Email  

Educação

Prefeito visita creche-escola que irá atender mais de 200 crianças

creche Pacaembu 1
 
      A ampliação da rede de creches em Franca está em andamento pela Prefeitura. Na manhã desta terça-feira, 28, o prefeito Alexandre Ferreira acompanhado pelos secretários de Educação e Infraestrutura, Márcia Gatti e Luiz Spirlandelli, respectivamente, visitou a creche-escola 'Eni Corrales de Andrade' construída no bairro Nossa Senhora das Graças, 'Pacaembu', que já começa a funcionar na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro.
      A unidade vai atender um total 212 crianças dos Berçários 1 e 2, Maternais 1 e 2 e Fases 1 e 2.
      A Secretaria de Educação já começou a organizar as inscrições e as transferências para a nova unidade. “As mães podem procurar a própria creche onde a criança já está para solicitar a transferência ou ir até a Central de Vagas, que fica na Secretaria de Educação”, explicou Márcia Gatti.
      A creche 'Eni Corrales de Andrade' vai funcionar em período integral, das 6h30 às 18 horas. “Lembrando que as mães têm que respeitar o horário da escolarização, ou seja, as crianças das fases 1 e 2,  têm uma rotina defindida, então não podem sair mais cedo ou chegar mais tarde. Para os demais, como o berçário e maternal, a mãe pode se organizar de acordo com o horário de trabalho dela, mas o atendimento é sempre em período integral”, disse.
      O prefeito Alexandre Ferreira destacou que a construção da nova unidade segue as padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), contando com salas integradas, ventilação e iluminação natural, incluindo os sanitários. “É uma maravilha a gente poder ver um prédio pronto, inclusive com mobiliário, brinquedos, material didático, cozinha. Esta unidade vai atender bairros aqui da região, como São Domingos, Nossa Senhora das Graças 'Pacaembu', Vera Cruz, entre outros", comentou
      Ferreira ressaltou que os investimentos feitos em construção e ampliação de creches fizeram a Prefeitura, praticamente, zerar a fila de espera por uma vaga. "Estamos construindo mais creches, como no Copacabana, Piratininga, Zanetti, além de uma escola no Adelinha. É oferecer melhores condições para as famílias, que podem trabalhar sabendo que seus filhos estão seguros e sendo alfabetizados da melhor forma”, falou.  
      O telefone da Central de Vagas para fazer as inscrições e solicitar as transferências é o (16) 3711-9211.
 
Outras Unidades
      As construções de outras três creches estão em andamento. No Residencial Copacabana, na Região Oeste, as obras estão bem adiantadas e devem ser entregues no segundo semestre deste ano e as outras duas, no Residencial Zanetti, Região Sul e no Jardim Piratininga, Região Leste, já tiveram a conclusão da alvenaria e cobertura.
      As construções também seguem os padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Com as quatro unidades, ao todo, 800 novas vagas serão criadas, desde o berçário que contempla as crianças a partir de 4 meses.
      Além destas quatro obras, que estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Infraestrutura, outras 13 creches foram ampliadas, recebendo novas salas de aula, sanitários e áreas de recreação cobertas

Alunos das creches da rede municipal voltam às aulas

alunos na creche original
 
        A Secretaria de Educação inicia, nesta semana, o ano letivo de 2025 com 10.640 alunos de creches e das Fases 1 e 2 convocados e matriculados.
            Nesta segunda-feira, 27, o acolhimento dos estudantes das escolas foi planejado pelos professores e representantes de salas das Fases 1 e 2 (Pré-Escola) para acolher os demais estudantes já nesta terça, 28. Ao todo, 3.589 alunos retornam às salas de aula, sendo 1.680 da Fase 1 e 1.909 da Fase 2.
       Já na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o atendimento e as aulas serão iniciados nas creches, sendo 7.051 crianças dos berçários e maternais. Destes, 1.371 já foram convocados na última sexta-feira.
       De acordo com a Secretaria de Educação, as convocações foram distribuídas da seguinte forma até o momento: 408 alunos no Berçário 1; 546 no Berçário 2; 271 Maternal 1 e 146 no Maternal 2. Os pais ou responsáveis têm até às 12 horas desta quinta-feira, 30, para comparecer à própria unidade, munidos de documentos da criança e dos responsáveis, incluindo carteira de vacinação do estudante para efetuar a matrícula. Caso não seja feita, a vaga é liberada.
         No dia 31, sexta-feira, sairá nova lista das crianças e as respectivas vagas nas creches do município, seguindo os mesmos trâmites da primeira semana, sendo necessária a matrícula na unidade. O arquivo poderá ser conferido através do site https://filaespera.educa.franca.sp.gov.br/Consultas/ListaConvocados.aspx .
            Já no dia 10 de fevereiro, será a vez dos alunos do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano).
          O ano de 2025 contará com cerca de 200 dias letivos para todas as modalidades, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos) - presencial e ensino à distância - e o CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal “Profª Climene Novelino Abdala”) semipresencial.
 
