A Secretaria de Educação segue com investimentos na formação continuada dos profissionais, com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento da prática e aprimorar o atendimento aos alunos.
A formação é feita em parceria com o SESI, instituição que investe na promoção de atividades educativas e culturais. O objetivo principal, segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, é a promoção da alfabetização na idade certa. “Anteriormente, as crianças que frequentavam a pré-escola participavam de atividades educativas, mas não com o foco na leitura e escrita. Alfabetizar na idade certa significa garantir que crianças aprendam a ler e a escrever até os sete anos, idade que corresponde ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo habilidades básicas de leitura e escrita, possibilitando a expansão de conhecimentos e a promoção de uma participação ativa na sociedade”, disse.
Em 2021, o município iniciou a alfabetização já a partir dos 4 anos. “Estudos apontam que, quando a criança começa a ser alfabetizada entre 4 e 5 anos, chega aos 7 já sabendo ler e escrever, com maior facilidade de aprendizado. Por isso, a Prefeitura não mediu esforços para se adequar a esta realidade e hoje é referência”, ressaltou o prefeito Alexandre Ferreira.
Em setembro do ano passado o Sesi-SP, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), premiaram oito cidades paulistas que mais se destacaram, em 2022, na alfabetização de crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental. Franca foi uma delas. Em sua primeira edição, o Prêmio PAR (Programa de Alfabetização Responsável) teve como objetivo dar visibilidade a esta etapa crucial da educação.
O Programa Alfabetização Responsável propõe um percurso formativo voltado aos professores, que atuam em turmas de estudantes de 4 a 7 anos matriculados na Pré-Escola (4 e 5 anos) e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de ofertar formações aos diretores escolares, coordenadores pedagógicos, pedagogos das creches parceiras e unidades escolares, além dos orientadores educacionais que atuam diretamente nas escolas do município.
Os encontros formativos tiveram início em fevereiro e serão desenvolvidos ao longo do ano letivo. Participam deste programa, profissionais da educação que atuam em 50 unidades escolares e 44 creches parceiras do município. Entre coordenadores, orientadores educacionais, diretores, pedagogos e professores, mais de 800 profissionais receberão a formação continuada, impactando na aprendizagem de mais de 13.300 estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Além deste trabalho, no segundo semestre do ano passado, os professores da rede também receberam formação continuada através do Instituto Avisa Lá com o título: “Aproximação com a Cultura Escrita: aos 4, 5 e 6 anos.”