Email  

Educação

Educação conclui ciclo de capacitação sobre Cultura Afro-Brasileira

 portrait of beautiful black woman with mysterious shadows
     Iniciado no começo de agosto, o Curso de Formação Continuada sobre a ‘História da África e Cultura Afro-Brasileira na Perspectiva da Lei 10.639/03, será encerrado na próxima segunda-feira, no período das 7h30 às 11h, no auditório da Secretaria de Educação.
     Desde o dia 1º de agosto, participaram das aulas presenciais e no formato on-line, 35 diretores de escolas, 35 orientadores, 10 assistentes sociais, 10 psicólogos e 10 gestores da própria secretaria, num total de 100 participantes. O investimento feito é da ordem de R$ 14 mil. No primeiro contato, ou seja, no módulo de abertura, em torno de 120 pessoas estiveram presentes.
     Com carga horária de 40 horas, essa formação passou a ser ministrada quinzenalmente, contando com atividades presenciais e à distância, cujo propósito foi o de atender a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03,  considerando a  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação.
     As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica - Especialização em Psicologia Escolar - Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto e Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição. É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. 
     Para o fechamento desta formação, a temática a ser tratada na segunda-feira, 7, será ‘Didática na sala de aula: Educação Infantil e Fundamental I e Troca de Experiências’. Com a capacitação, os educadores estarão mais aptos a compartilharem seus conhecimentos em sala de aula, sobre a cultura afro-brasileira e sua contribuição na formação da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.

Dia ‘D’ do Trânsito mobilizou alunos das Escolas Municipais

 WhatsApp Image 2022 11 04 at 08.50.43
     Na última segunda-feira, ocorreu o chamado Dia ‘D’ do Trânsito, em que milhares de estudantes da rede municipal, participaram de atividades focadas nessa temática. A iniciativa conjunta implementada pelas Secretarias de Educação e Segurança, teve como propósito proporcionar aos alunos, momentos de aprendizado e reflexões sobre o trânsito, contribuindo para a conscientização de cada um, proporcionando segurança para todos.
     Foram organizadas atividades em 47 escolas da rede municipal de ensino, numa mobilização que atingiu plenamente os seus objetivos, informou a secretária de Educação, Márcia Gatti.  
Ao todo, o evento abrangeu os mais de 6,4 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal - Profa. Climene Novelino).
    Os alunos participaram de atividades educativas e culturais, em salas de aula e nas disciplinas de Educação Física, Música e Arte, incluindo os Jogos do Semáforo e Pega Pega no Trânsito, Jogo da Memória do Código de Trânsito e Bingo, além das músicas 'Meu Carango' (Cecília Cavalieri França), 'Semáforo Sonoro' e Canção do Carro' (Grupo Rumo). Na aula de Arte, os alunos foram convidados e puderam construir um  'Mural a  Muitas Mãos' e outro sobre 'Placas', com a temática de segurança no trânsito.
     Para o público adulto, formado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM, os estudantes receberam materiais educativos, com orientações, leis e obrigações dos cidadãos, e participaram da elaboração de panfletos, rodas de conversa e produção de vídeos sobre o respeito às leis de trânsito. 

Prefeitura prepara compra de kits escolares para 2.023

 DSC 7984
     Atendendo a uma determinação do prefeito Alexandre Ferreira, a Secretaria de Educação iniciou o processo de aquisição dos kits escolares, que deverão ser entregues aos estudantes da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2.023.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que já foram solicitadas, junto às empresas vencedoras das licitações, as amostras dos materiais que compõem os kits e, neste momento, está sendo analisada a qualidade dos itens para posterior compra.
     Ao todo, deverão ser adquiridos mais de 23 mil kits para o atendimento das crianças matriculadas nas Fases I e II, das escolas municipais e creches parceiras da Prefeitura, além dos estudantes dos 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
     De acordo com a secretária, todo o trabalho está sendo realizado para que os materiais escolares sejam entregues, antecedendo o ano letivo de 2.023. 
     Gatti informou que os kits contém, basicamente, cadernos, lápis de cor, lápis preto, cola, canetas, giz de cera, régua, tesoura, apontador, borracha, canetas hidrográficas, dentre outros, sendo adequados e planejados para cada etapa de alfabetização. "Já estamos trabalhando para a compra dos kits escolares, com materiais de qualidade, visando auxiliar os pais no orçamento familiar e da mesma forma, contribuindo para a melhoria das condições de uma educação de qualidade", ressaltou ela. 
     Para o ano letivo deste ano, foram investidos cerca de R$ 2,3 milhões para a aquisição de 23.528 kits, entregues a partir do início de maio

Educação abre Concurso 'Merenda Escolar - Sabor da Educação'

 IMG 6071
     A Secretaria de Educação já está recebendo inscrições das merendeiras da rede municipal de   ensino e universitários da área de alimentação para o 1º Concurso 'Merenda Escolar - Sabor da Educação'.
  O edital completo da competição foi publicado na edição da última sexta-feira, 28, do Diário Oficial do Município e poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2153-28102022.pdf .
     A ação tem o objetivo de valorizar o papel das merendeiras e estudantes dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca, parceiros para a promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, promovendo a mobilização da comunidade escolar para a temática da educação alimentar e nutricional. 
     Segundo o cronograma do concurso, o período de inscrições teve início no dia 29, deste mês e será encerrado no dia 14 de novembro
  Somente poderão efetuar inscrição, as merendeiras que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca, sob pena de eliminação do Concurso, pelo link https://forms.gle/fXbWFTrde3t8RZU6A.
     Já para os estudantes, é condição prevista no edital, que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos do curso de Nutrição e alunos do 1° ano do curso de Gastronomia, da Universidade de Franca, que poderão efetuar seus cadastros no endereço https://forms.gle/NFzPhoXgctp5ohZF8. No formulário de inscrição, o participante deverá anexar o documento comprobatório de matrícula do curso de Nutrição ou Gastronomia.
     O concurso contará com 20 equipes, portanto, as inscrições são limitadas. Apenas os 20 primeiros estudantes de Nutrição e Gastronomia e as 40 primeiras merendeiras terão as inscrições aceitas. Cada equipe contará com duas merendeiras, um nutricionista e um gastrônomo, cujo sorteio será realizado na reunião inicial prevista para o dia 21 de novembro. Neste mesmo dia, os ingredientes e as equipes serão apresentados, para que os participantes se conheçam e elaborem suas receitas, a partir de ingredientes pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora. Os cardápios  deverão conter ingredientes, que compõem o cardápio da merenda escolar da rede, que são importantes para uma alimentação saudável, conforme os artigos 22 e 23 da Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE.
     Os participantes do concurso deverão ser autores das receitas  inscritas, sendo que estas não poderão ser cópias integrais de receitas encontradas em publicações de gastronomia e culinária, sites da Internet, cardápios de restaurantes e estabelecimentos gastronômicos e outros meios e ambientes públicos. O prato deverá ser composto por prato principal e acompanhamentos (conforme será servido aos alunos) e atender 20% das necessidades diárias, para faixa etária estabelecida pela equipe executora, conforme determinação do PNAE, baseado nas recomendações da RESOLUÇÃO Nº 6, DE 8 DE MAIO DE 2020 “Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”. 
     A fase eliminatória terá duração de dois dias, com o preparo e degustação dos pratos, a partir do dia 23 de novembro.  
     As nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar, em conjunto com as estagiárias do setor, farão a análise da ficha técnica entregue pelas equipes.
    Já a Comissão Julgadora será formada por um estudante da Rede Municipal de Ensino, escolhido entre as escolas municipais, que não tenham merendeiras participantes do concurso, um docente do Curso de Nutrição e um docente do Curso de Gastronomia da Unifran, um representante da Secretaria de Educação e uma nutricionista da Seção de Alimentação Escolar.
     A degustação das receitas será realizada às cegas, ou seja, sem que a comissão julgadora tenha conhecimento dos membros da equipe executora.  A escolha das receitas deverá considerar a pontuação de 1 a 5.
 
Premiação
 
     A etapa final e a cerimônia de premiação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2.023.
     A premiação irá contemplar os participantes das equipes, que ficarem em 1º lugar, com uma Smart TV e os 2º lugares receberão um Smartphone e os pratos vencedores serão incoporados à merenda escolar.
    Todos estudantes de Nutrição e Gastronomia inscritos no concurso, receberão um certificado de participação, valendo horas de atividades complementares e todas as receitas irão compor o 1° Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.
     O edital prevê que os participantes serão responsáveis pela veracidade das informações prestadas à organização do Concurso, todo e qualquer material entregue pelos participantes deverá ser totalmente isento de qualquer restrição relativa aos direitos autorais, de imagem e conexos, tanto de terceiros quanto de profissionais eventualmente envolvidos em seu desenvolvimento. 
     O prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que o concurso visa a valorização das merendeiras e também a diversificação do cardápio da merenda escolar. "Temos feito investimentos constantes para garantir a quantidade da alimentação aos alunos.  Só esse ano, já colocamos quase R$ 11 milhões a mais para completar o valor, que recebemos do governo, por cada refeição servida nas escolas. Também equipamos as cozinhas escolares e contratamos mais merendeiras", explicou o prefeito.
      Segundo a Secretaria de Educação, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.

Educação e Segurança levam o Dia 'D' do Trânsito para as escolas

 pexels davis sanchez 1727004
     Uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação e Segurança vai proporcionar a realização do Dia 'D' do Trânsito na Escola, na próxima segunda-feira, 31, em 47 escolas da rede municipal de ensino.
     Ao todo, o evento vai envolver 6.426 alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal - Profa. Climene Novelino).
   Com uma programação, que contempla atividades, especialmente, elaboradas para as faixas etárias, o evento objetiva orientar a comunidade escolar, com conhecimentos básicos sobre sinalização, circulação de veículos e movimentação de pedestres, conscientizar os estudantes para a prática e ações corretas, que proporcionem segurança no trânsito, fornecendo subsídios para que se tornem multiplicadores da educação e segurança no trânsito. 
     Durante este dia, os alunos irão participar de atividades educativas e culturais voltadas para o tema, em salas de aula e nas disciplinas de Educação Física, Música e Arte, incluindo os Jogos do Semáforo e Pega Pega no Trânsito, Jogo da Memória do Código de Trânsito e Bingo, além das músicas 'Meu Carango' (Cecília Cavalieri França), 'Semáforo Sonoro' e Canção do Carro' (Grupo Rumo). Na aula de Arte, os alunos serão convidados a construir um  'Mural a  Muitas Mãos' e outro sobre 'Placas', com a temática de segurança no trânsito.
     Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e CESUM, os estudantes vão receber materiais educativos, com orientações, leis e obrigações dos cidadãos, vão participar da elaboração de panfletos, rodas de conversa e produção de vídeos sobre o respeito às leis de trânsito. 
     Márcia Gatti, secretária de Educação, comentou que essa ação é um 'start' para o início da conscientização das crianças para a cobrança de atitudes corretas dos adultos, em relação aos cuidados que devem ser observados no trânsito, principalmente, na direção de um veículo. "É muito importante esse trabalho com as crianças, desde pequenas, porque elas cobram dos pais, a obediência a sinalização e as normas de trânsito", ressaltou.
     Ainda, de acordo com ela, a parceria com a Secretaria de Segurança vai possibilitar também a realização de uma palestra com a Polícia Militar, envolvendo a equipe gestora das escolas e será uma ação permanente nas escolas da rede municipal.  
     eduMarcus Araújo, secretário de Segurança, disse que esse trabalho visa a conscientização dos alunos, para que entendam a importância do respeito e regras de sinalização, auxiliando também os pais, no cumprimento das leis de trânsito. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais