Email  

Educação

Sarau Africanidades movimenta alunos e pais em Escola na Integração

 DSC 8864
     Na última quinta-feira, na Escola Municipal ‘Profa. Nair Rocha’, Jardim Integração, nos três períodos do dia, foram realizadas apresentações do Sarau Africanidades. Participaram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e alguns familiares, acompanhando as performances realizadas no refeitório da própria unidade, localizada na rua Padre Conrado.
     A inspiração para a realização do Sarau, surgiu a partir do curso oferecido pela Prefeitura, ministrado quinzenalmente, que teve como organizadoras as professoras Marley de Fátima Borges e Josiane Barbosa de Oliveira. A capacitação contribuiu para a implementação da Lei 10.639/03, nas escolas, que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro Brasileira e Africana. Esta Lei ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade.
      De acordo com os organizadores, o Sarau apresentado trouxe um pouco deste olhar sobre a África e sobre a importância de nossa identidade. Foi lembrado na abertura e homenageado, um personagem conhecido, o Prof. Carlos de Assumpção,  compartilhando um pouco de suas vivências, em prol da comunidade negra. 
     Entre as diversas apresentações, ocorreram jogos de capoeira, declamação de poemas, brincadeiras originárias de África e música. As crianças fecharam as apresentações com a música  ‘Jerusalema’.
    Durante o Sarau, estiveram presentes a assistente social Valéria Silva Gimenes, que levou a dança Si-mama-Kaa, originária da Tânzânia e a professora, Valéria Cristina de Jesus Gomes, do Comitê de Igualdade Racial/Mulheres do Brasil, compartilhando a sensibilização, contando sobre a história da boneca’ Abayomi’ (símbolo da resistência, foi criada para crianças, jovens e adultos na época da escravidão, por mulheres negras que as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e propiciar alegria para todos), emocionando as pessoas que assistiram à apresentação matinal.
     A diretora da Emeb ‘Nair Rocha’, Renata Dias Sampaio Cintra, agradeceu a colaboração dos profissionais, que contribuíram para o sucesso do Sarau.

Concurso ‘Sabor da Educação’ prorroga inscrições

 IMG 2440
     A Secretaria de Educação prorrogou o prazo para inscrições do Concurso 'Sabor da Educação' até às 16h, do dia 21, segunda-feira, para que mais estudantes e profissionais, que atuam com alimentação, possam participar. O período para os cadastros seria encerrado na última segunda-feira, 14. "Comunicados foram enviados para todas as escolas do município, do Estado, Prefeitura e também para a Universidade de Franca", revelou a secretária Márcia Carvalho Gatti.
     Com a realização dessa promoção, a Prefeitura objetiva ampliar e diversificar ainda mais o cardápio da merenda, valorizando as merendeiras. Além dos profissionais, que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca, o concurso é aberto também aos estudantes dos Cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca. 
     Para as merendeiras, as inscrições poderão ser feitas pelo link, https://forms.gle/fXbWFTrde3t8RZU6A. Já para os estudantes, é condição prevista no edital, que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos do curso de Nutrição e alunos do 1° ano do curso de Gastronomia, da Universidade de Franca, que poderão efetuar seus cadastros no endereço https://forms.gle/NFzPhoXgctp5ohZF8. No formulário de inscrição, o participante deverá anexar o documento comprobatório de matrícula dos cursos. " As merendeiras poderão usar toda a criatividade e talento na elaboração das receitas, inclusive com o auxílio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, da Unifran, para assegurar que os pratos tenham os nutrientes necessários para aquela refeição", disse Alexandre Ferreira. 
     O cronograma do concurso prevê depois do encerramento desse novo prazo das inscrições, no dia 21, uma reunião inicial para a realização do sorteio das equipes e as informações necessárias sobre ingredientes pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora para a elaboração e composição das receitas.
     Nos dias, 29 e 30, deste mês, estão previstas as fases eliminatória e semifinal.  A etapa final e a cerimônia de premiação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2.023.
 
Premiação
     A premiação irá contemplar os participantes das equipes, que ficarem em 1º lugar, com uma Smart TV, os 2º lugares receberão um Smartphone e os pratos vencedores serão incorporados à merenda escolar.
     Todos estudantes de Nutrição e Gastronomia inscritos no concurso, receberão um certificado de participação, valendo horas de atividades complementares e todas as receitas irão compor o 1° Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.

