Email  

Educação

Bolsa Universidade abre inscrições para 171 vagas para estudantes de baixa renda

Bolsa Universidade2 original 

     A Secretaria de Educação divulgou no último sábado, 14, o edital do Bolsa Universidade, programa que auxilia universitários no custeio dos estudos. A publicação saiu no Diário Oficial do Município e pode ser conferida no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2202-14012023.pdf, onde também consta a documentação necessária para participar do processo de seleção.
     Neste ano, a Prefeitura está oferecendo 171 vagas, sendo 48 para a Faculdade de Direito, distribuídas conforme a classificação final de pontuação, 70 vagas disponibilizadas para a Universidade de Franca (Unifran), em qualquer curso, semestre ou turno, com exceção dos cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia, de acordo com a classificação final de pontuação, limitadas a 5 vagas por curso e para o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) serão 3 vagas para Engenharia Civil e 50 para as graduações de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação, que também serão distribuídas conforme a classificação final de pontuação.
      As inscrições deverão ser feitas a partir das 10 horas, do dia 6 de fevereiro até às 23h59 do dia 10, do mesmo mês, pelo site  www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade. No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário e entregar, junto com a documentação necessária, nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 7h30 às 12h30, na Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. 
     O Bolsa Universidade é um programa voltado a auxiliar os estudantes universitários de baixa renda, regularmente matriculados em instituição da área e que não tenha formação universitária anterior. São requisitos para o candidato, residir na cidade há, no mínimo, 5 anos anteriores ao início da graduação; comprovadamente, deverá ter cursado o Ensino Médio, em escola de rede pública ou na condição de bolsista integral de rede particular, com exceção da pessoa com deficiência, que tenha recebido bolsa parcial da rede particular e possuir renda familiar mensal, per capita, de até dois salários mínimos vigentes. No caso do estudante, que mora sozinho, é necessário ter renda mensal per capita de até três salários mínimos vigentes. 
     O processo de seleção consiste em duas etapas. Primeiro, os candidatos inscritos terão a documentação analisada pela equipe de serviço social responsável pelo programa, observando as condições previstas no edital e os seguintes indicadores: estudantes com dependentes legais; composição familiar; situação profissional do estudante inscrito; de moradia;  patrimônio (veículos); de saúde e situação econômica familiar (renda per capita). Os candidatos selecionados serão informados de sua classificação para a etapa seguinte da seleção, por meio de publicação no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Franca e também no link do Bolsa Universidade. Depois, será feita a entrevista social, com visita domiciliar. 
     Para esclarecimentos de dúvidas, basta entrar em contato pelos telefones (16) 3711-9267 e 3711-9220.

Escolas municipais terão aulas em período integral a partir de março

educacao original 

     O prefeito Alexandre Ferreira esteve na escola Maria de Lourdes Pelizaro, no Jardim Aeroporto 2, nesta sexta-feira, 13, para verificar os preparativos que estão sendo feitos para receber alunos em tempo integral, a partir de março deste ano. Essa é uma das unidades, que fazem parte do Programa 'Tempo Todo', com ensino nos períodos da manhã e da tarde.
     De acordo com o prefeito, nesta primeira fase, a escola Maria de Lourdes Pelizaro e outras seis unidades terão aulas das 7 às 16 horas, conforme a escolha dos pais, que puderam optar pela matrícula em período integral.
Além das aulas regulares, os alunos terão disciplinas de cultura, tecnologia, leitura, jogos de raciocínio, experiências científicas, aulas de Inglês e de música. Durante o período de atividades, os estudantes receberão as refeições necessárias.
    O prefeito também informou que, em 2.023, além do material escolar distribuído, os alunos da rede pública municipal receberão uniformes de forma gratuita. Cerca de 20 mil estudantes serão contemplados.
    O início do ano letivo nas escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais, de 1º ao 5º Ano, está previsto para o dia 6 de fevereiro. O encerramento do primeiro semestre será no dia 7 de julho, com recesso escolar no período de 10 a 21 de julho e retomada das atividades para o segundo semestre no dia 24 de julho. O término do ano letivo de 2.023 está marcado para o dia 22 de dezembro.

Biblioteca Municipal adquire novos livros

 biblio original

    Novas aquisições de livros feitas pela Prefeitura, tem estimulado a presença de um maior número de pessoas na Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’, instalada no Colégio Champagnat, no centro da cidade. Vinculada à FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura), a Biblioteca tem se tornado um local de constantes visitas e sessões de leitura das crianças acompanhadas pelos pais.
As novas obras foram compradas, com a utilização de parte dos  recursos oriundos de taxas cobradas de livros devolvidos fora dos prazos estabelecidos. 
    São livros literários, infantis e adultos, de diferentes estilos, adquiridos através de sugestões de leitores. Nestas primeiras semanas do ano, também tem havido recorde de solicitações de cadastros, com a emissão de novas carteiras de leitores, o que facilita a retirada dos livros. 

Vivência com os pais

    Especialmente, nos períodos da tarde, a Biblioteca Municipal que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tem havido uma presença constante de crianças acompanhadas pelos pais, em busca de leituras do acervo que está disponível.  

    Para a bibliotecária Clemência de Andrade Canoas,  o momento de férias para muitas pessoas é propício para essa convivência entre pais e filhos, se tornando um atrativo e estímulo a todos no sentido a incorporar o hábito da leitura.
    O acervo da Biblioteca pode ser consultado por meio do link: https://www.franca.sp.gov.br/pmf-bibliotecario/ . 
 
Balanço
 
    No ano passado, as Bibliotecas Municipais registraram o empréstimo de 9.069 livros. 
    O acervo das duas Bibliotecas teve um crescimento de 1.056 novos títulos. Foram realizados 643 novos cadastros, com a emissão de carteirinhas de leitor.

Prefeito empossa conselheiros do Fundeb

posse fundeb original 

    A Prefeitura realizou na tarde desta quarta-feira, no auditório da Secretaria de Educação, no Parque Francal, a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação). 
    O prefeito Alexandre Ferreira conduziu a cerimônia e externou seu agradecimento pela participação de cada membro, pontuando a importância do trabalho do colegiado, no acompanhamento da condução das políticas públicas nessa área.
    O Conselho é um colegiado composto por 11 membros titulares e respectivos suplentes, com representações do poder público e comunidade, previamente eleitos em assembleias já realizadas. Tem como papel principal, conforme prevê a legislação federal, realizar o acompanhamento e controle social, bem como a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. 
    Junto com o prefeito, participaram também da solenidade, além dos conselheiros, a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Roberta Chagas, representando a secretária Márcia Gatti e a presidente do conselho que concluiu o mandato, Andreia Mara Braguim.
    Logo depois de empossados, os membros se reuniram para eleger a diretoria executiva, que conta com Maria Georgina Marques Tonello na presidência, Cauê Balduíno dos Santos, vice-presidente e na primeira secretaria, Kátia Lima de Oliveira.
    A primeira reunião ordinária do conselho ficou agendada para o dia 26 de janeiro, às 8h30, na sede da secretaria de Educação. O mandato dos novos conselheiros será até 31 de dezembro de 2.026.

Prefeitura paga gratificação do Fundeb para mais de 2.060 profissionais

 FUNDEB 1024x745 1 original

 
    2.066 profissionais da Secretaria de Educação do município, receberam nesta terça-feira, 3, o pagamento da Gratificação de Valorização do Ensino Municipal do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), referente ao exercício 2.022. Também nesta data, foi depositado o salário de todos os servidores municipais referente ao mês de dezembro.
   De acordo com a Secretaria de Educação, conforme previsto na legislação do FUNDEB e na Lei Municipal 376/2.022, estão recebendo o pagamento, os profissionais que atuam na Educação Básica até o Ensino Fundamental presencial, sendo docentes, profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional, em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica (trecho da lei federal), que atuaram efetivamente na rede municipal de ensino no período de outubro de 2.021 a setembro de 2022. 
    Os valores totais investidos para o pagamento são de R$ 9.999.863,44, fixados pelo Decreto Municipal 11.567, de 30 de dezembro de 2.022.
   Os critérios previstos na lei municipal para o cálculo da pontuação de cada servidor foram a Titulação e Exercício Profissional na Rede Municipal de Ensino; Assiduidade; Superação das metas estabelecidas nas avaliações das Unidades Escolares do ensino público municipal e da meta estabelecida para a Rede Municipal de Ensino e a Jornada de Trabalho.
    Para o prefeito Alexandre Ferreira, a gratificação destinada aos profissionais de rede municipal de ensino é um direito conquistado, através do FUNDEB, que foi garantido por lei municipal. "Aproveito para agradecer o empenho da nossa equipe para recuperarmos o tempo perdido pela pandemia no aprendizado dos nossos estudantes, possibilitando um ensino de excelência para as nossas crianças", declarou o prefeito. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/