Matrículas ou transferências
        Os pais ou responsáveis, que ainda desejam inscrever seus filhos ou pedir a transferência de unidade, podem procurar a Central de Vagas, na sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal) ou procurar a unidade escolar. São necessários os documentos originais da criança e do tutor, além de comprovante de endereço e carteira de vacinação do aluno.
         Informações poderão ser obtidas através do WhatsApp (16) 3711-9211 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscrições da EJA vão até a próxima sexta-feira

eja original
 
      A Secretaria de Educação segue com inscrições abertas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas modalidades presencial, semipresencial (para Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio) e EAD (Educação à Distância para Ensino Médio).
      Para aderir, os alunos ou pais/responsáveis deverão apresentar, no ato da matrícula, cópia e original do CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, certidão de nascimento (dos filhos, se houver), declaração de trabalho, uma foto 3x4 e comprovante de escolaridade anterior.
      As matrículas para aulas presenciais deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas, nas Escolas "Professora Maria Helena Rosa Barbosa" (rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor) e Professor "Antônio Sicchierolli” (rua Professor Laerte Barbosa Cintra, 929, Residencial Baldassari).
      Para a modalidade semipresencial, os atendimentos são feitos no mesmo horário no CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal Professora Climene Rebelo Novelino Abdala), que fica na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, 929, no Residencial Baldassari.
      A modalidade EAD também está com matrículas abertas para o Ensino Médio. As adesões deverão ser realizadas na escola “Professor Antônio Sicchierolli”, seguindo os dias e horários das outras duas modalidades.
      Para a matrícula no Ensino Fundamental – Anos Finais, o aluno deverá ter a idade mínima de 15 anos completos para qualquer ano do Fundamental II. Para o Ensino Médio, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental II, a idade mínima estabelecida é de 18 anos completos para qualquer série.
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3706-8220 (Escola 'Professor Antônio Sicchierolli' para ensino presencial ou EAD - Ensino Médio), (16) 3706-7985 (Escola 'Professora Maria Helena Rosa Barbosa' para ensino presencial - Fundamental e Médio) e (16) 3706-8210 ou 3706-8211 (CESUM - Semipresencial - Fundamental e Médio).
 

Prefeitura abre 148 vagas para Programa ‘Bolsa Universidade’

Secretaria de Educacao Bolsa Universidade original
 
A edição do último sábado do Diário Oficial do Município trouxe o edital de abertura de inscrições para as 148 vagas do Programa ‘Bolsa Universidade’, que concede bolsas de estudos parciais a estudantes universitários matriculados nas universidades particulares do município (Faculdade de Direito de Franca, Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-Facef e Unifran).
Para este ano, há 53 vagas na FDF (Faculdade de Direito de Franca), 50 na Unifran (exceto para os cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia), e 45 para o Uni-facef, sendo uma para Engenharia de Produção, três para Psicologia e três para Engenharia Civil, além de 40 para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Enfermagem, Engenharia de Software, Letras, Matemática e Sistemas de Informação.
Os requisitos para participar do processo do ‘Bolsa Universidade’ são: estar devidamente matriculado no ano de 2025 em um curso superior, na modalidade presencial, em uma das instituições de ensino superior do município e que seja participante do programa; ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral da rede particular, com exceção das pessoas com deficiência, que tenham recebido bolsa parcial da rede particular; não ter formação universitária anterior; residir em Franca, no mínimo, cinco anos anteriores ao primeiro dia do ano de início da graduação; possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
Não poderá participar do ‘Bolsa Universidade’ o estudante que já tenha alguém da família inscrito no processo de seleção ou beneficiado do programa, que tenha sido contemplado pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou ProUni (Programa Universidade para Todos), que tenha mais de uma disciplina em regime de dependência, dentre outros.
O estudante deverá preencher o formulário de inscrição no site da Prefeitura de Franca, através do link do Bolsa Universidade – https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade, a partir das 10 horas do dia 10 de fevereiro, até as 23h59 de 14 de fevereiro. Ele ainda deverá acessar e baixar o arquivo do formulário de inscrição para preenchimento e impressão. Segundo o edital, o formulário estará disponível em arquivo Word para que seja digitado, sendo proibido o preenchimento de outra forma.
Após a impressão, o arquivo deverá ser assinado e juntado à documentação descrita no edital para tudo ser entregue na sede da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal) entre 17 e 19 de fevereiro, às 7h30.
De acordo com o cronograma, a previsão de divulgação da data prevista para o resultado da primeira etapa de seleção, ou seja, os classificados para as entrevistas sociais, é no dia 22 de março.
Para auxiliar os interessados, a Secretaria de Educação oferece, até o dia 14 de fevereiro, o plantão de orientações e esclarecimento de dúvidas. Os estudantes poderão comparecer à sede da Secretaria de Educação ou ligar nos telefones (16) 3711-9267 e 3711-9220, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Há ainda a opção de solicitar ajuda através dos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O edital poderá ser conferido na íntegra através do link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2691-18012025.pdf" data-linkindex="0" style="border: 0px; font: inherit; margin: 0px; padding: 0px; vertical-align: baseline; color: rgb(5, 99, 193) !important;">https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2691-18012025.pdf.

Biblioteca Municipal inicia Mostra Literária com acervo ampliado

mostra bbilioteca original
 
      A Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’ iniciou nesta semana uma Mostra Literária, com centenas de exemplares que foram adquiridos no último ano, permanecendo até o final do mês. O acervo foi ampliado com a aquisição de 955 novos títulos, elevando para mais de 58,3 mil obras diversas, material que está disponível nos balcões da recepção para consultas na sala de leitura e empréstimos para quem tiver interesse.
      A movimentação no espaço também superou as expectativas, contabilizando 13.180 empréstimos de livros de literatura infantojuvenill, publicações para público adulto (nacional e estrangeira), gibis, HQ’s, biografias, livros de autoajuda, dentre outros. Somando-se a isto, ocorreram edições esporádicas de encontros literários, como a 'Degustação' e eventos da Viagem Literária, além de visitas monitoradas de estudantes. Também aumentou a pesquisa sobre temas relacionados a história da cidade, que está comemorando dois séculos de sua emancipação política.
      Qualquer pessoa da cidade pode utilizar os serviços de empréstimos de livros da biblioteca,  que conta com obras voltadas ao públicos de todas as idades, sendo necessário apenas a realização de um cadastro prévio, que é feito com a  apresentação do documento de identidade e comprovante de residência. Dentre as novidades, constam títulos premiados e que estão na lista dos mais vendidos como a autobiografia de Selton Mello; o romance - Salvar o Fogo, de Itamar Vieira Júnior, premiado pelo Jabuti em 2024; Jantar Secreto de Raphael Montes; a Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig e outros.
 
Vestibulares
      Também foram adquiridos livros de leitura obrigatória mais pedidos nos vestibulares recentes. Alguns itens valorizando o papel das mulheres na literatura, como: Nebulosas (1872) de Narcisa Amália;  Caminho de Pedras (1937) de Rachel Queiroz; As Meninas (1973), de Lygia Fagunes Telles; Balada de Amor ao Vento (1990) de Paulina Chiziane; Canção para Ninar Menino Grande (2018), de Conceição Evaristo, entre outros títulos.
      Para o público infantojuvenil foram comprados diversos volumes da série Diário de um Banana, de Jeff Kinney; 5...4...3...2...1 Mônica e o Menino Maluquinho, de Manuel Filho com ilustrações de Maurício de Souza e Ziraldo; Balas Mágicas, de Heena Baek; diversos volumes da série Desventuras de um garoto nada popular, de Rachel Renée Russell; HQ Heartstopper, de Alice Oseman, dentre outros.
 
Serviço:
Biblioteca Municipal de Franca
Av. Champagnat, 1808 – Centro
Funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas - tel. (16) 3711-9334.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/