O prefeito Alexandre Ferreira e a secretária de Educação, Márcia Gatti, foram recebidos na manhã desta terça-feira, 7, na EMEB 'Profª Olívia Corrêa Costa', no Jardim Paineiras, Região Norte da cidade, onde acompanharam o início do ano letivo de 2.023, na Rede Municipal de Ensino.
Durante a recepção da diretora Fabiana Lima, alunos, pais e a comunidade escolar, o prefeito entregou os primeiros kits de materiais escolares para os alunos do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental.
Segundo ele, ao todo, foram adquiridos pela Prefeitura, neste ano, 23.335 kits, com investimento de R$ 3.162.794,44, para o atendimento das crianças matriculadas nas Fases 1 e 2, das escolas municipais e creches parceiras da Prefeitura, além dos estudantes dos 1º aos 5º Anos do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os combos contém cadernos, lápis de cor, lápis preto, cola líquida, canetas, giz de cera, régua, tesoura, apontador, borracha, canetas hidrográficas, dentre outros, sendo adequados e planejados para cada etapa de alfabetização. "São materiais de qualidade, visando auxiliar os pais no orçamento familiar e da mesma forma, contribuindo para a melhoria das condições de uma educação de excelência", disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
A previsão é que os materiais sejam entregues para as escolas e os alunos até a próxima sexta-feira.
Para o prefeito Alexandre Ferreira, a entrega dos materiais logo, no início das aulas, contribui para o processo de crescimento e melhorias da qualidade dos serviços prestados para os alunos, pais e toda a comunidade escolar. Além disso, os estudantes da rede municipal vão receber uniformes escolares até o final do mês.
Ferreira ressaltou que outra novidade para este ano é a implantação do Programa ‘Tempo Todo’, com o Ensino Integral da Educação Infantil, nas Fases 1 e 2, que deve ter início em março, em sete escolas, sendo a EMEI Izaura Cunha Nunes (Leporace), EMEI Maria de Lourdes Lima Pelizaro (Jardim Aeroporto 2), EMEB Paulo Freire (Jardim Aviação), EMEB Fausto Alexandre (Jardim Santa Bárbara), EMEB José Mário Faleiros (Jardim Aeroporto 3), EMEB Nair Martins Rocha (Vila Santos Dumont) e EMEI Izanild Paludetto (Centro), beneficiando 431 alunos. Os estudantes serão atendidos das 7 às 16 horas, com aulas regulares, oficinas de teatro e dança, cultura, tecnologia e inovação, leitura, jogos de raciocínio, experiências científicas, brinquedos e aulas de inglês e de música. "Esse é o nosso trabalho, oferecer o que a população precisa, de uma maneira rápida e eficiente, com qualidade", falou o prefeito.
Patrícia Santos, autônoma, mãe da aluna Alice Santos, do 5º A, disse que o trabalho realizado pela Prefeitura é maravilhoso, porque ajuda muito os pais na condição financeira, é um material que dá para trabalhar o ano todo e até sobra para recomeçar. "Só tenho a agradecer. Tenho duas filhas. Receber o material e o uniforme escolar traz mais economia para nós, pais e possibilita mais condições para cuidar das crianças", contou ela.
Kelly Araújo, mãe de três filhos, incluindo a estudante do 4º A, Pietra Silva, falou que a entrega do kit de material escolar é muito importante, devido ao orçamento familiar que já é bem apertado. Ela também agradeceu a Prefeitura pela contratação de um profissional de apoio para a sua filha, que é autista e já começou o ano letivo, recebendo o auxílio. "Facilita muito a nossa vida e, principalmente, receber agora no início das aulas. Agradeço muito pelo apoio da Prefeitura para a educação de nossos filhos", comentou.
Início das aulas
Teve início nesta terça-feira, 7, o ano letivo na Rede Municipal de Ensino para 16.692 alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. As aulas para os 1.776 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) começam nesta quarta-feira, 8. Já as creches iniciaram suas atividades no final de janeiro. Ao todo, são 30.406 alunos matriculados neste ano, somente na Rede Municipal.