As 325 merendeiras, que trabalham na rede de ensino do município participaram, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, de um curso de formação e capacitação, no auditório da Secretaria de Educação, sobre as 'Boas Práticas na Manipulação de Alimentos'.
A iniciativa é a segunda etapa da formação das merendeiras e faz parte de uma programação de quatro módulos. Quem conduziu o curso foi a nutricionista Betânia de Andrade Monteiro, que é graduada pela Unesp de Botucatu, com especialização em Nutrição Clínica e várias outras especializações. Ela é docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca, atua como nutricionista clínica.
Durante o encontro, a Secretaria de Educação também passou informações a merendeiras a respeito do ano letivo e do trabalho desempenhado para as crianças, que estudam na rede municipal.
Essa é mais uma ação da Prefeitura de Franca para valorizar as profissionais e garantir serviço de qualidade aos estudantes. Outras iniciativas já aconteceram, como o concurso 'Sabor da Educação', que premiou os melhores pratos desenvolvidos por merendeiras e estudantes de Nutrição da Unifran, além da contratação de mais profissionais para o preparo da alimentação dos estudantes da educação municipal.
Atualmente, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.
Somente em 2022, já foram investidos pela Prefeitura, quase R$ 11 milhões a mais para completar o valor destinado pelo Governo, por cada refeição servida nas escolas. Também foram adquiridos novos equipamentos para as cozinhas escolares e a contratação de mais merendeiras.