMEIs, além de 12.016 crianças das creches, recebessem atividades e ações relacionadas ao tema.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a importância da obtenção deste selo. “Todas as formações que estamos fazendo desde 2022 e o ensino nas escolas estão contribuindo para conscientizar, informar e ser fonte de multiplicação nas salas de aula. Estas ações desempenhadas resgatam e valorizam as tradições culturais africanas, fortalecendo a identidade de jovens negros e contribuem para o combate ao racismo nas escolas. Este selo é um reconhecimento deste trabalho”, disse.

Educação de Franca apresenta experiência em Feira Internacional de Tecnologia

criancas em projetos de tecnologia original
 
      A Prefeitura de Franca confirmou participação nesta quarta-feira, 30, na Bett Brasil 2025, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que acontecerá na Expo Center Norte, em São Paulo, até o dia 1º de maio.
      A secretária de Educação, Márcia Gatti e Sandra Elisa Fernandes, chefe do Centro Municipal de Formação Continuada, representarão a cidade no evento, que divulgará novas possibilidades de uso da tecnologia no fazer pedagógico, palestras e seminários com pesquisadores renomados na área da educação. Além da visita técnica, a Secretaria de Educação terá um espaço entre os palestrantes para divulgar as políticas educacionais que a rede de ensino vem implementando para a melhoria da educação na cidade.
      Nesta quarta-feira, a partir das 11h30, Sandra apresentará as políticas educacionais que envolvem o uso de tecnologias nas salas de aula da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que impactam na aprendizagem de, aproximadamente, 16,5 mil estudantes da rede municipal. Dentre as propostas destaca-se a Plataforma Educacross, ferramenta tecnológica que propicia aos professores o planejamento de estratégias didáticas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes francanos, por meio de uma senha especial, têm acesso a jogos pedagógicos que desenvolvem habilidades e competências essenciais para a formação integral dos alunos.
      A coordenadora do Centro de Formação Continuada já participou do evento em 2023 e ao lado da secretária Márcia Gatti, destacou o orgulho em representar a rede de ensino no evento, compartilhando o trabalho desenvolvido pela secretaria e profissionais das escolas para a melhoria da aprendizagem dos alunos. É um trabalho desenvolvido a muitas mãos, iniciado com a aquisição e instalação dos equipamentos, passando pelas formações iniciais e, atualmente, por meio de encontros formativos e acompanhamento técnico pedagógico, professores utilizam as ferramentas tecnológicas como uma metodologia ativa que coloca o aluno no protagonismo de sua aprendizagem.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais