Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Educação

Educação fará Dia D de Cultura da Paz em escolas e creches

 seguranca escola original

      Como forma de promover a paz e segurança nas escolas e creches municipais, a Secretaria de Educação realiza nesta semana e na próxima, diversas ações nas unidades. Uma é específica para o dia 20 de abrilquinta-feira, intitulado Dia D de Cultura da Paz. 
       Palestras, rodas de conversa, indicações de leitores, entregas de flores para professores e atos de gentileza fazem parte da programação, já encaminhada para os pais e responsáveis. Eles também receberam orientações sobre como contribuírem com a segurança das crianças, verificando a mochila/bolsa para saber o que os filhos estão levando para as escolas, importância do uso do uniforme e diálogo para evitar que a violência chegue às unidades.
       Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a importância da colaboração de todos. “Escola é lugar de acolhimento, alegria e paz. Pedimos que os pais e responsáveis enviem os estudantes para as escolas. Não dá para abrir mão da educação das crianças e adolescentes, que já foi prejudicada em razão da pandemia”, disse. 
       Além dessa ação, entre os dias 25 e 28 de abril, as escolas e creches desenvolverão tarefas diárias de respeito ao próximo. A Secretaria de Educação também treinou os diretores e fez orientações acerca do registro de ocorrências, como agir e alinhou ações para garantir um ambiente seguro a todos. Foi ainda, instalado vídeo porteiro em todas as escolas e creches municipais. Desse modo, a entrada de pessoas, fora do período de alunos, só será autorizada, mediante identificação visual, uso de crachás e uniformes, além de apresentação de documentos.
      Também há um novo protocolo de entrada e saída dos alunos. A orientação é que os pais e responsáveis deixem e retirem as crianças, no portão das unidades e os profissionais busquem os estudantes para acompanhá-los até a sala de aula, evitando fluxo maior de pessoas no interior das escolas e creches. 
      Além disso, os pais ou responsáveis que decidirem buscar ou levar as crianças em horário diferente do habitual nas unidades, deverão preencher um formulário, justificando o motivo e um funcionário da escola, acompanhará durante todo o trajeto esse estudante, garantindo que ele saia ou chegue na unidade em segurança. 
     Nos próximos dias, será aberta a licitação para a contratação de empresa especializada, que destinará um agente treinado para o controle de portaria em todas as escolas municipais, acompanhando quem entra nas unidades, desde a chegada dos alunos. Todas as medidas vieram, após uma reunião do prefeito Alexandre Ferreira com as secretarias de Educação e Segurança, Polícias Militar e Civil e Diretoria Regional de Ensino, na semana passada.

Servidores iniciam curso de intérprete de Libras

 libras original

     Para garantir mais inclusão e atendimento de excelência, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos iniciou na última segunda-feira, um curso de Libras para 56 servidores públicos municipais das secretarias de Educação, Saúde, Ação Social e Paço Municipal, que têm contato direto com à população. Eles foram divididos em duas turmas, com 28 participantes em cada, no CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional) para aprender a se comunicar, através da linguagem de sinais.
     As aulas são ministradas pela servidora da Secretaria de Educação, Maria Rita Capel, professora de Letras com habilitação em Libras. No primeiro encontro, ela já começou a ensinar palavras para os alunos, que farão o curso até setembro. 

Reunião entre autoridades traz protocolos de segurança para escolas municipais e estaduais

