Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação

Alunos de creches e escolas de Franca recebem lanches especiais de festa junina

 pipoca original

       Em comemoração às festas juninas, alunos das escolas municipais e estaduais de Franca iniciaram a semana com cardápio especial. Além das refeições elaboradas por nutricionistas, nesta segunda-feira, 26, eles puderam se deliciar com arroz doce.
         A implementação desse cardápio especial vem para atender hábitos culturais, garantindo variedade aos alunos do período parcial e do integral. Na sexta-feira, dia 30, a iniciativa da Secretaria de Educação se repetirá, com pipoca.
         As refeições dos alunos atendem à composição nutricional da média semanal, de acordo com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), uma das iniciativas de Segurança Alimentar e Nutricional. O cardápio começa com o café da manhã, que tem bolacha rosquinha com leite, banana com leite e biscoito de coco com leite. 
      Também compõem o cardápio, macarronada com carne moída, strogonoff de frango, galinhada, sopa de macarrão com carne, canja e outras iguarias para as crianças. Além disso, há fruta para os estudantes e esses lanches especiais de festas juninas.
     Todos os dias, a Secretaria de Educação serve refeições para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para os alunos, que possuem restrições alimentares, como biscoitos sem glúten e sem lactose, integrais, barra de frutas sem lactose e sem glúten, arroz integral e sem glúten, macarrão integral, extrato de tomate sem glúten e aveia em flocos.

Educação recebe matrículas para o segundo semestre da EJA

 EJA original original

      As pessoas, que interromperam seus estudos e pretendem retomar as atividades, já podem efetuar a matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com opções de aulas presenciais e semipresencial. O prazo vai até o dia 28 de julho e o atendimento está sendo prestado nas secretarias das próprias escolas, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30.
Para fazer a matrícula, os interessados deverão apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
     Para o Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), é exigida a idade mínima de 15 anos completos, para qualquer ano. Já a inscrição para o Ensino Médio, deve ser feita, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, com idade mínima exigida de 18 anos completos, para qualquer série.
      O Ensino Presencial é oferecido nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’ no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3; ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor, onde a Secretaria de Educação conta com equipes de educadores, que desenvolvem uma metodologia de ensino apropriada para esse público, de modo que os alunos tenham o máximo de aproveitamento em menor tempo e melhor aprendizado. Já o Ensino Semipresencial é oferecido no CESUM ‘Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala’, que fica no Colégio Champagnat. Neste formato, o aluno de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, faz a matrícula e escolhe as disciplinas que deseja eliminar, retira as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a fazer a avaliação, faz o agendamento na secretaria e realiza a prova para disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.
      Confira os endereços das escolas, que contam com a EJA:
 
• Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli 
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929, Jardim América – 3723-9219
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971, Jardim Aeroporto III – 3701-8299
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor – 3703-0222
 
• CESUM - Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial)
Avenida Champagnat, 1808, Centro – 3701-8367

Projeto ‘Ciência Móvel’ leva história e experimentos à escola do Leporace

 ciencia movel original

     Experimentos, história, ciência e ensino sobre energia elétrica foram alguns dos elementos que o Ciência Móvel, projeto da Prefeitura de Franca através da Secretaria de Educação, leva às escolas da cidade.
    Durante a última quinta-feira, 22, o caminhão do Ciência Móvel estacionou na porta da Escola Estadual “Professor José Ricardo Pucci”, no Leporace 3. Quase 350 alunos, das mais variadas faixas etárias, ouviram dos professores, explicações e a história da energia elétrica. O objetivo é levar ciência para a comunidade e as escolas municipais e estaduais, abrangendo todas as idades.
    Para a coordenadora da escola Eliane Cássia de Oliveira, a ação foi importante para transmitir mais conhecimento. “Todos os alunos participaram e ficaram fascinados com os experimentos. O Ciência Móvel leva história, geografia e ciências aos estudantes, com uma viagem pelo tempo. É um ganho gigante para a educação”, disse.
    O projeto, que existe desde 2012, atende uma média de 13 mil estudantes por ano e faz parte do Espaço de Difusão Científica, da Secretaria de Educação, que funciona no Colégio Champagnat. 
 
Ciência ao alcance de todos
 
    O Ciência Móvel faz parte das atividades do Espaço de Difusão Científica, que tem 20 anos de existência e conta ainda com o Observatório de Astronomia, Centro de Inclusão Digital e Museu Interativo de Ciências. Onze professores fazem parte destes projetos, que recebem desde alunos da Fase I até a comunidade em geral. 
   É recomendado que as pessoas agendem a visita para que haja um melhor aproveitamento do Museu Interativo de Ciências, sendo acompanhados pelos monitores com as explicações e funções de cada experimento. Esse agendamento pode ser feito pelo telefone (16) 3711-9320.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 

WhatsApp Image 2023 06 22 at 07.51.07 original      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta sexta-feira, 23, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
CORONAVAC: 1ª/ 2ª/ 3ª DOSES PARA PESSOAS DE 3 A 17 ANOS - 1ª E 2ª DOSES PARA PESSOAS DE 18 ANOS A MAIS
 
PFIZER - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (PESSOAS DE 12 A 17 ANOS) / 1ª e 2ª DOSES - GESTANTES (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE PARA PESSOAS QUE COMPLETARAM O ESQUEMA VACINAL COM ASTRAZENECA, CORONAVAC, JANSSEN E PFIZER. 
 
PFIZER BABY - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS)
 
PFIZER PEDIÁTRICA - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS)

Estúdio Literário desperta curiosidade e paixão das crianças pela literatura

 biblio original

      Leituras, vídeos, mediações, contação de histórias, indicações literárias gravadas e arte. Esses são alguns dos elementos encontrados no Estúdio Literário, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que proporciona a vivência literária para os 29 mil estudantes da rede, professores e educadores.
       Além das ações diversas de leitura, o Estúdio Literário trabalha com as obras de cada autor anualmente. Em 2023, o universo da escritora Eva Furnari está sendo estudado. São quatro horas de vivência, em que são desenvolvidas atividades de obra e vida da autora. Para isso, a Secretaria de Educação fornece transporte das unidades até a sua sede, onde funciona o Estúdio e lanches para os estudantes.
       O Estúdio Literário é utilizado por educadores, gestores e estudantes para a gravação de vídeos, envolvendo os conteúdos de leitura e desenvolvimento, além de milhares de livros. O espaço, inaugurado em novembro de 2021, conta com equipamentos para gravação, com câmera profissional de alta resolução, microfone condensador, kit de iluminação, painel de fundo 3D portátil, projetor multimídia, tela de projeção, notebook e iluminação. 
      Para Márcia Gatti, secretária de Educação, o Estúdio Literário só tem agregado aos alunos. “Eles saem do espaço escolar e a curiosidade já vem aguçada. Aqui, eles vivenciam situações de leitura muito vivas, com contação de histórias, figurino, música e narrativa. Com isso, trabalhamos junto aos educadores a estratégia de leitura e isso pode ser aproveitado por toda a comunidade escolar”, disse.
       O Estúdio Literário funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, no Parque Francal.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais