A Prefeitura de Franca dará início na próxima segunda-feira, dia 2, à Semana da Pátria. O tema foi discutido durante reunião nesta terça-feira
A Prefeitura de Franca dará início na próxima segunda-feira, dia 2, à Semana da Pátria. O tema foi discutido durante reunião nesta terça-feira
A campanha “Pipa sem Morte”, idealizada pela Secretaria de Educação e com parceria da Polícia Militar, segue nas escolas até dia 3 de setembro. O objetivo principal é reforçar a educação e a consciência das crianças a respeito da utilização correta das linhas nas pipas, e das contraindicações do cerol.
Para tornar esta ação mais efetiva, serão abordadas experiências práticas nos próximos dias. Nos dias 27 e 28, a partir das 14 horas, os alunos do Mitermair Barbosa participarão da soltura de pipas no Parque “Fernando Costa”, que promete colorir o céu da cidade. A atividade será dividida em dois períodos, para que também no dia 28, eles participem de uma palestra sobre o assunto.
Os alunos da escola Aldo Prata terão a oportunidade também de participar da palestra no dia 27, e das atividades com as pipas na sexta-feira, dia 30, no campinho do City Petrópolis. Já os da escola Valéria Teresa, terão as atividades com pipa no campinho do Leporace, nesta terça-feira, às 15h30.
A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Educação realizará uma reunião nesta terça-feira, dia 27, às 9 h para as definições do tradicional desfile de 7 de setembro. Foram convidados representantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e as Secretarias que também foram envolvidas.
Na ocasião, os participantes poderão sugerir propostas para garantir mais segurança e agilidade ao evento e melhorias relacionadas à logística do desfile cívico. Apresentações culturais e a presença do Tiro de Guerra já foram definidas.
São previstas a colaboração de mais de 50 instituições para a apresentação, que seguirá os moldes de todos os anos, com início às 8 horas para celebrar o aniversário de Independência do Brasil. Nesse horário, é realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Franca, na Avenida Presidente Vargas, em frente à Prefeitura.
A abertura da Semana da Pátria será na próxima segunda-feira, dia 2, na Concha Acústica.
A Prefeitura de Franca, por meio da Biblioteca Municipal ‘Dr. Américo Maciel de Castro Júnior’, realizará no dia 23 de setembro, a partir das 9 horas, o projeto “Viagem Literária - contação de histórias para todas as idades.” O evento acontecerá na Biblioteca Municipal, no Colégio Champagnat, e contará com a presença do escritor Affonso Solano que promoverá um bate-papo sobre as suas obras que fazem parte do ‘Módulo Literatura Fantástica’.
O encontro tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental II (de 11 a 14 anos), Ensino Médio (de 15 a 17 anos) e toda comunidade. Tem como objetivo incentivar a cultura e conhecimento de histórias e literatura.
O projeto Viagem Literária é uma parceria com o Governo Estadual através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711- 9229.
Sobre o escritor
Affonso Solano é escritor, ilustrador, editor e podcaster. Solano é ainda co-criador do podcast “Matando Robôs Gigantes”, que aborda assuntos relacionados a cinema, jogos eletrônicos, quadrinhos e cultura pop em geral.
Em 2013, ele lançou o livro ‘O Espadachim de Carvão’. E em 2015 lançou ‘O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur’.
Ele realiza palestras sobre literatura e empreendedorismo criativo em todo país.
A Prefeitura apresentou, na manhã dessa quarta-feira, na Secretaria Municipal da Educação, aos diretores das escolas municipais, a Cartilha Ambiental
A Prefeitura apresentou, na manhã dessa quarta-feira, na Secretaria Municipal da Educação, aos diretores das escolas municipais, a Cartilha Ambiental que acaba de elaborar e que será distribuída nos próximos dias para alunos dos 4º e 5º anos de toda a rede. A intenção é envolver o máximo de agentes e fazer com que as informações e orientações nela contidas sejam repassadas à população e está coloque em prática hábitos como separação do lixo reciclável, separação e destinação correta do óleo comestível e outros cuidados para evitar a poluição ambiental.
A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, professora Eliana Gilberti, da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, esteve presente conversando com as diretoras e equipes de gestão da Secretaria da Educação, reforçando os objetivos principais, detalhando o conteúdo abordado na publicação e a importância de cada educador trabalhar o tema em sala de aula, pedindo que para os alunos sejam multiplicadores desses informes junto aos pais e familiares.
A Prefeitura mantém a coletiva seletiva em 100% dos bairros, porém uma grande parte das pessoas não tem o hábito de separar o reciclável e muito menos de deixar nos dias corretos o lixo para ser coletado. Promove também, visitas monitoradas de maneira sistemática com alunos da rede na Usina de Reciclagem no Distrito Industrial e no Aterro Sanitário.
Mas um detalhe importante é que aproveitando da falta de hábito das pessoas em separar e deixar nos dias e horários certos o material reciclável, existe a figura do atravessador, aquelas pessoas que fazem a coleta apenas dos materiais de maior valor comercial, comprometendo o projeto social do lixo reciclável que mantém, através da Cooperativa de Resíduos, cerca de 40 famílias. Através da empresa que realiza a coleta do lixo urbano, é mantida uma equipe que percorre os cerca de 320 bairros de segunda a sexta-feira, apanhando o chamado lixo seco, formado por papeis, vidros, alumínio, entre outros produtos.
Para saber o roteiro da coleta diária do lixo reciclável, basta acessar o site www.franca.sp.gov.br e para mais informações sobre a Cartilha, a consulta deve ser feita em: http://www.educambientalfranca.com.br.