A Biblioteca Municipal “Américo Maciel de Castro Junior” está realizando a “Exposição Literária Alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil”, que será comemorado no próximo dia 20, deste mês.
A exposição literária conta com textos informativos sobre a data, a trajetória de Zumbi dos Palmares, quilombos e comunidades quilombolas, cultura afro-brasileira na educação, obras literárias, histórias e biografias sobre grandes figuras da cultura afrodescendente no Brasil e no mundo.
A mostra estará aberta até o final deste mês, com visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, onde o público poderá conferir obras essenciais sobre o estudo da questão racial, como a “Casa Grande & Senzala” e “Sobrados e Mucambos”, do sociólogo e historiador social Gilberto Freyre; “África e Brasil africano” de Marina de Mello Souza; “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica: história, teoria, polêmica” organizado por Eduardo de Assis Duarte e o “O negro na história de Franca” de Wanderley Santos. Além dos destaques para as obras biográficas, como “Na minha pele” de Lazaro Ramos; “Guardei no armário: trajetórias, vivências e a luta por respeito à diversidade racial, social e de gênero” de Samuel Gomes e “Quem é quem na negritude brasileira”, organizado por Eduardo de Oliveira.
Os livros, em exposição, integram parte do acervo público da Biblioteca e poderão ser emprestados, mediante a realização de um cadastro gratuito, onde é necessário um documento com foto, comprovante de residência e uma foto 3x4 para emissão da carteira de leitor.
A Biblioteca Municipal fica no Colégio Champagnat (Avenida Champagnat, 1.808, centro. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9229/ 9323.