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Educação

Educação lança projeto na quarta-feira

 

     A secretaria municipal da Educação lança nesta quarta-feira, 23, em evento no seu auditório no Parque Francal, o projeto Educonex@o, com a presença do prefeito Gilson de Souza, secretário da Educação e demais colaboradores. Na oportunidade serão detalhados os objetivos que tem essa parceria formalizada entre o município e algumas empresas de telecomunicação, como a Claro, Net e Embratel.

     A cerimônia com a presença das autoridades e educadores ocorrerá a partir das 8h30, constando de uma palestra sobre o tema ‘’Escola.com’, com a professora Luciana Maria Allan, da USP, com mediação Patrícia Sanches, coordenadora do Instituto Claro, Net e Embratel. O Instituto NET Claro Embratel integra a área de Responsabilidade Social Corporativa das marcas NET, Claro e Embratel e é mantido pelas empresas Claro S.A e Star One. É qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. O Instituto Crescer é o parceiro técnico do Educonex@o na formação dos docentes.

     A ONG tem a sua sede em SP, trabalha há 17 anos com projetos na área de Educação. Grande parte deles voltados à formação de professores para uso de tecnologias digitais. Com o intuito de contribuir para que o País seja cada vez melhor, a NET, Claro e Embratel levam a sua tecnologia e infraestrutura para cumprir um importante papel social e ambiental: proporcionar o desenvolvimento mediante iniciativas que valorizam a Educação, Cidadania e a Cultura.

Objetivos

     Com esse trabalho, se juntando ao Poder Público, busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, propiciando novas estratégias de ensino com suporte de tecnologias digitais; estimular uma rotina de planejamento e avaliação permanente pelos professores; sensibilizar os professores sobre a necessidade de privilegiar um currículo onde o foco maior está no desenvolvimento das competências básicas e também elevar a autoestima dos professores que se verão capazes de planejar e colocar em prática estratégias inovadoras com suporte das tecnologias digitais.

 

Educação inicia segunda entrega do Kit escolar

     A secretaria municipal da Educação confirmou nesta sexta-feira, que começa no dia 21, segunda-feira a distribuição dos mais de 23,5 mil kits de material escolar, destinado a 4 faixas de estudantes: Pré-Escolar, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos). A notícia foi transmitida pelo secretário da pasta, Edgar Ajax Filho, confirmando de certa forma o que antecipara no dia anterior, o prefeito Gílson de Souza, de que o material, adquirido mediante licitação pública de duas empresas, estava chegando e que começaria ser entregue na próxima semana.

     A secretaria está com toda uma logística preparada, que vai envolve encontros pontuais com os pais que estarão sendo chamados para receber os materiais. São lápis, cadernos, borrachas, esquadros, réguas, material de desenho e outros, de acordo com o público alvo, desde as crianças aos idosos e adultos da alfabetização, revelou o secretário.

     A secretaria da Educação definiu com os fornecedores a forma de entrega, que ocorrerá de unidade em unidade. As diretoras das escolas, a partir de então, estarão fazendo contato com os pais e agendando reuniões para ser feita a entrega, o que deve estar ocorrendo em alguns casos na própria segunda-feira ou a partir do dia seguinte.

     A Prefeitura investiu em torno de R$ 1,2 milhão nessas aquisições, lembrando que no começo de março houve outra uma primeira compra de materiais destinados aos professores para o trabalho básico em sala de aula. O montante investido inicialmente chegou a casa de R$ 1,3 milhão.

 

Inscrições para o I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas

      Com o slogan “Drogas: como agir para prevenir?” , estão abertas as inscrições para o “I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas”, promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas de Franca. A iniciativa está sendo realizada e aberta para todas as escolas Particulares, Municipais e Estaduais do Município de Franca.

      O período de produções está valendo, começou no 7 deste mês e segue até o dia 15 de junho próximo, consistindo ao final, na premiação de 3 (três) participantes que obtiverem as melhores produções, de acordo com o parecer da Comissão Julgadora. Os alunos participantes deverão considerar para todas as categorias o Tema proposto: “Drogas: Como agir para prevenir?”

