Email  

Educação

Biblioteca sedia lançamento de livro infantil de ‘Dôni Ferreira’

Biblioteca Central original
 
Está programado para esta quarta-feira, 30, a partir das 14h30, o lançamento do livro infantojuvenil ‘A Pequena Cápsula do Tempo’, de autoria do escritor francano Dôni Ferreira. Dôni, cujo nome completo é José Donizete Vaz Ferreira, é membro atuante da Academia Francana de Letras e com essa produção, enriquece mais  ainda mais a literatura regional.
A sessão de lançamento ocorrerá na Biblioteca Municipal, instalada na avenida Champagnat, 1808, Centro, com entrada por um dos portões laterais do prédio, junto a guarita e será abera ao público. No livro, os personagens buscam desvendar os mistérios que envolvem a cápsula do tempo e, na medida em que o leitor avança em suas páginas, vai encontrando as respostas para suas perguntas, descobrindo também maneiras de reagir ante as emoções que sentem, como a raiva, o medo e a ansiedade.
Esta produção literária de Dôni Ferreira é resultado do Projeto Tantas Emoções, apoiado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), contemplado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.

Educação inaugura Espaço Maker que vai atender mais de 16 mil alunos

 Espaco Maker 1 original

        Na tarde desta quinta-feira, 27, a Prefeitura inaugurou um espaço completamente tecnológico, voltado ao desenvolvimento da criatividade, que vai impactar diretamente na aprendizagem de 16.418 estudantes matriculados nas escolas municipais.
      O Espaço Maker, instalado no saguão da sede da Secretaria de Educação, é um ambiente de aprendizagem diferenciado que viabiliza a construção de importantes competências e habilidades. O local possuí bancadas, cadeiras e nichos, que criam um ambiente propício ao aprendizado prático. Além disso, os alunos terão acesso a notebooks, drones, impressoras 3D e muito mais. A palavra de ordem no espaço é o “Faça você mesmo”.
      Participaram do evento, o prefeito Alexandre Ferreira, as secretárias Márcia Gatti e  Lucimara Prado, de Educação e Desenvolvimento, respectivamente, o gerente regional do Sesi, Álvaro Alves Filho, além de vereadores e profissionais da Educação.
      Radimila Gomes, coordenadora da Comissão de Tecnologia do Departamento Pedagógico, ressaltou a importância do espaço. “Nós estamos muito felizes com a aquisição desta unidade, porque vem ao encontro das habilidades e competências para o século 21. Os alunos da rede terão oportunidade de tudo o que elas aprendem na teoria dentro da sala de aula, colocarem na prática. A gente brinca que o limite é a criatividade”, disse.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, a construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria da Prefeitura de Franca e Sesi/SP. “No final de 2023, o município recebeu do Sesi, o espaço por meio do 'Prêmio Programa Alfabetização Responsável', que homenageou e presenteou em regime de comodato, 8 municípios do Estado de São Paulo que apresentaram bons resultados no processo de alfabetização na idade certa. Ter este espaço é mais um ganho para a educação do município”, explicou.
      O espaço também oferecerá aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Escola de Robótica, que consiste no desenvolvimento de minicursos de 40 horas, visando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao pensamento científico, crítico e criativo, pensamento computacional (raciocínio lógico e lógica de programação), resolução de situação-problema, cultura maker e projetos de autoria, além de promover o trabalho em equipe, por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à colaboração, respeito, resiliência, persistência e empatia durante o processo de criação e interação.
      Radimila Gomes disse que uma agenda será criada para que todos os alunos da rede possam utilizar o espaço.
 
A cultura maker
      É um movimento que incentiva qualquer pessoa a desenvolver suas próprias ideias e, assim, construir, consertar e reinventar ferramentas, recursos e objetos de qualquer natureza. Isso pode ser tanto de forma física, como virtual. O aprendizado ocorre por meio do famoso “colocar a mão na massa”, o que garante a absorção do conhecimento. Desta forma, esse movimento pode ser adotado como metodologia de ensino-aprendizagem nas escolas, dentro e fora das salas de aula”, disse.
 