Prefeitura autoriza licitação para compra de uniformes escolares

 uniformes
     O prefeito Alexandre Ferreira autorizou nesta quarta-feira, 16, a abertura de licitação para a aquisição de uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2.023.
     Segundo ele, a estimativa é que mais de 20 mil estudantes sejam beneficiados com a medida, contemplando desde as crianças das Fases I e II das creches parceiras da Prefeitura e Educação Infantil até os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental. Os kits serão compostos por uma camiseta e uma bermuda, com layout padronizado pela secretaria. "Estou autorizando a nossa secretária de Educação, a dar andamento ao processo de compra dos uniformes para a entrega gratuita aos nossos alunos. Fico muito feliz, por ser o prefeito a implantar mais essa inovação na educação municipal", destacou o prefeito.
     Ao anunciar mais este projeto, Alexandre Ferreira também ressaltou que a Secretaria de Educação concluiu a avaliação das amostras das empresas vencedoras da licitação para a aquisição dos kits de materiais escolares. Ao todo, deverão ser comprados mais de 23 mil kits para o atendimento das crianças matriculadas nas Fases I e II, das escolas municipais e creches parceiras da Prefeitura, além dos estudantes dos 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental e a  Educação de Jovens e Adultos (EJA). "No passado, trouxemos a distribuição de kits escolares. Agora, além dos uniformes, já colocamos notebooks nas escolas para que as crianças possam aprender Português e Matemática brincando, com mais leveza, além de notebooks para os nossos professores", comentou ele.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, disse que a aquisição dos uniformes escolares representa economia para os pais, além de facilitar a identificação dos estudantes, garantindo a segurança de todos dentro e fora do ambiente  escolar.  

Prefeitura diversifica cardápios da merenda escolar e promove concurso para valorizar profissionais

 IMG 2445
     O prefeito Alexandre Ferreira visitou na última quinta-feira, a EMEB 'Dr. Valeriano Gomes do Nascimento' - CAIC, no Bairro City Petrópolis, onde conferiu a preparação e a oferta da merenda escolar servida para os alunos. No cardápio do dia, o prato era Strogonoff de Frango. 
     Durante sua visita, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Gatti, o prefeito destacou que são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.
     Segundo ele, estão sendo feitos investimentos constantes para garantir a qualidade da alimentação dos alunos.  Somente neste ano, já foram investidos quase R$ 11 milhões a mais para completar o valor destinado pelo Governo, por cada refeição servida nas escolas. Também foram adquiridos novos equipamentos para as cozinhas escolares e a contratação de mais merendeiras. 
     Porém, mesmo com esses investimentos, a Prefeitura objetiva ampliar e diversificar ainda mais o cardápio da merenda e valorizar as merendeiras, com o Concurso 'Sabor da Educação', que estará com as inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 14, destinado para as profissionais que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca, além de estudantes dos Cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca. Para as merendeiras, as inscrições poderão ser feitas pelo link, https://forms.gle/fXbWFTrde3t8RZU6A. Já para os estudantes, é condição prevista no edital, que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos do curso de Nutrição e alunos do 1° ano do curso de Gastronomia, da Universidade de Franca, que poderão efetuar seus cadastros no endereço https://forms.gle/NFzPhoXgctp5ohZF8. No formulário de inscrição, o participante deverá anexar o documento comprobatório de matrícula dos cursos. "Elas poderão usar toda a criatividade e talento na elaboração das receitas, inclusive com o auxílio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, da Unifran, para assegurar que os pratos tenham os nutrientes necessários para aquela refeição", disse Alexandre Ferreira. 
     O cronograma do concurso prevê para o dia 21, deste mês, uma reunião inicial para a realização do sorteio das equipes e as informações necessárias sobre ingredientes pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora para a elaboração e composição das receitas.
     Nos dias, 29 e 30, deste mês, estão previstas as fases eliminatória e semifinal.  A etapa final e a cerimônia de premiação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2.023.
 
Premiação
     A premiação irá contemplar os participantes das equipes, que ficarem em 1º lugar, com uma Smart TV, os 2º lugares receberão um Smartphone e os pratos vencedores serão incoporados à merenda escolar.
     Todos estudantes de Nutrição e Gastronomia inscritos no concurso, receberão um certificado de participação, valendo horas de atividades complementares e todas as receitas irão compor o 1° Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.

Projeto ‘Estante Mágica’ será lançado por escola do Piratininga

 20221108 095253
     Um projeto inovador, fruto de esforços coletivos de educadores e estudantes, chamado de ‘Estante Mágica’, será lançado nesta quinta-feira, na Escola Municipal ‘Prof. Rubens Zumstein’, no Jardim Piratininga, Região Leste da cidade. 
     Márcia Gattti, secretária de Educação, disse que é uma iniciativa, que enche de orgulho a todos da rede de ensino, pois vislumbra novos horizontes do saber e tem o propósito de incentivar os alunos na produção de textos e histórias de autoria. 
     Nesta unidade escolar, todos os 667 alunos tiveram a oportunidade de participar do projeto, desde a concepção, avançando na criação e formatação das histórias e ilustrações, culminando com a escrita de suas biografias. O produto final é a edição de um livro físico e digital, que será entregue a todos os pais e alunos, onde terão para complementar, acesso a um jogo com o personagem principal do seu livro na plataforma Magic Land.
     A iniciativa possibilitou aos estudantes, a oportunidade de se apropriarem da linguagem escrita, utilizando-a para participar da cultura letrada, construindo conhecimentos, se envolvendo com autonomia e maior protagonismo na vida social.
     A celebração do projeto, será a realização da tarde de autógrafos nesta quinta-feira, 10, às 17h30, na escola, reunindo os alunos e toda a comunidade escolar. 
     A Escola Municipal ‘Prof. Rubens Zumstein’ fica na rua Paulo Vieira da Silva, 2.321, Jardim Piratininga.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/