 reuniao seguranca original

        O prefeito Alexandre Ferreira recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 12, autoridades para conversar sobre os protocolos, visando proporcionar mais segurança nas escolas municipais e estaduais de Franca.
      Participaram do encontro, representantes das Polícias Civil e Militar, os secretários municipais Márcia Gatti, da Educação e Marcus Araújo, da Segurança, além de autoridades da Diretoria Regional de Ensino. Na reunião, foram implementados mais protocolos para cuidar dos alunos e profissionais da Educação.
       Alexandre destacou as ações adotadas desde a última terça-feira, por creches e escolas municipais, como a orientação de que pais e responsáveis deixem e retirem as crianças no portão das unidades e os profissionais busquem os estudantes para acompanhá-los até a sala de aula, além da aquisição de um vídeo porteiro para cada unidade de ensino. Desse modo, a entrada de pessoas, fora do período de alunos, só será autorizada, mediante identificação visual. 
       O prefeito também destacou que será aberta uma licitação para a contratação de empresa especializada, que colocará um agente treinado para o controle de portaria em todas as escolas municipais, acompanhando quem entra nas unidades, desde a chegada dos alunos. Ele reforçou a importância de um trabalho conjunto entre as autoridades policiais e do Poder Público para garantir segurança nas instituições e pediu a colaboração dos pais e responsáveis de alunos. “Olhem nas mochilas e nos materiais, verificando o que os seus filhos estão levando para as escolas. Isso vai melhorar a segurança de nós todos”, disse. 
      O Delegado Seccional de Franca, Wanir da Silveira Júnior, parabenizou o prefeito pela iniciativa de fazer a reunião conjunta e enfatizou a importância da população colaborar e denunciar publicações em redes sociais, que indiquem possíveis ataques ou ameaças. “Estamos adotando novos protocolos e avançando nas medidas de segurança”.

Educação adota medidas de segurança em escolas e creches da cidade

creche original 

     Como forma de garantir mais segurança e proteção aos alunos e profissionais, que trabalham em escolas e creches parceiras, a Secretaria Municipal de Educação tem adotado novas medidas.
     Uma das medidas, que entrou em vigor nesta terça-feira, 11, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira, é que todas as escolas e creches tenham um vídeo porteiro. Desse modo, a entrada de pessoas fora do período de alunos só será autorizada, mediante identificação visual. Para agilizar a instalação do equipamento, cada unidade terá dinheiro e autonomia para contratar os profissionais para este serviço. Ao todo, serão 103 vídeos porteiros.
     A Secretaria de Educação também encaminhou, na segunda-feira,  um novo protocolo de entrada e saída dos alunos. A orientação é que pais e responsáveis deixem e retirem as crianças, no portão das unidades e os profissionais busquem os estudantes para acompanhá-los até a sala de aula, evitando fluxo maior de pessoas no interior das escolas e creches. 
     Além disso, os pais ou responsáveis que decidirem buscar ou levar as crianças em horário diferente do habitual nas unidades, deverão preencher um formulário, justificando o motivo e um funcionário da escola acompanhará durante todo o trajeto esse estudante, garantindo que ele saia ou chegue na unidade em segurança. 
     O prefeito Alexandre Ferreira também determinou que seja aberta licitação para a contratação de empresa especializada, que colocará um agente treinado para o controle de portaria em todas as escolas municipais, acompanhando quem entra nas unidades, desde a chegada dos alunos. 

Educação muda horário das aulas de reforço para o Ensino Fundamental

green chameleon s9CC2SKySJM unsplash 1 1024x683 original 

     A Secretaria Municipal de Educação inicia nesta segunda-feira, 10, o projeto de apoio às aprendizagens em novo horário. Os estudantes do Ensino Fundamental, que estudam pela manhã e à tarde terão aulas das 11h25 às 12h45.
   Esse reforço é uma medida importante para aprimorar os conhecimentos dos alunos pós-pandemia. A mudança de horário tem o objetivo de ampliar a participação dos alunos nas atividades para que tenham um avanço na aprendizagem, além de possibilitar que fiquem nas escolas, facilitando a rotina dos professores e pais que, antes, tinham que ir à escola quatro vezes ao dia para levá-los até as aulas, depois buscavam e levavam novamente para o reforço. “Estamos empenhando todos os esforços para garantir o sucesso do "Projeto de Apoio às Aprendizagens”, explicou Márcia Gatti, secretária de Educação.
    A Secretaria de Educação segue com a recuperação contínua, no próprio horário de aula, com grupos de apoio, e agora com às aulas de Recuperação Paralela para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais