Email  

Educação

Franca terá encontro sobre Plano Estadual do Livro e Leitura de São Paulo

biblioteca original
 
      O auditório da Secretaria de Educação receberá uma sessão de escuta para a elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado de São Paulo (PELLLB), através da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.
      O encontro será no dia 11 de fevereiro, das 14 às 17h30. O intuito é construir, com a participação da sociedade civil, políticas públicas que garantam o acesso democrático à cultura, ao conhecimento e à imaginação para cada cidadão paulista.
      Poderão participar bibliotecários, agentes e mediadores de leitura, professores, escritores, editores, livreiros, gestores culturais, movimentos sociais e coletivos de incentivo à leitura, além de leitores e frequentadores de bibliotecas; que deverão ser inscrever através do link https://forms.gle/S8E3Hr4LEwTinRKc8.
      Haverá apresentação e debate com alinhamento sobre o significado de um plano de política pública e a importância da construção de um plano específico para o setor da leitura. Depois, serão elaboradas propostas, com a construção coletiva de sugestões e orientações, permitindo que os participantes possam replicar a atividade com outros grupos.
      A atividade será coordenada pela Ação Educativa, organização que assinou o termo de fomento junto à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e SisEB.
      Posteriormente, o documento será entregue à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em junho de 2025. A Secretaria de Educação fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9334.

Conselho de Educação prepara nova eleição

Secretaria de Educacao original
 
      O Conselho Municipal de Educação marcou para o próximo dia 17 a Assembleia Geral com a finalidade de renovar o colegiado, convidando os segmentos envolvidos para participarem. Conforme publicação feita nesta terça-feira, 4, no Diário Oficial do Município, nos termos dispostos pela Lei Municipal nº 6632, e contido no edital, a  reunião ocorrerá às 17h30, na sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal).
      O Conselho de Educação reforça que o encontro terá a finalidade de eleger os representantes para o biênio 2025/2027, envolvendo os segmentos:  Trabalhadores em Educação - Rede Municipal; Trabalhadores em Educação - Rede Estadual; Trabalhadores em Educação - Rede Privada; Funcionários da Educação; Alunato; Conselhos de Escolas; Associações de Bairro; Associações e Sindicatos de categorias profissionais não relacionados com a educação e Creches Filantrópicas.
      Para votar e ser votado, os participantes deverão apresentar o comprovante do segmento a que representa (em folha timbrada e assinatura e carimbo do responsável). O colegiado é composto por 22 membros e respectivos suplentes.

Educação promove formação para profissionais

formacao Educacao original
 
      A sede da Secretaria de Educação recebe, até o dia 4 de fevereiro, encontros formativos voltados para a atuação profissional na rede municipal de ensino.
      Foram convocados para as reuniões, com duração de 4 horas, 125 serventes merendeiros, incluindo os profissionais que atuam nas unidades escolares estaduais, 37 secretários de escola, 31 escriturários, 18 profissionais readaptados na secretaria e 39 inspetores de alunos que estavam atuando nas unidades escolares neste período do ano.
      Os primeiros encontros, realizados nos dias 30 e 31 de janeiro, abordaram a temática: “Concepção de infância: Quem é meu público de trabalho?”, com o intuito de tratar sobre a percepção da infância e evolução junto à sociedade, impactando as estratégias pedagógicas e a interação entre educadores e alunos.
      Já nesta segunda-feira, 3, e na terça, participarão 37 secretários de escola, 31 escriturários, 18 profissionais readaptados na secretaria e 39 inspetores de alunos para o encontro: “Comunicação Assertiva com famílias e alunos”, cujo intuito é de refletir sobre as diferentes constituições familiares e sobre as ações cotidianas no trabalho que podem impactar a aprendizagem dos estudantes.
      As formações consistem em leituras compartilhadas, trocas entre pares e estudos de caso, com os profissionais conceituando o que é família, partindo da ideia de uma construção histórica e social resultante de significativas transformações.
      Estas ações da Secretaria de Educação acontecem sempre nos meses de janeiro e julho, no período de férias e recesso escolar, buscando o aperfeiçoamento da prática profissional, incorporação de novos saberes e habilidades para a melhoria do atendimento à comunidade escolar.

3.600 alunos das creches voltam às aulas nesta segunda-feira

Central de Vagas em Creches original
 
      As aulas retornam nesta segunda-feira, 3, em todas as 85 creches parceiras da rede municipal. Serão mais de 3.600 mil crianças.
      Os estudantes das Fases 1 e 2 retornaram no último dia 27. Já os estudantes das escolas municipais voltarão às aulas no dia 10 de fevereiro, assim como os estudantes das unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
      Segundo a Secretaria de Educação, estão matriculados neste ano, 29.114 mil alunos, sendo 16.654 mil nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 11.100 mil crianças nas creches e 1350 mil estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos.
 
Central de Vagas
      A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 31, uma nova etapa de convocação e foram contempladas mais 240 crianças com vagas em creches parceiras da Prefeitura. A relação está disponível no site da Prefeitura, na aba ‘Central de Vagas – Convocação’, no link https://franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/divisoes/creches/administracao-e-controle.
      O prazo de matrícula é da sexta-feira, em que saiu a lista, até a quinta-feira da semana seguinte, até às 12 horas. Se o prazo for encerrado e a matrícula não for realizada pelos pais ou responsáveis, a vaga será disponibilizada para outra criança.
      No ato da matrícula, é necessário apresentar certidão de nascimento ou CPF da criança; comprovante de endereço; comprovante de renda dos moradores; CPF da mãe ou dos responsáveis pela criança; foto 3x4 do aluno; laudo médico comprobatório para aquelas que necessitam da Educação Especial (e tem prioridade no atendimento, conforme determina a lei) e cartão de vacinação.
      Nos casos de transferências, as famílias devem fazer os pedidos na Central de Vagas (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). A solicitação não é acatada de imediato, pois depende da disponibilidade de vaga na creche desejada.
      Informações poderão ser obtidas através do WhatsApp (16) 3711-9211 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 

Educação de Jovens e Adultos recebe inscrições até sexta-feira

eja
 
      Terminam nesta sexta-feira, 31, as inscrições para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), nas modalidades presencial, semipresencial (para Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio) e EAD (Educação à Distância para Ensino Médio).
      As matrículas para aulas presenciais deverão ser feitas até sexta-feira, das 14 às 20 horas, nas Escolas "Professora Maria Helena Rosa Barbosa" (rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor) e Professor "Antônio Sicchierolli” (rua Professor Laerte Barbosa Cintra, 929, Residencial Baldassari).
      Para a modalidade semipresencial, os atendimentos são feitos no mesmo horário no CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal Professora Climene Rebelo Novelino Abdala), que fica na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, 929, no Residencial Baldassari.
      A modalidade EAD também está com matrículas abertas para o Ensino Médio. As adesões deverão ser realizadas na escola “Professor Antônio Sicchierolli”, seguindo os dias e horários das outras duas modalidades.
      Para a matrícula no Ensino Fundamental – Anos Finais, o aluno deverá ter a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Fundamental II. Para o Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental II, a idade mínima estabelecida é de 18 anos completos para qualquer série.
      Para aderir, os alunos ou pais/responsáveis deverão apresentar, no ato da matrícula, cópia e original do CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, certidão de nascimento (dos filhos, se houver), declaração de trabalho, uma foto 3x4 e comprovante de escolaridade anterior.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3706-8220 (Escola 'Professor Antônio Sicchierolli' para ensino presencial ou EAD - Ensino Médio), (16) 3706-7985 (Escola 'Professora Maria Helena Rosa Barbosa' para ensino presencial - Fundamental e Médio) e (16) 3706-8210 ou 3706-8211 (CESUM - Semipresencial - Fundamental e Médio).

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/