      Os organizadores enfatizam que é sabido que a cada dia o consumo de drogas cresce consideravelmente, tornando-se um dos principais problemas de saúde pública, bem como de ordem social, o que compromete o futuro de uma nação, entretanto, é um assunto delicado e que merece atenção. Assim, faz-se necessário trazer elementos que contribuam para a reflexão de toda a comunidade escolar e, consequentemente, auxiliar nossas crianças e adolescentes nesse aspecto. É importante considerar a prevenção como o caminho para evitar o uso e o consumo abusivo de drogas, trazendo à tona os problemas e as consequências quanto ao uso dessas substâncias.

      O objetivo do concurso é estimular e subsidiar a implementação de ações de prevenção ao uso de drogas e promover a reflexão sobre esta temática nas escolas. Junto com a Prefeitura, participam Delegacia de Ensino, ACIF e secretaria da Educação e as inscrições devem ser feitas nas próprias escolas, onde será feita a primeira pre-seleção. Confira a seguir mais informações no regulamento e cronograma para o trabalho nas escolas públicas e particulares:

REGULAMENTO

O concurso terá 3 (três) categorias:

1ª. Tirinhas: escolher 01 (uma) Tirinha que poderá ser usada na campanha de Mobilização Social na prevenção e combate as drogas em 2019;

2ª. Redação – Texto Informativo: escolher 1 (um) Texto Informativo com o Tema: “Drogas: como agir para prevenir?”.

3ª. Redação: Texto dissertativo-argumentativo: escolher 1 (um) texto do gênero dissertativo-argumentativo com o tema: “Drogas: Como agir para prevenir? ”.

     1. Critério de Participação

1ª Categoria “Tirinha”

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município de Franca-SP.

2ª Categoria “Produção de Texto informativo”

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município de Franca – SP.

3ª Categoria “Produção de Texto dissertativo-argumentativo”

Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados na 1ª série do Ensino Médio das redes pública e particular de ensino do município de Franca-SP.

1.1. Cada aluno poderá ter uma única participação e não serão aceitas participações com mais de um autor.

1.2. Cada unidade escolar realizará um concurso interno e selecionará 3 (Três) produções para cada categoria que deverão ser enviadas à Diretoria de Ensino de Franca até o dia 15 de junho de 2018.

     2. Normas Gerais

2.1. Os trabalhos deverão ser inéditos e elaborados em sala de aula. Os trabalhos não poderão ter sido inscritos em outros concursos, retirados de internet, livros, revistas, catálogos, folhetos etc. Em caso de infração deste tópico, a responsabilidade será do autor e responsável legal.

2.2. Para a Categoria “Tirinha”: As tirinhas deverão conter de 03 (três) a 04 (quatro) quadrinhos, não ultrapassando os limites de uma folha A4. Para esta categoria as produções serão avaliadas seguindo os seguintes critérios: Humor; Originalidade; Clareza da tirinha; Adequação ao tema e Acabamento da arte.

Observação:

- Atentar para que o conteúdo da produção não seja agressivo;

-Tem que ser uma tirinha. Pode ou não ter diálogos;

- Adequar-se ao tema proposto;

- A participação tem de ser de produção (autoria) própria;

  • - Receberá nota zero (desclassificação) qualquer envio das situações expressas a seguir:

- Não for tirinha;

- Fugir ao tema ou não atender ao tipo humorístico;

- Possuir humor negro;

- For plagiada (seja ela cópia total ou parcial);

- Possuir conteúdos impróprios.

2.3. Para a Categoria “ Texto informativo”: Os textos informativos tem o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos. Isto é o que acontecem em reportagens de revistas e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação científica e livros didáticos.

A maioria dos leitores quando tem em mãos um texto informativo tem a expectativa de aprender alguma coisa com a leitura. Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo: jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias, reportagens, artigos diversos, anúncios etc.). Incluímos também a correspondência, embora possa haver cartas que se encaixariam melhor num modelo literário. No entanto, a maior parte de correspondência que recebemos e enviamos tem como finalidade informar algo concreto.

Características de um texto informativo:

Função: Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral.

Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento.

Conteúdo: Muito diverso, em função do tema (notícias, anúncios, cartas etc.).

Formato: Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.

2.4. Para a Categoria “Texto dissertativo-argumentativo”: Este tipo de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, à medida que é dissertativo; bem como seu objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.

As etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:

Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).

Opinião: A opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação, por isso é importante buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado.

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