Email  

Educação

Educação inicia formação continuada sobre Cultura Afro-Brasileira

 DSC 7167
     A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira, 1º de agosto, uma formação continuada sobre a 'História da África e Cultura Afro-brasileira na Perspectiva da Lei nº 10.639/03”.
   O primeiro módulo, de um total de seis, foi realizado na manhã desta segunda-feira, no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de cerca de 120 pessoas, sendo diretores das escolas, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e profissionais da secretaria.
     A formação, que será ministrada quinzenalmente, até o início de novembro, com carga horária de 40 horas, incluindo atividades presenciais e à distância, objetiva atender a obrigatoriedade da questão "História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03,  considerando a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação. São amplamente conhecidas as desigualdades entre os grupos de estudantes definidos por raça, sexo e condição socioeconômica de suas famílias e a naturalização das desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado. Diante desse quadro, a formação aos profissionais da Educação, preferencialmente, de forma transversal e integradora, é uma ação fundamental para a implementação eficaz da Base Nacional Comum Curricular, além de ser um suporte precioso para a superação dessas desigualdades, para a necessidade da construção das “aprendizagens essenciais”, que os alunos brasileiros precisam desenvolver durante as etapas e modalidades da Educação Básica, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).
     As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica - Especialização em Psicologia Escolar - Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Atua como psicóloga, trabalhando principalmente com crianças e adolescentes. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil, como líder do Comitê Igualdade Racial, além de Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição. É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil (Comitê Igualdade Racial) e ministra aulas de História na Educação Básica. 
      Com a realização dessa formação continuada, os professores poderão ressaltar em sala de aula, a cultura afro-brasileira, como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Educação alerta estudantes para reavaliação do Bolsa Universidade

 IMG 9976
     A Secretaria de Educação inicia na próxima semana, o processo de reavaliação dos estudantes beneficiados pelo Programa 'Bolsa Universidade', incluídos nos anos de 2.018 a 2.021.
   O edital, contendo todas as orientações necessárias e a relação dos documentos, que deverão ser apresentados, foi publicado na edição desta sexta-feira, 29, do Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2090-29072022.pdf
     Segundo a secretaria, o processo de reavaliação é etapa obrigatória para a permanência dos estudantes bolsistas do Programa 'Bolsa Universidade' e deve ser realizado por todos os estudantes incluídos no programa de 2018 a 2021, independente de estarem cursando o último semestre/ano do curso, a fim de continuarem como beneficiário da bolsa até o final do ano letivo.
     Para permanecer no programa, o universitário deverá estar devidamente matriculado neste ano, no curso superior em que o benefício foi concedido, possuir renda familiar mensal per capita de até 2 salários mínimos vigentes sendo o grupo familiar formado por duas pessoas ou mais, ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários-mínimos vigentes, caso o estudante resida sozinho, ter sido aprovado na série do curso objeto do benefício, cumprir corretamente as etapas operacionais do processo de reavaliação e preencher os requisitos para continuar recebendo o benefício do programa, mantendo situação socioeconômica compatível com perfil do estudante bolsista, sem mudanças significativas na renda familiar e/ou no patrimônio do estudante ou grupo familiar.
     A partir do próximo dia 5 de agosto, estará disponível no site da Prefeitura, pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/bolsa-universidade, o formulário de atualização cadastral para download e também o tutorial com as orientações para o preenchimento correto das informações, onde o estudante deverá digitar os dados solicitados, efetuar a impressão e assinar o documento. 
     De posse do formulário preenchido, a próxima etapa é organizar a documentação prevista no edital, inserindo todo o material em um envelope identificado e lacrado, comparecendo à Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal), nos dias 11 e 12 de agosto, no horário das 7 às 16 horas para a entrega. Na impossibilidade do próprio estudante bolsista comparecer, outra pessoa designada por ele poderá fazer a entrega do envelope.
     As assistentes sociais responsáveis pelo processo de reavaliação realizarão estudo social de todos os estudantes bolsistas, a partir dos dados socioeconômicos apresentados. É fundamental que o formulário e a documentação comprobatória retratem, fielmente, a situação vivenciada pelo estudante e grupo familiar.
     Segundo a Secretaria de Educação, 269 estudantes deverão passar pelo processo de reavaliação do Bolsa Universidade. 
     O resultado deverá ser divulgado no final do mês de agosto pelo site da Prefeitura e no Diário Oficial do Município. 

Universidade Aberta recebe inscrições para tutores

 pexels kampus production 5940706
     Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo, destinado ao preenchimento de 6 vagas de tutores do Curso de Pedagogia EAD da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), através do Polo Franca da UAB (Universidade Aberta do Brasil). O prazo vai até o dia 15 de agosto.
     Para  concorrer, o candidato deve possuir o diploma de Graduação em Licenciatura em Pedagogia e comprovar, no mínimo, um ano de experiência no magistério do ensino básico ou ensino superior. O tutor deverá ter disponibilidade de 20 horas semanais, inclusive aos sábados, para atuar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e presencialmente no polo, realizando atividades típicas da função. Será disponibilizada uma bolsa no valor de R$ 765,00 mensais. 
     Mais informações podem ser obtidas no site e no edital do processo seletivo, link para o site do Polo UAB Franca: http://www.uabpolofranca.com.br/2022/07/processo-seletivo-para-formacao-de.html 
     Outras informações poderão ser obtidas no Polo local da UAB-Franca, que fica no Colégio Champagnat, ou pelo telefone (16) 3711-9224, com Luine Costa, das 13h às 21h.

Volta às aulas: Mais de 19 mil estudantes retornam às escolas na rede municipal

 DSC 3055
     A Secretaria de Educação informa que 19.043 estudantes da rede municipal de ensino retornam às salas de aula, a partir desta segunda-feira, 25, para o segundo semestre do ano letivo de 2.022.
    Desse total, 16.757 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais voltam já nesta segunda-feira, enquanto o restante, 1.658 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA/Cesum) e 628 pessoas atendidas em projetos municipais reiniciam as atividades a partir de terça-feira.
     Foram duas semanas de recesso escolar para os estudantes e educadores e uma semana para as 11.024 crianças atendidas nas creches parceiras do município, que retornaram às aulas na última segunda-feira, 18.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que durante esse primeiro semestre, os estudantes passaram por um período de diagnóstico, onde foi possível identificar as necessidades educacionais dos alunos e organizar as ações de recuperações contínuas e paralelas. 
     Segundo ela, para este segundo semestre, foi desenvolvido um  replanejamento baseado no diagnóstico, no intuito de avançar e recuperar as dificuldades registradas pelos estudantes no processo de aprendizagem.
     A secretária destacou ainda que para os próximos meses, as expectativas são muito positivas, uma vez que o quadro de merendeiras está completo, está prevista a instalação de equipamentos tecnológicos nas escolas, além da oferta de cursos para professores especialistas, visando garantir cada vez mais, boas condições didáticas para melhorar o processo ensino aprendizagem. "Esperamos para este segundo semestre, muito trabalho e produtividade. Os professores estão preparados para atender os estudantes no retorno às aulas", disse Márcia Gatti. 
 
Capacitação Merendeiras
     A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira, uma capacitação para as 296 merendeiras, que atuam na rede de ensino do município, versando sobre as boas práticas na manipulação de alimentos. Essas profissionais são as responsáveis pela alimentação de todos os alunos da rede pública, do município e do Estado, preparando e servindo as refeições nos períodos da manhã, tarde e noite. A iniciativa faz parte de uma programação de quatro módulos e foi conduzida pela nutricionista Betânia de Andrade Monteiro, que é graduada pela Unesp de Botucatu, com especialização em Nutrição Clínica e várias outras especializações, compondo desde 2.009, o quadro docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca. 

Merendeiras participam de capacitação na Educação

 IMG 6080
     A Secretaria Municipal de Educação programou para esta sexta-feira, 22, uma capacitação que será ministrada a todas as 296 merendeiras, que atuam na rede de ensino do município, versando sobre as boas práticas na manipulação de alimentos. Essas profissionais são as responsáveis pela alimentação de todos os alunos da rede pública, do município e do Estado, preparando e servindo as refeições nos períodos da manhã, tarde e noite. 
    A iniciativa faz parte de uma programação de quatro módulos e será conduzida pela nutricionista Betânia de Andrade Monteiro, que é graduada pela Unesp de Botucatu, com especialização em Nutrição Clínica e várias outras especializações, compondo desde 2.009, o quadro docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca. 
     Betânia atua ainda como nutricionista clínica (desde 2010) e pratica consultorias na área de Nutrição para empresas de Franca/SP e região (desde 2009). Foi nutricionista do SESI/Botucatu (2006-2009) e nutricionista/gerente de Serviços de Alimentação (Empresa GR S.A. 2004-2006). Atuou nas áreas de pesquisa em controle de qualidade em serviços de alimentação, produção de refeições, aproveitamento integral de alimentos, análise de alimentos, alimentos funcionais e saúde de idosos.
     A abertura do evento está prevista para às 8h, desta sexta-feira, com saudação da secretária de Educação, Márcia Gatti, no auditório da própria secretaria, no Parque Francal, seguida da palestra versando sobre a temática de 'Boas Práticas de Manipulação de Alimentos'. No período da tarde, haverá um espaço para apresentações diversas, denominado de ‘Seção Merenda’, com a participação também do Conselho de Alimentação Escolar.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais