As apresentações terão como regentes as professoras Isamara Nery, com o samba, e Ana Paula Leite Lemos com o coral e ainda Renata Leider Chioca que a acompanha juntamente com o teclado
As apresentações terão como regentes as professoras Isamara Nery, com o samba, e Ana Paula Leite Lemos com o coral e ainda Renata Leider Chioca que a acompanha juntamente com o teclado
Com o slogan “Drogas: como agir para prevenir?” , estão abertas as inscrições para o “I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas”, promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas de Franca. A iniciativa está sendo realizada e aberta para todas as escolas Particulares, Municipais e Estaduais do Município de Franca.
O período de produções está valendo, começou no 7 deste mês e segue até o dia 15 de junho próximo, consistindo ao final, na premiação de 3 (três) participantes que obtiverem as melhores produções, de acordo com o parecer da Comissão Julgadora. Os alunos participantes deverão considerar para todas as categorias o Tema proposto: “Drogas: Como agir para prevenir?”
Os organizadores enfatizam que é sabido que a cada dia o consumo de drogas cresce consideravelmente, tornando-se um dos principais problemas de saúde pública, bem como de ordem social, o que compromete o futuro de uma nação, entretanto, é um assunto delicado e que merece atenção. Assim, faz-se necessário trazer elementos que contribuam para a reflexão de toda a comunidade escolar e, consequentemente, auxiliar nossas crianças e adolescentes nesse aspecto. É importante considerar a prevenção como o caminho para evitar o uso e o consumo abusivo de drogas, trazendo à tona os problemas e as consequências quanto ao uso dessas substâncias.
O objetivo do concurso é estimular e subsidiar a implementação de ações de prevenção ao uso de drogas e promover a reflexão sobre esta temática nas escolas. Junto com a Prefeitura, participam Delegacia de Ensino, ACIF e secretaria da Educação e as inscrições devem ser feitas nas próprias escolas, onde será feita a primeira pre-seleção. Confira a seguir mais informações no regulamento e cronograma para o trabalho nas escolas públicas e particulares:
REGULAMENTO
O concurso terá 3 (três) categorias:
1ª. Tirinhas: escolher 01 (uma) Tirinha que poderá ser usada na campanha de Mobilização Social na prevenção e combate as drogas em 2019;
2ª. Redação – Texto Informativo: escolher 1 (um) Texto Informativo com o Tema: “Drogas: como agir para prevenir?”.
3ª. Redação: Texto dissertativo-argumentativo: escolher 1 (um) texto do gênero dissertativo-argumentativo com o tema: “Drogas: Como agir para prevenir? ”.
1. Critério de Participação
1ª Categoria “Tirinha”
Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município de Franca-SP.
2ª Categoria “Produção de Texto informativo”
Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município de Franca – SP.
3ª Categoria “Produção de Texto dissertativo-argumentativo”
Poderão se inscrever os estudantes regularmente matriculados na 1ª série do Ensino Médio das redes pública e particular de ensino do município de Franca-SP.
1.1. Cada aluno poderá ter uma única participação e não serão aceitas participações com mais de um autor.
1.2. Cada unidade escolar realizará um concurso interno e selecionará 3 (Três) produções para cada categoria que deverão ser enviadas à Diretoria de Ensino de Franca até o dia 15 de junho de 2018.
2. Normas Gerais
2.1. Os trabalhos deverão ser inéditos e elaborados em sala de aula. Os trabalhos não poderão ter sido inscritos em outros concursos, retirados de internet, livros, revistas, catálogos, folhetos etc. Em caso de infração deste tópico, a responsabilidade será do autor e responsável legal.
2.2. Para a Categoria “Tirinha”: As tirinhas deverão conter de 03 (três) a 04 (quatro) quadrinhos, não ultrapassando os limites de uma folha A4. Para esta categoria as produções serão avaliadas seguindo os seguintes critérios: Humor; Originalidade; Clareza da tirinha; Adequação ao tema e Acabamento da arte.
Observação:
- Atentar para que o conteúdo da produção não seja agressivo;
-Tem que ser uma tirinha. Pode ou não ter diálogos;
- Adequar-se ao tema proposto;
- A participação tem de ser de produção (autoria) própria;
- Receberá nota zero (desclassificação) qualquer envio das situações expressas a seguir:
- Não for tirinha;
- Fugir ao tema ou não atender ao tipo humorístico;
- Possuir humor negro;
- For plagiada (seja ela cópia total ou parcial);
- Possuir conteúdos impróprios.
2.3. Para a Categoria “ Texto informativo”: Os textos informativos tem o objetivo de abordar algum tema e transmitir conhecimento a respeito desse tema, transmitir dados e conceitos. Isto é o que acontecem em reportagens de revistas e jornais, verbetes de dicionários e enciclopédias, artigos de divulgação científica e livros didáticos.
A maioria dos leitores quando tem em mãos um texto informativo tem a expectativa de aprender alguma coisa com a leitura. Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo: jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias, reportagens, artigos diversos, anúncios etc.). Incluímos também a correspondência, embora possa haver cartas que se encaixariam melhor num modelo literário. No entanto, a maior parte de correspondência que recebemos e enviamos tem como finalidade informar algo concreto.
Características de um texto informativo:
Função: Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral.
Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento.
Conteúdo: Muito diverso, em função do tema (notícias, anúncios, cartas etc.).
Formato: Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.
2.4. Para a Categoria “Texto dissertativo-argumentativo”: Este tipo de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, à medida que é dissertativo; bem como seu objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.
As etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:
Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).
Opinião: A opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação, por isso é importante buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado.
Nesta sexta-feira,11, a EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical), estará se apresentando no Fórum de Franca, localizado na Av. Presidente Vargas, 2650, Jardim Petráglia, a partir das 15h30, como parte de comemoração ao Dia das Mães. A escola que utiliza a música como metodologia de ensino e que existe desde 1996, hoje instalada dentro do Colégio Champagnat, proporciona aos alunos além das aulas, apresentações onde eles mostram todo o desenvolvimento obtido durante o ensino.
Durante as apresentações os alunos sempre são acompanhados pelos professores, conforme os instrumentos tocados. Nessa sexta-feira será a vez dos 20 alunos de viola caipira juntamente com o professor Marcílio Lopes se apresentarem no Fórum, para um público geral, sem nenhuma restrição, em homenagem ao Dia das Mães
E ainda durante este mês será possível conferir mais três eventos que também serão gratuitos, que a escola participará: na próxima quarta-feira(16), com o grupo de samba da própria escola, cujas aulas são oferecidas pela professora Isamara Nery, que será no Museu Histórico ‘José Chiachiri’, na sexta-feira(18) com a turma do coral, com aulas oferecidas pela professora Ana Paula Leite Lemos, e para encerrar terá ainda a apresentação da banda, orquestra e percussão, que será no dia 23 deste mês, na secretaria da Educação.
Esses eventos realizados pela EMIM não terminam por aí. A Escola participará ainda de várias apresentações ao longo do ano, sendo elas também em datas comemorativas que oportunamente estarão sendo divulgadas.
O intuito é de estimular os alunos a adquirirem o gosto pela música e trabalhar em sintonia com os professores, agregando mais conhecimentos e ajudando no desenvolvimento das crianças. Mais informações sobre a EMIM ou eventos no tel. 3711-9250.
A secretaria Municipal de Educação está convocando, mediante comunicado publicado no meio da semana passada, os 194 candidatos inscritos e pré-classificados no processo seletivo do Programa Bolsa Universidade, para a etapa das entrevistas. Isso começou nesta quinta-feira, 3 e segue até o dia 29 deste mês, na sede da secretaria da Educação, em horários pré-definidos conforme consta do Edital, disponível no Diário Oficial do dia 26 último.
A relação em ordem alfabética apresenta os nomes que estão classificados a essa nova fase de seleção, que consiste de entrevista social. Os candidatos relacionados estão orientados a comparecer em data e horários descritos na Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Pq. Francal, munidos de: - Documento de Identidade (RG): - Carteira Profissional do candidato e de todos os membros do grupo familiar.
Um lembrete importante é que o não comparecimentos dos alunos convocados, nos dias e horários estabelecidos, implicará na desclassificação automática e irrecursável do interessado, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 148, de 09 de fevereiro de 2010.
A Escola Municipal de Iniciação Musical (EMIM), vinculada à secretaria da Educação é uma unidade de ensino que tem um quadro com mais de 200 alunos de todos os bairros da cidade, ensinando gratuitamente iniciação musical em aulas diárias de segunda a sexta-feira, em suas instalações no Champagnat. Como tem sido praxe no processo de aprendizado dos estudantes, na maioria das datas comemorativas são oportunizadas apresentações como forma de divulgar o trabalho e oferecer entretenimento a população.
E para marcar as comemorações do Dia das Mães, 13 deste mês, a coordenação da Escola definiu pelo menos uma exibição especial que estará sendo realizada com parte dos alunos. Essa primeira apresentação ocorre na próxima semana, dia 11, às 15h30, com o grupo Viola Caipira no Fórum da cidade (Av. Presidente Vargas, próximo ao Hospital do Câncer).
Depois três outras apresentações constam do calendário deste mês: do grupo de Samba, às 19h30, do dia 16 no Museu Histórico, dia 18 no mesmo local e horário, o grupo de Coral e no dia 23, na secretaria municipal da Educação, às 15 h, está programada a apresentação da Orquestra, Banda e Percussão.
Mais informações, tel. 3711-9250.