Prefeitura apresenta o Plano Municipal da Primeira Infância

 Plano Primeiro Infancia original

        Durante cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Educação, foi apresentado o 1º Plano Municipal pela Primeira Infância de Franca. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Guilherme Paulo Marques, defensor público da área da Infância, as secretárias municipais de Ação Social e Educação, Gislaine Liporoni e Márcia Gatti, respectivamente, Rafael Murari, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e vereadores.
      O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI de Franca) 2024-2034 é resultado do trabalho do Comitê Municipal Intersetorial, sob o monitoramento do Ministério Público.
      Iniciado em 2022, o plano foi construído com ampla participação dos atores do sistema de garantia de direitos, das crianças de 0 a 6 anos de idade e de seus familiares, afirmando o compromisso político e técnico do município com a Primeira Infância, a partir da concepção de que cuidar da criança impacta positivamente na sua sobrevivência, crescimento, desenvolvimento integral.
      Gislaine Liporoni, secretaria de Ação Social, reforçou a importância do plano. "Temos o Plano Nacional desde 2022 e Franca vinha discutindo e pensando em formas de efetivar esta proposta aqui. Foi um plano construído com a participação de crianças, trabalhadores, sociedade civil como um todo, do sistema de garantia de direitos, que se reuniu com uma regularidade e pensou ações específicas para crianças de 0 a 6 anos. Então, este plano nasce com a participação de todos e com propostas para os próximos 10 anos de implementação de serviços e ações de políticas públicas para crianças nesta faixa etária em todas as áreas”, disse.
      Segundo a secretária, muitas sugestões que vieram para compor o Plano, já estão sendo implantadas ao longo dos três últimos anos. “Porém, tem muitas outras específicas em cada área e que a gente entende que precisam ser colocadas nos próximos planos de governo. É um processo de trabalho para garantir o direito das crianças de 0 a 6 anos", completou.
         O prefeito Alexandre Ferreira destacou que o Plano da Primeira Infância é uma política pública estruturante. “A gente fala estruturante porque vai criar possibilidades destas crianças serem acompanhadas, segundo aquilo que são às necessidades que elas apontaram. Isso tem uma importância gigantesca à medida em que a gente atende o que elas precisam”, concluiu.
      O Plano Municipal da Primeira Infância está disponível no site da Prefeitura de Franca e pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=13851:plano-municipal-primeira-infancia .
 

Educação inaugura Espaço Maker para atendimento de mais de 16 mil alunos

 Espaco Maker original

         A Secretaria de Educação agora conta com uma sala, que irá impactar na aprendizagem de 16.418 estudantes matriculados nas escolas municipais. É o Espaço Maker, que será inaugurado nesta quinta-feira, 27, às 14h30.
      O Espaço Maker, instalado no saguão da sede da Secretaria de Educação, no Parque Francal, é um ambiente de aprendizagem diferenciado que viabiliza a construção de importantes competências e habilidades. Composto por um mobiliário ergonômico que facilita o desenvolvimento das atividades, bancadas, cadeiras e nichos que criam um ambiente propício à criatividade, colaboração e aprendizado prático, o espaço possibilita o desenvolvimento dos pensamentos críticos e analíticos, resolução de problemas, criatividade e liderança, por meio do protagonismo do aluno. A palavra de ordem no local é “Faça você mesmo”.
      Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que a construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria da Prefeitura de Franca e Sesi/SP, que passou a dar formação continuada aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de aprimoramento do processo de aprendizagem dos alunos da rede. No final de 2023, o município recebeu do Sesi, o espaço por meio do 'Prêmio Programa Alfabetização Responsável', que homenageou e presenteou em regime de comodato 8 municípios do Estado de São Paulo que apresentaram bons resultados no processo de alfabetização na idade certa. “Ter este espaço é mais um ganho para a educação do município. A cultura maker é um movimento que incentiva qualquer pessoa a desenvolver suas próprias ideias e, assim, construir, consertar e reinventar ferramentas, recursos e objetos de qualquer natureza. Isso pode ser tanto de forma física, como virtual. O aprendizado ocorre por meio do famoso “colocar a mão na massa”, o que garante a absorção do conhecimento. Desta forma, esse movimento pode ser adotado como metodologia de ensino-aprendizagem nas escolas, dentro e fora das salas de aula”, disse.
      O espaço também oferecerá aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Escola de Robótica, que consiste no desenvolvimento de minicursos de 40 horas, visando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao pensamento científico, crítico e criativo, pensamento computacional (raciocínio lógico e lógica de programação), resolução de situação-problema, cultura maker e projetos de autoria, além de promover o trabalho em equipe, por meio do desenvolvimento de competências relacionadas à colaboração, respeito, resiliência, persistência e empatia durante o processo de criação e interação.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais