Educação
Educação inicia Campanha “Maio Amarelo – No trânsito, escolha a vida”
Biblioteca Municipal recebe Degustação Literária neste sábado
‘Dia D’ da Educação tem palestras, música e atividades
Rodas de conversa, palestras, música, indicações de leitores, contação de histórias inspiradoras, mensagens entregas de flores para professores e atos de gentileza fizeram parte das atividades de todas as creches e escolas municipais de Franca nesta quinta-feira, 20.
Intitulada “Dia D de Paz é a Gente que Faz”, a data foi escolhida para que as crianças pudessem aprender mais sobre a importância das unidades serem locais de tranquilidade, aprendizado e respeito.
Além dessa ação, entre os dias 25 e 28 de abril, as escolas e creches deverão ter tarefas diárias voltadas para este tema. Márcia Gatti, secretária de Educação, fez um balanço positivo da ação. “Vai muito além do que a gente pode mensurar. Hoje foi um dia de revolução. Teremos nossas aulas com tranquilidade e paz, como nossas crianças merecem. Agradeço a comunidade escolar e os profissionais que se envolveram no projeto”, disse.
Para garantir mais segurança e proporcionar tranquilidade às unidades, a Secretaria de Educação garantiu a instalação de vídeo porteiro em todas as escolas e creches municipais. Desse modo, a entrada de pessoas, fora do período de alunos, só será autorizada, mediante identificação visual, uso de crachás e uniformes, além de apresentação de documentos.
Os diretores foram treinados e a secretaria fez orientações acerca do registro de ocorrências, como agir e alinhou ações para garantir um ambiente seguro a todos. Também há um novo protocolo de entrada e saída dos alunos. A orientação é que os pais e responsáveis deixem e retirem as crianças, no portão das unidades e os profissionais busquem os estudantes para acompanhá-los até a sala de aula, evitando fluxo maior de pessoas no interior das escolas e creches.
Além disso, os pais ou responsáveis que decidirem buscar ou levar as crianças em horário diferente do habitual nas unidades, deverão preencher um formulário, justificando o motivo e um funcionário da escola, acompanhará durante todo o trajeto esse estudante, garantindo que ele saia ou chegue na unidade em segurança.
Nos próximos dias, será aberta a licitação para a contratação de empresa especializada, que destinará um agente treinado para o controle de portaria em todas as escolas municipais, acompanhando quem entra nas unidades, desde a chegada dos alunos.
Educação divulga contemplados pelo Bolsa Medicina
Em publicação no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 20, a Secretaria de Educação divulgou os três estudantes contemplados no Bolsa Medicina. O edital está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2267-20042023.pdf.
O Bolsa Medicina é um programa municipal de concessão de bolsas de estudos parciais do curso superior presencial de graduação em Medicina do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef). Uma estudante foi contemplada com bolsa de 50% e outros dois com bolsa de 40%, que devem comparecer à sede da Secretaria de Educação munidos de documento de identidade, número de conta corrente ou poupança e papel e caneta para anotações, no dia 27 de abril, às 17h30. O não comparecimento dos alunos poderá implicar na desclassificação automática. Há duas universitárias na lista de espera.
Além do projeto, a Prefeitura de Franca disponibiliza o Bolsa Universidade, auxílio destinado aos estudantes universitários de baixa renda, que estejam matriculados em uma das três unidades de Ensino Superior da cidade: Faculdade de Direito (FDF), Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) ou Unifran e que não tenham formação universitária anterior.
A previsão é que o resultado da primeira etapa do processo de seleção seja divulgado no dia 13 de maio, no Diário Oficial do Município. A publicação conterá os classificados para as entrevistas sociais, data e horário para comparecerem à Secretaria de Educação.